Guitarra Strato-like com 3 captadores HSS + floyd rose + micro-afinação - Ajuda com pickups Malagoli

    Autor Mensagem
    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11


    Olá pessoal do FCC!

    Começo pedindo muitas desculpas pelo tamanho do post, mas fiz questão de explicar bem, para que vocês possam me dar a melhor informação possível, e para que eu possa minimizar a chances de fazer besteiras...

    Andei lendo só como visitante, e decidi - ás vesperas de lançar um upgrade para minha velha amiga de barulho - criar esse tópico pedindo ajuda de quem já fez isso antes...

    Eu li vários posts sobre o uso de sets Malagoli aqui no FCC, mas quase todos faziam referência a sets diferentes do meu, ou mesmo, com 2 pick-ups apenas (o meu tem que ter 3).

    - Eu tenho uma guitarra Estrato-like da Golden (sem rir, vai), com ponte floyd-rose original, micro afinada, com chave de 5 posições + tom + volume.

    - Os captadores, são os mesmo desde que a comprei, em 2003. Evidentemente, sou amador na música, e não tenciono ser o maior guitarrista do mundo - já tencionei, mas, passou.

    - O ponto é que a despeito da marca (Golden), ouso dizer que minha guitarra é uma boa guitarra (todos dizem, eu sei) quanto a madeira, e a ferragem (ou hardware, como preferirem).
    Tenho meu amplificador da Marshall de 30 watts, e meu pedal zoom 606 II. Enfim, estou "bem" equipado pra brincar de músico. :-)

    - Só que, sempre que coloco os 3 captadores de fábrica (humbucker na ponte, e 2 single no meio e no braço) pra funcionar... Não sei... Dá vontade de parar... Claro que minha ténica coopera pro desespero. :-/

    - Sinceramente, paguei 600 reais nela em 2003, e não foi caro pelos benefícios que ela me deu, como a ponte floyd e a micro-afinação... Acho que pedi demais ao esperar bons pick-ups no mesmo embrulho...

    Bem, bola pra frente: Comecei a olhar pick-ups e alguns amigos que recomendaram Seymour, DiMarzio, até EMG (que eu, partircularmente, terei na ESP EX que vou comprar no fim do ano ;-) )

    A realidade é: Não estou nada disposto a gastar, 400, 500 reais em set de pickups, pra uma guitarra que custou 600. Sério; amo ela, mas não dá...
    Também tô fugindo de captador ativo, e não quero talhar minha amiga pra por a caixa de bateria nela...

    - Quero manter a formação HSS que meu "Axe" apresenta, e não quero gastar mais que 350 reais.

    Lendo na internet e pesquisando aqui no fórum, fui MUITO com a cara dos Malagoli's. Entrei no site do captadores.com.br e comecei a ler sobre eles. Já entendo sobre a teoria de pick-ups, o mínimo, e montei 2 sets que gostaria muito da opinião de quem entende:

    SET 1 - AlNiCo:

    HB para a ponte = HH777 - http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1128-captador_hellbuck er_hh777__ponte__diversas_cores

    Singles para meio e braço = Custom AlNiCo Blues -
    http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1095-captador_custom_a lnico_blues__diversas_cores

    Nota: Se perceberam, nesse set, estou mantendo todos os pickups em AlNiCo, seguindo a recomendação do fabricante. Li muita gente falando que não tem nada a ver, mas sinceramente, vou botar fé no que disse o seu Erico (:-P), para que, se eu achar ruim, poder reclamar dele sem remorso... rsrsrs... Além disso, falar em 3 pickups, muda a regra do jogo, e talvez por isso, a recomendação.

    Similar a este, segue o set 2, em ceramica:

    SET 2 - Ceramicos:

    HB para ponte = Traditional HB HOT - http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1173-captador_traditio nal_hb_hot__ponte__diversas_cores

    Singles para meio e braço:
    opção A = traditional texas - http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1108-captador_traditio nal_texas__diversas_cores

    opção B = little intruder - http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1574-captador_little_i ntruder__diversas_cores (O que me chateou nesse é que não tem sample no site deles, então fui mais ou menos guiado pelo que o Intruder (HB) faz de barulho e tem no site. Pessoal da Malagoli! Bora por sample de todos! Garanto que vai aumentar as vendas!)

    NOTA: Aqui vem uma das grandes dúvidas minhas: Eu ganharia mais combinando esses 2 singles (Little + Texas), um de cada modelo, no caso do set de ceramicos, e se isso traria mais versatilidade para minha guitarra, OU, se seria melhor manter os 2 singles do mesmo modelo (ou 2 intruders ou 2 texas).

    Falando sobre o que espero desse upgrade. Espero que minha Golden soe como uma Gibson de 3000 dólares... rsrs...

    Falando sério, eu toco de pop/rock nacional, tipo "Paralamas", até o que mais amo que é Hard Rock e Metal, como "Alice in chains" e "Metallica"... Em dias frios, quando eu não tenho um bom lugar pra ler um livro, eu toco até um Djavan... Sendo sincero, eu precisava ter 3 guitarras, pra acompanhar os estilos que gosto. Mas, já que ainda não posso, quero uma guitarra que quase faça isso tudo, mas que seja melhor para o Hard Rock e Metal.
    Devo dizer que estou fortemente inclinado à compra de pick-ups em AlNiCo, mas aceito opiniões que me expliquem o porquê isso não vai ser bom pra mim e pro meu estilo "toca-tudo(mal)".

    Desculpem mesmo o tamanho do post, mas fiz questão de explicar bem, para que vocês possam me dar a melhor informação possível, e para que eu possa comprar sossegado.

    Se alguém quiser sugerir um kit com HSS (1 HB + 2 S = 3 pickups) que custe menos de 350 reais e seja melhor que esses, fique 100% a vontade, mas eu dúvido um pouco que isso exista...

    Para fechar com chave de ouro, minha versão do Al Corão, peço que os luthiers de plantão me indiquem, que tipo de fiação é a melhor para a elétrica da guitarra... Entendo de eletrônica e estou sériamente pensando em me atraver e refazer a parte elétrica da minha guitarra. Teve um dia desses que ela sintonizou até rádio FM O.o ... Quase que a joguei na aguá benta...
    Mas, vou ficar com a hipótese de um pessímo sistema elétrico, e acreditar que posso repará-lo (entendo de eletrônica), aproveitando a instalação dos novos pick-ups, com a dica certa de vocês para os melhores condutores pra isso (se precisar ir pra Santa Ifigênia, não tem erro!). :-)

    Erico Malagoli
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Erico Malagoli
    · votar


    Ola, amigo

    Considerando sua guita e o que vc ira tocar, a primeira opçao c/ HH777 e Custom Blues é a mais indicada, pois vc tera versatilidade, ganho e timbres limpos

    100% p/ Hard Rock e Metal

    ABçs

    EM

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Olá Érico,

    Muito obrigado por vir aqui e me ajudar com isso, ninguém melhor que você pra falar sobre esses pick-ups né... rsrs...

    Como eu mesmo disse no post inicial, eu já estava inclinado ao set de AlNiCo, e seguindo o que o site fala, misturá-los com cerâmicos em HSS, é burrice.

    Uma coisa que me preocupa é se vou desbalancear a guitarra, por ter 2 singles iguais (modelos iguais). Não sei nem se existe tal teoria, mas, pergunto:
    Seria melhor ter singles diferentes (mantendo AlNiCo) do que 2 do mesmo modelo, no meio e no braço???
    Quanto ao HB estou seguro do HH777 :-)

    Esta dúvida também me surgiu no set de cerâmico, como você viu, fiquei entre o Texas e o little intruder, e não sei se valeria ter os 2 do mesmo modelo, ou cada um, de um modelo.
    Pensando em versatilidade, vale a pena "misturar" os modelos, ou é melhor ter os 2 singles iguais, em nome da qualidade??? (independente se AlNiCo ou cerâmico).

    Por perguntar: Érico, você saberia me dizer que tipo de fiação as melhores guitarras usam (exemplo, resitência, blindagem, marcas sugeridas, etc) para eu refazer a parte elétrica da minha?

    Também vou comprar o Jack no site, porque o meu, as vezes, faz um enorme barulho no ampl (tipo uns curtos), quando o cabo é movimentado. O padrão seria um Mono, não é, ou minha guitarra poderia ser estéreo???

    Erico Malagoli
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ola, amigo

    Eu que agradeço pelo seu interesse

    No seu caso eu indicaria 2 Blues mesmo, justamente p/ a guitarra ficar mais balanceada. Mas se vc quiser uma opçao de timbres maior, colocar um Custom 50 no braço éuma boa

    A fiaçao deve ser blindada e de boa qualidade

    Na sua guitarra opte pelo jack mono mesmo

    Abçs

    EM

    sidguitar1
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    eu num intindi oq ele falo
    bom rodrigo, vc fala duas vezes q a guitarra tem....

    guitarra com floyd rose + micro afinaçao eu nao intindi, dechando isso pra la, tenho um hh777 na minha opiniao um bom cap, bem no estilo paf ou 59, eu colocaria esses, os intruders ja nao sao minha praia, so se o preço compensar muito, mas ainda acho jogo pagar um pouco mais nos hh777,abraço brother

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Obrigado Érico!

    Olá Sidguitar1, o que coloquei no titúlo é um panorama geral da minha guitarra, para que as pessoas entendam de cara, de que guita estou falando, e daí pra frente, possam opiniar com mais consciência sobre os sets de pick-ups que eu citei.
    Tem captadores que vão atuar melhor em trio, e tem captadores que vão melhor em duo. Além disso, a Floyd rose limita alguns pick-ups, então nem adiantaria alguém sugerir, entendeu? :-)

    Obrigado pela confiança no HH777, isso reforça minha inclinação ao set de AlNiCo.

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rodrigo_30horas
    Cara, acho que o set de alnico seria mais ideal já que vc quer versatilidade... captador single cerâmico tem menos 'som de single', apesar de soar como single (what?)

    Enfim, na minha opinião, só vira pegar captador cerâmico se for pegar captadores mais lokões e agressivos pra tocar só metal mesmo, entende? Pq se vc quiser um som menos agressivo o captador de alnico dá um som bem mais legal no clean/crunch, e apesar de perder pro cerâmico com distorções hi-gain, não fica nem um pouco ruim.

    Não sei se fui muito claro, mas essa é a minha opinião =D

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Magrinho123

    Ajudou muito cara!
    Toda opinião é bem vinda, e apesar de não ser uma opinião técnica (não pegue esse porque o campo magnético é menos forte) a realidade é que captadores não são técnicos, e sim sentimentais (what?)...
    Sim, captadores tem a ver com como o que eu sinto e passo pela palheta vai sair na caixa :-]

    Tudo isso, em minha modesta opinião...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Strato-like com 3 captadores HSS + floyd rose + micro-afinação - Ajuda com pickups Malagoli