Destravando o improviso (Mateus Starling)

    Autor Mensagem
    starling_music
    Veterano
    # mai/11


    O que me motivou a escrever esse texto hoje foi um comentário que ouvi de um aluno que estuda comigo por meio de vídeo aulas. Uma pessoa que eu nunca conheci pessoalmente, mas que apresentou o mesmo problema que a maioria dos músicos também apresenta. O melhor disso tudo é que ele também encontrou a solução para o problema dele e é sobre isso que quero escrever.

    Quem aqui nunca travou na hora de fazer um solo? E qual o motivo das amarras?
    No período em que estudei na Berklee eu estava constantemente me apresentando ao vivo e foi um período em que eu me sentia um pouco travado nos improvisos. Percebi que 2 coisas me afetavam muito nesse quesito. Primeiramente o nervosismo de estar tocando para colegas e professores.

    A verdade é que a falta de confiança e uma cobrança pessoal muito grande me faziam subir no palco com uma expectativa de mostrar resultado. Queria mostrar num improviso praticamente tudo o que estava desenvolvendo em meu estudo.

    O que em segundo plano me fazia travar era o fato de entrar no improviso já com muitas idéias premeditadas.

    Agora eu volto para o comentário desse aluno que me disse que havia preparado um solo para uma apresentação ao vivo, mas que no momento, apesar de ter executado o solo perfeitamente, o mesmo ficou vazio e sem vida junto com a banda.

    Eu já escrevi sobre improviso VS preparar solos e não quero entrar nesse mérito, mas ao vivo sempre acontecerão coisas que necessitarão de ajustes, ou seja, é muito mais pratico adquirir a habilidade de reagir ao momento (improvisar) do que a de prever o futuro.

    Fazendo um resumo da ópera chegamos a 2 conclusões.

    O músico precisa ter confiança, de certa forma você precisa subir no palco com a convicção de que você faz aquilo muito bem. Isso é algo que vem com estudo e com a prática de tocar, por isso bato muito na tecla de que não existe músico de quarto, aquele cara que não sai para tocar, para ouvir apresentações. Tudo isso vai gerar no músico confiança, seja tocando ou observando como outros músicos tocam. Você não vai se tornar confiante professando mantras tipo: "Eu sou bom, eu posso." A música é maior que isso e você precisa se tornar amigo da música e não concorrente. 50% é o estudo solitário, 50% é tocando com outras pessoas.

    E por fim é muito importante entrar num improviso aberto para as possibilidades. Posso dizer sem hipocrisia que em 100% das vezes em que toco ao vivo eu só começo um improviso com uma idéia que me vem no momento, essa é a única maneira onde consigo improvisar sem travar. Não posso pensar em frases, licks, conceitos, tudo isso me bloqueia. Particularmente tento focar minha maneira de improvisar em motivos melódicos e rítmicos, na minha opinião o solo é uma sequencia de idéias desenvolvidas e em consonância com o resto de conjunto.

    O Hal Crook uma vez me disse algo muito interessante a respeito de improvisar: "Se você não engaja a banda a tocar contigo uma hora eles te desligam e começam a tocar entre eles".

    Voltando ao aluno, ele me disse que a solução que encontrou foi o conceito de "desenvolvimento de motivos" ou seja, uma idéia tocada deve ser a continuação de uma idéia anteriormente executada, ou seja, se toca reagindo ao que você acabou de tocar ou então reagindo a algo que a banda esta tocando. Isso não quer dizer que o seu solo não deva possuir outros elementos, mas certamente os motivos vão dar uma estrutura para o seu solo.

    Recomendo 2 pianistas que tocam repletos de motivos: Aaron Goldberg e Bill Evans. É interessante salientar que o improviso na música brasileira é repleto de motivos, principalmente os instrumentistas dos anos 60 e 70.

    Grande abraço e Deus abençoe a todos.

    Mateus Starling

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    legal,eu to aprendendo a improvisa melhor esses tempos ai e isso me ajudo legal
    mais na verdade o meu problema eh a falta do q fazer mesmo,se eu fico bastante tempo improvisando fica repetitivo

    eh vc q tem um anuncio na guitar player neh

    Arimoxinga
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    starling_music


    como você faz na hora de COMPOR um solo ? tipo o lance da dinâmica, a hora de colocar uma passagem rapida a hora de aplicar uma nota de tensão! diz como que tu faz ai para agente

    aliás ótimo texto vlw!

    Peace!!

    Pepe Le P
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    starling_music
    Boas reflexões, concordo com vários pontos que você expos. Para mim nervosimo e falta de confiança são alguns dos maiores inimigos de um instrumentista razoavelmente competente.

    Cito um acontecimento que ocorreu com a minha banda estes dias. Aceitamos um convite pra tocar num teatro sendo que não tivemos tempo para ensaiar previamente e estavamos sem baixista. Como nenhum de nós é músico profissional, com muitos anos de cancha, nem preciso dizer que bateu aquele nervosismo na hora de subir lá e mandar ver.

    Os vocais desafinaram notas que geralmente não desafinam e faltou aquela "emplogação" que motiva a platéia, que geralmente rola quando estamos bem ensaiados e tocamos em lugares menores (tipo bares onde muitas vezes nem temos a atenção de toda platéia), fora os erros por falta de ensaio. Apesar disso nos viramos razoavelmente, mas teria sido 10 vezes melhor se tivessemos subido no palco bem ensaiados e confiantes. Da pra conferir uns sons nesse tópico pra quem tiver interesse:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/260997/

    Eu tenho trabalhado no sentido não só de me convencer da minha capacidade como guitarrista (que entra no que você falou de se cionvencer que faz algo muito bem), mas principalemente de aceitar as minhas limitações. Tenho muito que evoluir na guitarra para me considerar um bom instrumentista, e justamente por isso tenho refletido no sentido de não me cobrar tanto na hora de subir no palco. Todos cometem erros (músicos amadores como eu ainda mais), mas ficar superestimando os erros e se preocupando antecipadamente com um possível erro certamente não ajuda em nada.

    Obviamente com o tempo o cara vai tornando as apresentações uma coisa mais corriqueira e vai evoluindo no domínio do isntrumento, o que permite que a banda como um todo va se soltando mais (sim nervosismo e ansiedade podem ser contagiosos!) e vai melhorar o som em 300%.

    Minha opinião é que o improviso flui melhor quando se esta concentrado naquilo que está rolando, e nervosismo e falta de confiança "ocupam" uma parte do processamento do cérebro do cara, fazendo a probabilidade de sair algo mecânico, ou até "errado" seja bem maior.

    Desenvolver motivos é uma boa dica. Acrecento outra: escute a harmonia da música e privilegie a musicalidade a fartura de notas, pode parecer chavão (e é), mas mais vale um silêncio ou duas notas bem colocadas do que ficar passeando pela escala (coisa que eu faço bastante, principalemnte quando não estou concentrado).

    Abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    starling_music
    ...desenvolvimento de motivos...


    Tentei escrever sobre isso uma vez, mas acho que não me saí muito bem. Por que você não escreve algo a respeito de "motivos"?

    Sei que esta ferramenta é muito importante em composições e improvisos, mas acho difícil falar sobre isso.

    Lucast
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Nervosismo e essa autocobrança são os maiores inimigos mesmo. Uma vez em um show eu subi no palco bem calmo, bem empolgado, e toda a banda passando muita confiança, subi sentindo que "eu sou capaz e tenho condições de fazer um ótimo show", e foi realmente ótimo, melhor show da banda na minha opinião.
    Já num show após este, o clima na banda não estava tão tranquilo, e não rolou tanto a mesma segurança nesse show, aí todo mundo errou bastante, e o show foi péssimo... Subi pensando que eu tinha que tocar bem, e não pensando que eu podia realmente. Essa cobrança aí mais o nervosismo me atrapalhou demais!

    Por isso é importante ter calma e conhecer a si mesmo, pequeno gafanhoto. (rsss)

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    mas mais vale um silêncio ou duas notas bem colocadas do que ficar passeando pela escala (coisa que eu faço bastante, principalemnte quando não estou concentrado)2

    felipelfln
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Legal, cara. Vc sempre ajuda. valeu.
    Ah, vi seu anuncio na Guitar Player. Vc é professor... Legal.

    Strato_Master
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    essa questão da confiança é muito difícil... eu não são um bom guitarrista... e quanto mais eu estudo mais eu percebo o quão longe eu estou de dominar a guitarra... e parece que quanto "melhor" eu fico e quanto mais tecnicas eu domino, menos confiante eu fico e acabo tocando pior...

    e isso está me desanimando... =/

    Lucast
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    /menos é mais

    Acho que o importante é saber passar o que se está sentindo. Não ficar preso no tanto de técnicas que se domina. É saber usar isso pra passar a sua mensagem.

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    guizimm Começa a observar como outros musicos desenvolvem os motivos, isso vai te ajudar a ter mais ideias. Eu tenho sim um anuncio na GP.

    Arimoxinga Amigo, eu estudo a muitos anos para que na hora eu não precise pensar em nada, mas para que possar rolar uma interação com outros musicos. Uma vez postei um texto aqui sobre referencia musical, e acho que na hora de improvisar as referencias ficam a todo momento apitando na cabeça.

    Pepe Le P É isso ai, sabias palavras quando disse: "scute a harmonia da música e privilegie a musicalidade a fartura de notas, pode parecer chavão (e é), mas mais vale um silêncio ou duas notas bem colocadas do que ficar passeando pela escala"

    LeandroP Esse é um assunto que eu gosto muito e estudo quase que diariamente, fiz ate uma video aula sobre isso, mas um bom começo seria transcrever aquelas ideias que o seu guitarrista preferido repete num solo, a ideia pode ser apenas ritmica, mas a ideia precisa ser conexa. Pega a ideia e cria um exercicio sobre isso.

    Lucast Curti quando vc escreveu: "Por isso é importante ter calma e conhecer a si mesmo" Eu acredito que tem coisas que agente curte mas que não conseguimos realizar, então agente tem que executar aquilo que esta dentro do nosso orçamento musical.

    felipelfln Valeu amigo.

    Strato_Master Não desanime mas aceita as suas limitações, estudar é importante sempre, mas o mais importante é perceber que com poucas notas pode se fazer muita coisa.

    ErickBassCover
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gostei muito do topico :D

    ErickBassCover
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Falando em travar, tomei tanta critica de um video meu que isso me deixo com mais medo de cantar... rsrs

    Jube
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ErickBassCover
    Hehehe complicado, muitas vezes tomamos duras criticas, mas o jeito é levar como aprendizado
    starling_music
    Otimo texto

    Me identifiquei bastante com o texto e os relatos do pessoal Muitas musicas que estão perfeitamente decoradas na minha cabeça, as que eu uso para aquecer me deixam na mão quando o nervosismo aparece.

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ErickBassCover É bacana postar um video aqui aberto para as criticas construitivas. Tem gente que não tem condições de criticar construtivamente e esses ai vc ignora mas as criticas conceituais são pertinentes. Mas como musico vc precisa amadurecer a ideia de que a todo tempo vc vai ser criticado.
    Jube Obrigado irmão.

    Dibilo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ótimo texto realmente subir ao palco com convicção daquilo que você ira tocar é muito importante,é a mesma coisa de ir pregar pra alguem sem ter convicção daquilo que você cre,se nem mesmo você acredita como quer que os outros acreditem?
    Na minha opnião a música tem que ser sentida e não só executada,e quando estamos confiantes,preparados,o resto se tira de letra.
    Abraços fiquem com Deus.

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Otimo texto concerteza vai ser uma grande ajuda pra muita gente, inclusive pra mim.

    Nao sai nada na hora que quero improvisar, tudo bem que ainda to iniciando no Jazz, mas nao consigo passar pra pratica o que eu to aprendendo.

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dibilo Isso ai irmão.


    Rednef2 Os motivos são uma peça importante para se improvisar no jazz, passo isso logo na primeira ou segunda aula, por isso mesmo fiz uma video aula sobre isso porque para mim um solo sem motivos não tem graça.

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    starling_music
    O que são motivos ?? pode dar algum exemplo disso??

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Rednef2 Motivo é uma ideia melodica e (ou) ritmica de facil assimilação e curta duração.
    Normalmente aparece sequincialmente para ficar bem evidente o motivo.

    starling_music
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Quem realmente quiser estudar motivo mais seriamente eu recomendo uma video aula que fiz a esse respeito. Esta no meu site.
    abs e paz.
    Mateus Starling

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    starling_music
    Vlw pela explicação.

    Uma pena eu nao ter grana nenhuma pra comprar suas videos-aulas, mas quando eu tiver vou comprar hehehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Destravando o improviso (Mateus Starling)