Dúvidas em relação aos captadores

    Autor Mensagem
    Kingeer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Kingeer


    Olá, acho que esse tópico servirá muito para ajudar os que têm dúvidas em relação aos captadores, então, lá vão as perguntas:

    Tenho uma Tagima Memphis MSG-100 (SG) com a configuração H-H.

    -Nos captadores, os pólos são parafusos, é possível ajustar a altura dos mesmos?

    -Eses pólos que parecem parafusos são parafusos mesmo ou são um tipo específico? Posso colocar parafusos comuns do mesmo tamanho lá e funciona?

    -O que é possível ajustar de altura nos captadores, ou inclinação?
    Nos meus captadores possuem 3 parafusos de cada lado, o que é possível fazer com eles?

    -Existe uma regra em que captadores do braço têm que ser colocados na parte "do braço", captadores do meio têm que ser colocados no meio e captadores da ponte têm que ser colocados na região da ponte? Ou posso inverter a posição dos mesmos?

    -Em uma guitarra com H-S-H quando usamos o seletor de captação acontece o seguinte (Olhando de baixo para cima):

    Chave no local:

    1: Captador da ponte
    2: Captador da ponte + captador do meio
    3: Captador do meio
    4: Captador do meio + captador do braço
    5: Captador do braço

    Guitarra com configuração HH:

    1: Captador da ponte
    2: Captador da ponte + captador do meio
    3: Captador do braço

    Isso que eu mencionei está devidamente correto?

    -O que pode ser usado para prevenir a oxidação dos captadores?

    -Aos luthieres ou aos que realmente sabem o que estão falando:

    Como deve ser procedida a limpeza dos captadores?

    Seria fatal se caísse apenas uma gota de água nos captadores (Os que têm cover de metal), ou nos pólos?

    -Uma dúvida meio pararela: Às vezes costumam aparecer barulhos que não são barulhos, e sim um tipo de "ondas sonoras", e para eu resolver isso basta apenas colocar o dedo em qualquer região metálica da guitarra que isso para, o que pode ser?

    Fico agradecido se responderem.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    -Nos captadores, os pólos são parafusos, é possível ajustar a altura dos mesmos?

    É possível sim.

    -Eses pólos que parecem parafusos são parafusos mesmo ou são um tipo específico? Posso colocar parafusos comuns do mesmo tamanho lá e funciona?

    São parafusos comuns. O que tem de específico é o tipo da rosca (métrica ou inglesa), o diâmetro do parafuso e o seu comprimento.

    -O que é possível ajustar de altura nos captadores, ou inclinação?
    Nos meus captadores possuem 3 parafusos de cada lado, o que é possível fazer com eles?


    Justamente isso que você postou. Altura e inclinação.

    -Existe uma regra em que captadores do braço têm que ser colocados na parte "do braço", captadores do meio têm que ser colocados no meio e captadores da ponte têm que ser colocados na região da ponte? Ou posso inverter a posição dos mesmos?

    Até pode inverter. Não é o tipo de teste destrutivo. Ou seja, se não ficar bom, é só trocar. Na ponte as cordas estão mais tensas enquanto que no braço estão menos tensas. O som pode embolar, saturar com mais facilidade.

    Kingeer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Kingeer
    · votar


    LeandroP

    Para ajustar a altura dos pólos é só girá-los?
    E para ajustar a inclinação, qual parafuso?
    Mas se eles são comuns, como têm a força magnética? Ou essa força magnética ele recebe por alguma coisa que encosta nele?

    Me responda por favor a última pergunta:

    -Uma dúvida meio pararela: Às vezes costumam aparecer barulhos que não são barulhos, e sim um tipo de "ondas sonoras", e para eu resolver isso basta apenas colocar o dedo em qualquer região metálica da guitarra que isso para, mas quando tiro o dedo de novo volta, o que pode ser?


    Spect
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    -Nos captadores, os pólos são parafusos, é possível ajustar a altura dos mesmos?

    Sim.

    -Eses pólos que parecem parafusos são parafusos mesmo ou são um tipo específico? Posso colocar parafusos comuns do mesmo tamanho lá e funciona?

    Eu não arriscaria tirar ele todo.

    -O que é possível ajustar de altura nos captadores, ou inclinação?
    Nos meus captadores possuem 3 parafusos de cada lado, o que é possível fazer com eles?


    Os 2 maiores são os que prendem o captador, o menorzinho é o para ajuste da altura.

    -Existe uma regra em que captadores do braço têm que ser colocados na parte "do braço", captadores do meio têm que ser colocados no meio e captadores da ponte têm que ser colocados na região da ponte? Ou posso inverter a posição dos mesmos?

    Regra assim não, porém as características deles são ajustadas para cada posição. Como o LeandroP falou, trocar de posição ou colocar um captador designado para a posição da ponte no braço, por exemplo, pode acabar embolando o som ou coisas do tipo.

    Isso que eu mencionei está devidamente correto?

    Sim.

    -O que pode ser usado para prevenir a oxidação dos captadores?

    Não vejo muitos motivos para isso, já que a oxidação superficial nos polos não é algo realmente perigoso. De qualquer forma, você pode passar um pouco de esmalte para criar uma camada que proteja eles.

    Como deve ser procedida a limpeza dos captadores?

    Como assim? Dele inteiro, abrindo e etc ou só na parte superficial? Na parte superficial acho que só um pano seco de vez em quando é o suficiente.

    Seria fatal se caísse apenas uma gota de água nos captadores (Os que têm cover de metal), ou nos pólos?

    Que eu saiba, não.

    -Uma dúvida meio pararela: Às vezes costumam aparecer barulhos que não são barulhos, e sim um tipo de "ondas sonoras", e para eu resolver isso basta apenas colocar o dedo em qualquer região metálica da guitarra que isso para, o que pode ser?


    Geralmente isso é falta de blindagem.

    Kingeer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Kingeer
    · votar


    Qual é o parafuso que regula a inclinação do Hambucker?

    O meu captador é desse tipo (Hambucker com cover de metal):

    http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=109720525_711.jpg&v=O

    Outra dúvida, para regular a altura dos pólos é só ajustá-los como parafusos (Apertar: descer - Desapertar: Subir)?

    Fiz um desenho no paint representando o captador e os parafusos, me diga se possível para que serve cada um deles (Fiz legendas com setinhas no desenho para ficar mais fácil de falar para que serve cada parafuso, como por exemplo: "Parafuso 1")

    http://www.brimg.info/uploads/2/6b7ca50739.png

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Kingeer
    hUmbucker, com "U"

    Cara, pra evitar oxidação, use silicone ou qualquer outra coisa anti-oxidante, como pro exemplo ultraglide ou fast-fret(usados nas cordas).

    Os parafusos dos pólos não são parafusos comuns, são feitos de ferro magnético (tipo aqueles de transformador ou de relê), se vc colocar parafusos comuns, até funciona, mas fica diferente (não sei qual seria a diferença no som)

    Sobre os tres parafusos de cada lado, todos servem pra altura do captador, pra alterar a inclinação é só deixar um mais alto que o outro, mas isso não é necessário já que sua guitarra tem polos em formato de parafusos.

    Sobre o ruído de quando vc encosta para, isso daí e falta de blindagem na guitarra, ela recebe interferências, e seu corpo serve como um "aterramento" pro circuito num geral.

    Kingeer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Kingeer
    · votar


    Magrinho123

    Mas todos parafusos não poderiam ser de altura, senão não teria os parafusos para soltar o captador do corpo, e a inclinação que eu falo não é de lado, e sim mais inclinado pra frente ou para trás, isso é possível?

    Se eu estiver errado, por favor me corrija ;D

    Abç.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Magrinho123
    · votar


    Kingeer
    sim, inclinações pra frente e pra trás são possíveis, e pelo jeito a sua gutiarra tem isso... mas realmente todos são de "altura", só que cada um é fixado numa parte do captador, por isso cada um levanta ou abaixa cada parte do captador, e para a sua informação, o mesmo parafuso que regula a altura é o que segura o captador ao corpo/escudo. Se quiser inclinar o cap, é só regular a altura do GRUPO de parafusos que vc quiser. EX: se vc quiser que ele fique mais alto na frente, vc pode aumentar a altura da frente ou abaixar o de trás (lembrando que tem que mecher nos dois parafusos laterais)

    Edit:
    lol, não tinha visto a iBagem do paint, realmente, 4 parafusos são para segurar o friso no corpo, e apenas os parafusos do meio é que são para a altura do captador, segurando-o na moldura

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Kingeer

    Conforme a imagem que você fez no Paint, os parafusos #1 e #3 são para fixar a moldura do captador. Eles não são responsáveis pela inclinação.

    De fato a única regulagem que você tem é com o parafuso #2 e você só pode regular a altura com eles.

    Spect
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Spect
    · votar


    LeandroP
    De fato a única regulagem que você tem é com o parafuso #2 e você só pode regular a altura com eles.

    Sim, inclinação por esse ponto de vista não é possível (lado), mas por esse sim; que seria simplesmente deixar um lado mais alto que o outro nos parafusos de regulagem de altura.

    Kingeer

    Na figura que você fez os parafusos 1 e 3 NÃO são responsáveis em nada pela altura do captador, apenas o do meio.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Spect

    Bem observado. Na verdade você tem mesmo um eixo de inclinação.

    Eu me referia a outro tipo de inclinação (sentido horizontal) e acabei sendo taxativo.

    Kingeer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom, é porque eu ví muita gente falando de inclinação e achei que era pra trás e pra frente, mas agora caiu a ficha que era pros lados kkk.

    E em relação aos pólos que parecem parafusos, pode girar apertar, que não dá treta nenhuma né? Serve mesmo pra regular a altura não é?

    Obrigado, estão sendo muito esclarecedores.

    Abç.

    Spect
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Spect
    · votar


    Kingeer
    E em relação aos pólos que parecem parafusos, pode girar apertar, que não dá treta nenhuma né? Serve mesmo pra regular a altura não é?

    Sim, os que são parafusos podem ser regulados. Porém, como eu disse, eu não arriscaria ficar mexendo demais neles. Nesse tópico aqui o Bertola fala que tirar e colocar esses parafusos pode danificar o filamento do captador. Não encare isso como "NUNCA MEXA NOS POLOS!", mas não force demais eles, hehe.

    Aliás, se for mexer neles e acontecer de sair um pouco de parafina, acredito que seja normal, já que entre o captador e a capinha a maioria deles é parafinado.

    Kingeer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Hehe, mas já que você falou, acredito que tudo em excesso estraga, mas se não fosse pra mexer (regular) porque os pólos seriam como parafusos? não seria à toa né? Pois existem esses e os pólos comuns geralmente colocados nos Single-Coils. E a questão da parafina, nunca mexi neles, mas mesmo assim dá pra ver uma pasta branca (parafina) deve ser pra conservar ou como um condutor.

    Abç.

    anthony2
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Aqui gente eu tenho um Sx strato e ganhei ela esse mês, ai eu tinha dado uma fuçada na altura dos meus caps e resolvi dar uma olhada aq nos topicos e fiquei com duvida então peço-lhes ajuda:
    minha strato é sing-coils ai eu tava querendo saber... se eu levantar o meu captador do braço o que é que vai influenciar ?? e se eu aumentar o meu captador do meio o que irá influenciar?? e o se aumentar o da ponte o que influencia???
    ----- Irá Influenciar em ( Timbre,agudos,graves,o som dele vai ficar embolado, vai influenciar na hora da distorção) ????

    anthony2
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu ja perguntei sobre o que iá influenciar se eu os levantar mas e se eu abaixar ????

    anthony2
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    E qual a (altura máxima) para os meus caps?????

    Abraços

    Anthony.......................

    anthony2
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    E alias o que sao os polos dos captadores ????

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    anthony2

    Os polos são "norte" e "sul".

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    anthony2

    Quantos tópicos pretende utilizar pra fazer a sua pergunta?

    Regras:

    3. É proibido!
    3.2. Flood e Spam;
    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    anthony2
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    nao é pq eu nao sei se alguem vai responder

    anthony2
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    por issu postei em diferentes topicos

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    anthony2

    Então, mas não pode! Você não deve colocar a sua dúvida acima das dúvidas dos outros participantes. Não pega muito bem, entendeu?!

    Se não responderem no mesmo dia, você pode até dar um "up" no tópico que não tem problema. Mas sem forçar a barra.

    E algumas das suas perguntas foram respondidas nos tópicos. É só ler ;]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas em relação aos captadores