amplificadores duvida x

    Autor Mensagem
    ph_webster
    Veterano
    # jun/11


    gente tenho uma duvida sobre amps... tenho um meteoro mg15r de 15w e meu amigo tem um la (nao é mateoro) de 30w de potencia. o dele é de 30 mas pareçe q o meu da mto mais som que o dele. entaum me sirgiu uma duvida...
    potencia está relacionada ao volume maximo do amplificador??

    erikinhoafram
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ph_webster
    tbm tenho essa msma duvida

    Suadao
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Você não deveria ter postado isso no fórum de Amplificadores? '-'

    ph_webster
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tava lendo outros topicos em que os cara pergunto sobre amps , axei q nao faria mal em por aqui mesmo... '-' so novato me da um desconto! UHAUADS

    LucasBM
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Amigo. Aqui é o fórum de guitarra. Existe um tópico específico para suas dúvidas.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/

    Pulsar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    potencia está relacionada ao volume maximo do amplificador??

    É que nem numeração de sapato, cada marca com a sua forma! Você compra dois amplificadores de 100W de marcas diferentes e eles não vão falar iguais provavelmente.

    Pior fica se voce comparar um solidstate com um valvulado, pois os valvulados soam muito mais alto do que os outros, mesmo que seja da mesma marca!

    erikinhoafram
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pulsar
    vlw,pelo menos um parou de criticar e respondeu a pergunta

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erikinhoafram
    ph_webster
    Pulsar

    Na verdade o nivel de volume depente da relação entre potência de saída do amplificador e a sensibilidade do altofalante no qual ele está conectado. Básicamente é isso.

    Pulsar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    o nivel de volume depente da relação entre potência de saída do amplificador e a sensibilidade do altofalante

    Não é isso, não é o falante que determina a potencia do Amplificador, até porque o falante há de ser dimensionado para suportar a potência final e de pico do Amplificador.

    No caso de amplificador de guitarra, na verdade, desconsiderando-se o falante, já que ele deve ser dimensionado para funcionar normalmente, o que ocorre é que as fabricas fazem suas medições e determinan a pontência segundo seus próprios critérios.

    É em decorrência disto que temos tantas variações acerca de som em decibéis (ruído) produzidos por amplificadores de mesma wattagem.

    Assim, eu posso afirmar que um Marshall Valvestate 8040 (40 W) fala mais do que o Soundmaker Destroier 210 (100 W) e não adianta eu ligar o Soundmaker numa caixa com 4 Celestion de 12 que o som produzido vai ser quase o mesmo mas com melhor qualidade.

    Com relação a comparação dos solidstates com os valvulados é comparação que todo guitarrista faz em algum momento de seu aprendizado e existência, na verdade, quem já usou modelos de mesma potência (watts) de aplificadores utilizando-se de mesmas caixas acústicas, tem-se a nítida impressão do valvulado falando mais alto do que o solidstate.

    Ai, a discussão volta ao início, ou seja, o fabricante adota os mesmos critérios para informar ao consumidor a potência do amplificador? A resposta é não!

    Mas se você pegar vários valvulados de 100 watts, vai ver que todos eles ficam pau a pau, porque não dá para enganar o comprador de valvulado, porque? Porque é pelo número de válvulas de pontência que se tem a wattagem final. Duas El34 não fazem 100 Watts, tem que ser em número de quatro para alcançar tal potência.

    Não se esqueçam, por fim, que resultado global pode e é modificado de acordo com a saída dos captadores, da qualidade e tipo de potenciômetro de cada guitarra, do cabo (há cabos que mais parecem bobina, o som passa com dificuldade) e da cadeia de pedais (utilização de boosters, equalizers, compressores, etc. podem elevar ou atenuar o sinal que chega ao amplificador).

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pulsar
    Não é isso, não é o falante que determina a potencia do Amplificador, até porque o falante há de ser dimensionado para suportar a potência final e de pico do Amplificador.

    Eu não disse isso, eu falei justamente o contrário. Eu disse que o volume de um amp depende da potência do amplificador em si e do nível de sensisibilidade do alto-falante. Não adianta vc ter muita potência se vc ligar seu amp num alto falante com baixa sensibilidade, pois é isso que "faz" o volume.


    No caso de amplificador de guitarra, na verdade, desconsiderando-se o falante, já que ele deve ser dimensionado para funcionar normalmente, o que ocorre é que as fabricas fazem suas medições e determinan a pontência segundo seus próprios critérios.

    O que exatamente você quis dizer ai?


    É em decorrência disto que temos tantas variações acerca de som em decibéis (ruído) produzidos por amplificadores de mesma wattagem.

    Você quis dizer potência, não?


    Ai, a discussão volta ao início, ou seja, o fabricante adota os mesmos critérios para informar ao consumidor a potência do amplificador? A resposta é não!

    Errado! Quando um fabricante diz que um amp tem 40w de potência significa que ele dá ao sinal de entrada, comparando com o sinal de saída, energia a uma taxa de 40 joules/segundo. Existem entretanto fabricantes que mentem sobre a real potência de seus amplificadores. Mas isso não quer dizer que todos o fazem.


    Mas se você pegar vários valvulados de 100 watts, vai ver que todos eles ficam pau a pau, porque não dá para enganar o comprador de valvulado, porque? Porque é pelo número de válvulas de pontência que se tem a wattagem final. Duas El34 não fazem 100 Watts, tem que ser em número de quatro para alcançar tal potência.

    Não posso dizer se o que você diz nesse ponto está certo ou errado, mas com certeza a lógica não é essa! A potência é uma relação entre a tensão e a corrente eletrica, não necessariamente entre a quantidade de válvulas.


    Não se esqueçam, por fim, que resultado global pode e é modificado de acordo com a saída dos captadores, da qualidade e tipo de potenciômetro de cada guitarra, do cabo (há cabos que mais parecem bobina, o som passa com dificuldade) e da cadeia de pedais (utilização de boosters, equalizers, compressores, etc. podem elevar ou atenuar o sinal que chega ao amplificador).

    Nesse ponto você está correto.

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O correto para saber a diferença entre dois amplificadores é ter em mãos os dados sobre a potência dos amplis e a sensisibilidade dos respectivos altofalantes.

    A sensibilidade dos altofalantes é o SPL, que mede o nível de pressão sonora em decibeis (dB). SPL nada mais é que o nível sonoro produzido pela fonte (altofalante) quando aplicada uma potencia de 1w sobre o mesmo, numa frequencia de 1Khz a uma distância de 1 metro.

    Quanto maior o SPL, mais sensivel é o alto falante e também maior é seu rendimento energético. Porém isso leva a níveis maiores de "distorção" (entenda isso como degradação da qualidade do sinal, ou seja diminuição da fidelidade).

    Em sistemas domésticos é vantajoso altofalantes com baixo SPL, que apesar de consumirem mais energia distorcem menos o sinal. O que é ótimo para reprodução musical.

    Já em equipamentos músicais quanto maior o SPL, dentro de limites aceitáveis é claro, melhor será o amplificador como um todo.

    Então se tivermos dois amplificadores, ambos com potência de 32w, mas um com um altofalante de 90 SPL, e outro com um altofalante de 100 SPL. O primeiro conjunto produzira 104 dB de som, enquanto que o segundo produzira 115 dB.

    ph_webster
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    valeu ae por quem respondeu ja deu pra ter uma noção!

    Pulsar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O correto para saber a diferença entre dois amplificadores é ter em mãos os dados sobre a potência dos amplis e a sensisibilidade dos respectivos altofalantes.

    Dados de quem? Das fabricas? Nem as revistas especializadas são honestas para testar e informar ao leitores se o que a fabrica de determinado instrumento promete é o que realmente entrega!

    A teoria, na prática, é outra!

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pulsar
    Se você não sabe você pode medir e/ou calcular a potência de um ampli e a sensibilidade de um alto falante!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a amplificadores duvida x