AJUDA - Chave seletora de captadores, controladores de tonalidade e alavanca.

    Autor Mensagem
    RVM
    Veterano
    # jun/11


    Boa noite.

    Tenho uma califonia da shelder novinha.(http://www.americanas.com.br/produto/7458738/instrumentosmusi cais/instrumentosdecorda/guitarra/guitarra-california-calstd253ts-stan dard-shelter).

    E tenho algumas duvidas, que são:

    1 - Qual a diferença entre as posições da chave seletora de captadores(são 5)?

    2 - Pq não vejo diferença quando mexo no controle de tonalidade?

    3 - Qual o efeito da alavanca, e devo usa-la?(me falaram que estraga a guitarra)?

    Obrigado.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    RVM

    Tenho uma califonia da shelder novinha
    O nome é shelter, com T... deixando isso de lado, parabéns! É sua primeira guita, certo? É uma ótima aquisição pelo preço.

    Qual a diferença entre as posições da chave seletora de captadores(são 5)?
    Cada posição da chave (também chamada de switch, apesar de chave seletora não estar errado) muda o esquema elétrico interno da guitarra, isso muda quais captadores estão sendo usados...

    quando a chave estiver aponteda para baixo, vc usa o captador da ponte (aquele que fica mais para a direita, se vc for destro, no "fundo" da guitarra). Esta é a posição um. Na posição 2, vc usa o captador da ponte junto com o do meio, se o seu da ponte for humbucker (duplo), então provavelmente ele irá "splitar" (terá um som próximo ao de um captador "single", ou seja, que não é duplo). Na posição três é só o do meio, na quatro é o do meio e o do braço, na cinco é só o do braço.

    Cada posição dá um timbre diferente, o captador da ponte é mais forte e agudo, som mais aberto, o do meio é mais "manso" e com um pouco menos de agudos e médios, o do braço é grave.

    Quando vc usa a posição 2 ou 4, q vc usa dois caps ao mesmo tempo vc cancela o ruído, e isso é bem interessante para iniciantes com amplificadores ruins.

    Pq não vejo diferença quando mexo no controle de tonalidade?
    Pq vc ainda é leigo na guitarra, e porque vc provavelmente tem um amplificador ruim. Quando vc deixa o tone no zero, os agudos "somem", quando vc aumenta os agudos vão aparecendo graduativamente.

    Qual o efeito da alavanca, e devo usa-la?(me falaram que estraga a guitarra)?
    O efeito da alavanca é a vairação da frequência da nota, fica mais aguda ou mais grave. Como vc tem uma stratocaster clássica, evite fazer muita força na alavanca, use-a beeem de levinho (acho que no início vc não terá "maturidade musical" o suficiente pra usá-la).

    Não estraga a guitarra, apenas desafina se vc usá-la com muita frequência/força.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, tava vendo aqui o anúncio das lojas americanas q vc passou, dá só uma olhada:

    "[...]R$ 249,00 [...] Nível - Profissional[...]"

    São as pérolas do nosso sistema capitalista heuaheuaheuahe

    RVM
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sim é minha primeira guita, e muito obrigado pelas dicas.
    Algumas coisas eu sabia +ou-, e vc confirmou, outras não sabia msm.

    De qualquer jeito vlw cara.

    ----------------
    Tb estranhei esse negocio da "profissional"

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123
    quem tem que ser profissinal é o guitarrista e nao a guitarra...

    Mustang-Girckus
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu usaria o esquema da Seymour Duncan - tem até um croqui da chave de 3 vias e uma explicação a parte - nesse link:
    esquema 2humb - 1vol 2 ton 3way

    Eu tenho uma guita com chave de 5 posições e 2 humb que só funcionou com o esquema da seymour, ou eu não entendi os outros que tentei, sei lá...

    Pulsar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Pulsar
    · votar


    Eu gostaria de entender como é que se pode fabricar um instrumento tão barato (braço de maple???, paguei num braço em birdeye USD 175,00) que se possa comprar na loja por R$ 249,00. É massificação, industrialização ou, deixa prá lá. WTF!

    Pulsar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu tenho uma guita com chave de 5 posições e 2 humb que só funcionou com o esquema da seymour, ou eu não entendi os outros que tentei, sei lá...

    Tenho uma Washburn Custom Shop com dois hum e chave de 5 posições, nas posições intermediárias os captadores funcionam como singles o que dispensa (em tese) o push-pull. Difícil é selecionar com estas posições quando se está tocando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AJUDA - Chave seletora de captadores, controladores de tonalidade e alavanca.