Ajuda com Intervalos

    Autor Mensagem
    yagohf
    Veterano
    # jun/11


    Pessoal, comecei a estudar guitarra a 3 semanas.
    O professor me passou os intervalos maiores na oitava de C.

    C D E F G A B C

    Para encontrar os intervalos das outras escalas eu devo contar os intervalos e transpor para as notas que eu quiser ? Por exemplo:

    De C até outro C eu tenho:

    C-TOM-TOM-SEMITOM-TOM-TOM-TOM-SEMITOM (C)

    Se eu quiser a escala de intervalos maiores de B por exemplo, ficaria assim ?:

    B-C#-D#-E-F#-G#-A#-B


    Eu "toco" violão há 1 ano e pouco, mas só porcariada (sert. universitário, rockinho de boa (capital, jota quest...)) então não sei quase nada de teoria. Por isso me inscrevi no fórum, além das 2 aulas semanais. Gostaria de compreender os intervalos pois sei que nas pentatônicas eu vou usar a tônica + sua quinta (encontrando a quinta das notas em sequência). Por exemplo:

    Pentatônica MAIOR de C é assim (contando os intervalos do jeito que aprendi):

    C
    G (quinta de C)
    D (quinta de G)
    A (quinta de D)
    E (quinta de A)

    Posso então montar meus intervalos maiores com esses dados ?


    Obrigado, Yago

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    yagohf

    Sim, está certo o seu pensamento em usar o "esquema"
    T T s/t T T T s/t pra achar a esclar de um outro tom.

    Nesse tópico, tem esplicações muito boas, não só de intervalos como de Harmonia em geral e escalas. Vale a pena conferir. Ele está nos tópicos essencias de guitarra

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

    Qualquer dúvida na busca tem bastante coisa sobre intervalos. Mesmo se continuar com dúvidas vale mais a pena você "upar" um tópico já existente sobre o assunto, além de manter o fórum mais organizado, os veteranos respondem com mais facilidades




    Abraços

    RafaelMarchetti
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Olá Yago.

    Sim, o primeiro exemplo de intervalos serve para usar nas escalas DIATÔNICAS MAIORES e assim para outras escalas também, exemplo: menores melódicas, menores harmônicas, menores naturais, etc..

    Nessa sua necessidade de tom MAIOR de DÓ você pode seguir o seguinte esquema para encontrar os ACORDES:

    C - dó maior
    tríade: (C, E, G)


    Dm - ré menor
    tríade: (D, F, A)

    Em - mi menor
    tríade: (E, G, B)

    F - fá maior
    tríade: (F, A, C)

    G - sol maior
    tríade: (G, B, D)

    Am - lá menor
    tríade: (A, C, E)

    Bº - si com semi-diminuta
    tríade: (B, D, F)

    Lembrando que essa tríade corresponde: (TÔNICA, TERÇA MAIOR, QUINTA JUSTA)

    A terça é a maior por se tratar da escala ser a diatônica MAIOR.

    Acho que é isso, dá pra seguir esse exemplo para outras tônicas.

    Abraços!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    yagohf
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=escalas&bool ean=1&forum3=1

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Intervalos