Dá para conseguir um sustain desse como uma les paul "barata" ?

    Autor Mensagem
    Tsgk
    Veterano
    # jul/11


    tava vendo um show do gary moore e teve uma coisa que me chamou muito atenção: o sustain da guitarra dele.

    nesse show o gary moore tá tocando com uma gibson les paul das TOP e um JCM 800/900 (não consigo identificar) ou um PLEXI dependendo da musica. agora vem minha pergunta: tem como conseguir um sustain desses com uma les paul "barata" como uma epiphone std, condor clp set, vintage v100... ou só com gibson mesmo ?



    para quem não estiver afim de ver, pule para 2:40, mas vale a pena ver inteiro. por incrível que pareça ele quase 30 segundos na nota e ele ainda corta a nota.

    -

    já perguntei isso para o meu professor, mas ele é meio fechado, nunca tocou nessas outras les paul mais baratas e acha que les paul de verdade é só gibson top. segundo ele, são detalhes como esse que fazem a diferença em relação as guitarras normais, que para ter um sustain desse é preciso ter uma guitarra com uma madeira de excelente qualidade e uma boa construção. outro detalhe que ele disse é que muito se deve ao amp e a propria tecnica do gary moore.

    o que acham ? é verdade isso ?

    bluesmanjf
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: bluesmanjf
    · votar


    Cara... acredito que nem com uma guitarra TOP vc vai conseguir fazer isso em casa nessa magnitude (sem demais equipamentos).

    Eu ja vi o Gary fazer isso em outros vídeos e tal.

    E pode rolar um sustainer por ali.

    E outra.. o volume que o cara devia estar tocando ae devia ser absurdo (já li umas entrevistas falando que o Gary tocava com volumes altíssimos). Dai tem tb o feedback.

    Claro que com uma guitarra de melhor qualidade, vc tem sim um sustain maior, mas algo como nesse vídeo, vc so conseguiria com um conjunto de equipamentos (guitarra, amp, volume etc.)

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tsgk

    Feedback

    Tsgk
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    bluesmanjf
    tem muitos detalhes que precisam ser levados em consideração.
    um amp desses em um volume absurdo ajuda bastante.

    dá pra explicar melhor o que é esse sustainer ? é um pedal ?

    bluesmanjf
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Como muito bem lembrado pelo felipelfln , tem tb o lance tb do Feedback, que por si só já faz praticamente o trabalho.

    Até mesmo compressor ajudaria a segurar ae o som.
    O sustainer segura a nota.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vários fatores influenciam nesse aspecto, inclusive a PEGADA.


    Acho que desenvolvendo, dá pra tirar um som legal com uma guitarra mediana.

    bluesmanjf
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    E outra... se vc pegar uma outra guitarra não tão boa e conseguir tocar num som que te dê um feedback legal, vc consegue um sustain bom tb. Só não te garanto de ser algo descomunal heheh

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tsgk
    Cara, dia desses eu estava testando um Vox valvulado e fiz a seguinte parada:
    com uma Telecaster eu mandei um sustain bem comprido. Aumentei TODO o volume do amp, no modo ganho, e controlei o volume da guitarra. Deu um puta crunch e um sustain compridaço.

    Tsgk
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Marcelo Bico
    o volume, a quantidade de ganho e a qualidade do amp vão fazer toda diferença.

    bluesmanjf
    como assim feedback ?

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tsgk

    É tipo uma microfonia, só que prolonga a nota no mesmo tom do inicio, muito legal esse artificio.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tsgk

    feedback=microfonia. Ela da uma sustentada nas notas antes de virar so microfonia

    sustainer... Um captador da fernandes

    tpgslash
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    e um JCM 800/900 (não consigo identificar)
    é um jcm 900

    Digosambora
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tsgk

    Além de tudo que foi dito aí em cima, pode reparar que ele da uma sustentada na nota fazendo um vibrato violento a partir de 3:33, claro, técnica fudida para manter o vibrato e o sustain ao mesmo tempo com afinação mas... como disseram um conjunto de fatores.

    Ampli (volume alto pra canario)
    Efeito (talvez um reverb,delayzinho de leve)
    Guitarra TOP
    Caps TOP
    Técnia TOP
    e o principal ...

    PEGADA, PEGADA, PEGADA, TOP DOS TOPS

    Ta ai o conjuntinho

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Isso aí dá pra fazer com qualquer guitarra e se bobear é mais fácil com uma guitarra barata... Isso é ganho + volume = feedback

    Eu brincava com isso até com a minha Strato, quando só ouvia Nirvana.

    Presta atenção que ele mexe no volume da guitarra pouco antes de fazer o efeito e depois mexe de novo quando vai tocar normalmente.

    Mas essa parada ae, dessa maneira, não dá pra ter tanto controle da coisa não, tu não vai pode aplicar ad maneira que tu quiser na música, como seria tocando.

    NoIdeaS
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    revivendo aki, eu vi o video e notei q teve umas horas q a guitarra foi pra um clean.
    Minha guitarra tem 2 knobs so a do volume e tone, e queria saber se akele "clena " dele foi so diminuindo os tones ou ele usou algum pedal?
    Gary era muito bom mesmo pena q se foi.

    slash_web
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    HUAHUEHUhaeuh , eu sempre fiquei cabrero com a hora que ele puxa um bend com sustain dos infernooo (acho que no meio da musica)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá para conseguir um sustain desse como uma les paul "barata" ?