Autor |
Mensagem |
RVM Veterano |
# jun/11
Boa noite.
Tenho uma califonia da shelder novinha.(http://www.americanas.com.br/produto/7458738/instrumentosmusi cais/instrumentosdecorda/guitarra/guitarra-california-calstd253ts-stan dard-shelter).
E tenho algumas duvidas, que são:
1 - Qual a diferença entre as posições da chave seletora de captadores(são 5)?
2 - Pq não vejo diferença quando mexo no controle de tonalidade?
3 - Qual o efeito da alavanca, e devo usa-la?(me falaram que estraga a guitarra)?
Obrigado.
|
Magrinho123 Veterano |
# jun/11
· votar
RVM
Tenho uma califonia da shelder novinha O nome é shelter, com T... deixando isso de lado, parabéns! É sua primeira guita, certo? É uma ótima aquisição pelo preço.
Qual a diferença entre as posições da chave seletora de captadores(são 5)? Cada posição da chave (também chamada de switch, apesar de chave seletora não estar errado) muda o esquema elétrico interno da guitarra, isso muda quais captadores estão sendo usados...
quando a chave estiver aponteda para baixo, vc usa o captador da ponte (aquele que fica mais para a direita, se vc for destro, no "fundo" da guitarra). Esta é a posição um. Na posição 2, vc usa o captador da ponte junto com o do meio, se o seu da ponte for humbucker (duplo), então provavelmente ele irá "splitar" (terá um som próximo ao de um captador "single", ou seja, que não é duplo). Na posição três é só o do meio, na quatro é o do meio e o do braço, na cinco é só o do braço.
Cada posição dá um timbre diferente, o captador da ponte é mais forte e agudo, som mais aberto, o do meio é mais "manso" e com um pouco menos de agudos e médios, o do braço é grave.
Quando vc usa a posição 2 ou 4, q vc usa dois caps ao mesmo tempo vc cancela o ruído, e isso é bem interessante para iniciantes com amplificadores ruins.
Pq não vejo diferença quando mexo no controle de tonalidade? Pq vc ainda é leigo na guitarra, e porque vc provavelmente tem um amplificador ruim. Quando vc deixa o tone no zero, os agudos "somem", quando vc aumenta os agudos vão aparecendo graduativamente.
Qual o efeito da alavanca, e devo usa-la?(me falaram que estraga a guitarra)? O efeito da alavanca é a vairação da frequência da nota, fica mais aguda ou mais grave. Como vc tem uma stratocaster clássica, evite fazer muita força na alavanca, use-a beeem de levinho (acho que no início vc não terá "maturidade musical" o suficiente pra usá-la).
Não estraga a guitarra, apenas desafina se vc usá-la com muita frequência/força.
|
Magrinho123 Veterano |
# jun/11
· votar
Cara, tava vendo aqui o anúncio das lojas americanas q vc passou, dá só uma olhada:
"[...]R$ 249,00 [...] Nível - Profissional[...]"
São as pérolas do nosso sistema capitalista heuaheuaheuahe
|
RVM Veterano |
# jun/11
· votar
Sim é minha primeira guita, e muito obrigado pelas dicas. Algumas coisas eu sabia +ou-, e vc confirmou, outras não sabia msm.
De qualquer jeito vlw cara.
---------------- Tb estranhei esse negocio da "profissional"
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# jun/11
· votar
Magrinho123 quem tem que ser profissinal é o guitarrista e nao a guitarra...
|
Mustang-Girckus Veterano |
# jun/11
· votar
Eu usaria o esquema da Seymour Duncan - tem até um croqui da chave de 3 vias e uma explicação a parte - nesse link: esquema 2humb - 1vol 2 ton 3way
Eu tenho uma guita com chave de 5 posições e 2 humb que só funcionou com o esquema da seymour, ou eu não entendi os outros que tentei, sei lá...
|
Pulsar Veterano |
# jun/11 · Editado por: Pulsar
· votar
Eu gostaria de entender como é que se pode fabricar um instrumento tão barato (braço de maple???, paguei num braço em birdeye USD 175,00) que se possa comprar na loja por R$ 249,00. É massificação, industrialização ou, deixa prá lá. WTF!
|
Pulsar Veterano |
# jun/11
· votar
Eu tenho uma guita com chave de 5 posições e 2 humb que só funcionou com o esquema da seymour, ou eu não entendi os outros que tentei, sei lá...
Tenho uma Washburn Custom Shop com dois hum e chave de 5 posições, nas posições intermediárias os captadores funcionam como singles o que dispensa (em tese) o push-pull. Difícil é selecionar com estas posições quando se está tocando.
|