Afinação, Teoria (Duvida)

    Autor Mensagem
    newnitrox
    Veterano
    # jul/11


    Pessoal Olá eu Já usei a Busca mais naum tirou minha duvida nenhum dos topicos .... ando estudando sobre escalas, campo harmonico, modos etc até que já consegui assimilar bastante coisa
    porém uma duvida que sempre tive
    1)Existe alguma Explicação teorica para guitarristas mudarem a afinação de suas cordas como por exemplo:
    * Certos acordes que só podem ser feitos se estiver em X "posição de afinação"?
    *Certas sonoridades só são atingidas em X "posição de afinação"? (sonoridades que se torne impossivel de fazer na afinação em E)
    * Ou seria apenas uma questão particular que o guitarrista busca para facilitar o que ele busca?

    Vlew

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox
    * Certos acordes que só podem ser feitos se estiver em X "posição de afinação"?
    *Certas sonoridades só são atingidas em X "posição de afinação"? (sonoridades que se torne impossivel de fazer na afinação em E)
    * Ou seria apenas uma questão particular que o guitarrista busca para facilitar o que ele busca?



    Acho que de tudo um pouco, cara.
    Dependendo da afinação, pode ser impossível fazer determinados acordes, variações ou chegar a uma sonoridade específica.

    Um aceno de longe!!!

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox


    não sei te responder teoricamente mas, provavelmente tem diferenças no caso da afinação Open G que quando está em uso se você tocar todas as notas soltas soará como o acorde de sol maior. possibilitando uma sonoridade toda nova para tocar com slide, acho que tem coisas no country que só da para fazer usando essa afinação por exemplo.

    Peace!!

    newnitrox
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    mais ai que ta no caso todos os desenhos que agente aprende de escalas tals entre outras particularidades num saum totalmente deslocados quando vc muda a afinação ? como se encontrar?

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox

    vai depender do tipo de afinação que tu vai usar por ex: se tu usar afinação 1/2 ou 1 tom abaixo do padrão o desenho vai ser o mesmo só que os tons irão mudar de posição no braço só é tu seguir as notas.

    Mas no caso de tu afinar em drop D(muda o desenho só no mizão) ou open G vai alterar o desenho das escalas mesmo, a solução é tu se guiar sempre pelas notas da escala e não por desenhos nessas situações.

    Peace!

    newnitrox
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arimoxinga

    Foi o que eu pensei bom mais no rock mais comtemporaneo o mais ultilizado é o drop e a um tom e a meio tom abaixo entaum naum
    devo me preocupar acho com afinações malucas por enquanto a naum ser por curiosidade.

    Vlw cara acho q sobre isso cessou minhas duvidas por enquanto.

    newnitrox
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: newnitrox
    · votar


    Arimoxinga

    aaaaaa ainda bem que eu disse que quase cessou
    Como sou bem leigo quero falar:
    *Surgiu uma duvda agora afinações acima são ultilizadas certo?Se sim como?
    *Sera que tem a ver com akele pregadorzinho (quem souber diz o nome)? eh mto complicado teoricamente usa-lo?

    airguitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu uso afinação em Drop D , não tem mistério nenhum..
    A diferença é que os desenhos na mizona (que agora é rezona) andam duas casas pra frente... O resto das cordas é tudo igual..

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox
    *Surgiu uma duvda agora afinações acima são ultilizadas certo?Se sim como?
    Não entendi a pergunta...

    *Sera que tem a ver com akele pregadorzinho (quem souber diz o nome)? eh mto complicado teoricamente usa-lo?
    O 'pregadorzinho' seria um capotraste? Mas não posso responder essa pergunta sem entender a outra uehauehaue

    Tmusic
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Questão de sonoridade. Afinações diferentes do padrão podem dar novas características à música.

    Exemplo: o guitarrista toca numa banda de doom metal. A característica principal do doom metal é a construção de uma atmosfera mais sombria. Para isso, o guitarrista afina o instrumento bem mais grave para que possa realçar o clima "down" da música.

    Cada afinação tem características diferentes. Vai de acordo com o interesse do guitarrista. Se ele quer algo mais pesado, mais grave, mais agudo, e por aí vai.

    airguitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Essas bandas de metalcore , screamo e tal .. costumam usar Drop C (DAFCGC) e até Drop B (C#-G#-E-B-F#-B)... Pra dar mais peso e tal..

    As bandas que usam afinação Drop costumam usar muito escala menor harmônica..

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    E aí Newnitrox

    A galera já deu algumas dicas, então não vou me estender muito, mas, se o que você quer é entender porque as afinações são como são, a primeira coisa pra você entender isso é estudar empilhamento de terça. Estuda isso e você vai começar a entender porque as afinações são como são.
    Tem que entender de empilhamento de terça, e da disposição de tons e semitons ao longo do braço da guitarra.

    Do resto, é gosto e adaptação.
    Mas te confesso que acho muito escroto o que alguns guitarristas de bandas grandes, principalmente esses caras emos, e algumas bandas de New metal fazem com as afinações. Tem coisa que é só porque o cara não consegue fazer pestana, o que é uma vergonha...

    Abraço.

    newnitrox
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Magrinho123

    Bom do capotraste era isso mesmo, para me esclarecer queria saber qual eh a real função sei que tem algo com a afinação tbm,
    e quando eu quis dizer sobre afinação acima é pq estamos cansados de ouvir afinação meio tom abaixo (Eb) minha pergunta é existem afinações acima? o capotraste tem haver com isso?
    *mais uma coisa vejaum se tem sentido o que eu estou falando .....
    para que tirar meio tom de todas as cordas se eu poderia apenas tocar tudo uma casa pra trás ? Não teria a mesma sonoridade?

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox
    para que tirar meio tom de todas as cordas se eu poderia apenas tocar tudo uma casa pra trás ? Não teria a mesma sonoridade?

    sim teria! mas, em determinados acordes que tenham cordas soltas isso não funcionará dai que vem a Eb que também da um som mais triste/melancólico em dedilhados.

    Peace!

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    E aí Newnitrox

    Aí já começam algumas lendas também, que eu não conseguiria explicar sem pesquisar a fundo.

    para que tirar meio tom de todas as cordas se eu poderia apenas tocar tudo uma casa pra trás ? Não teria a mesma sonoridade?


    Dizem que a afinação que estamos acostumados no Brasil (LA 440Hz) é ruim para lugares frios, e as cordas estouram mais devido a tensão, por isso, o pessoal de lá gosta de deixar a corda mais frouxa, e assim, elas tem menos riscos de estourar.

    Sinceramente, isso parece meio non sense, mas, é o que eu já ouvi em vários lugares (mas nenhuma fonte científica me disse isso)...

    airguitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox
    Sim, o capotraste tem a ver com as afinações acima..
    Dá uma procurada no YouTube - Sungha Jung (My Heart Will Go On)..
    Ele sobe meio tom na música arrastando o capo DURANTE a execução =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação, Teoria (Duvida)