Guitarras e Lojas Físicas - Dúvidas

    Autor Mensagem
    LeozapSG
    Veterano
    # mai/11


    Eai galera, sou novo aqui no fórum e tenho um MONTE de dúvidas e esperava que alguns guitarristas e luthiers experientes respondessem.

    1- Para quem trabalha ou conhece lojas físicas, guitarras para canhoto são comuns nelas?Se sim existe uma ampla variedade de guitarras seja de baixo ou alto custo?

    2- Guitarras de custo R$300-600,00 independente da marca tem um corpo de madeira "colada" ou um corpo de madeira de um tipo só?

    3-Qual a diferença entre trocar as cordas de uma guitarra e de um violão?(Gostaria de saber se é mais difícil)

    4-Qual captador é melhor para mim(estou querendo captadores de sons bem agudos semelhantes às guitarras do Slash ou do guitarrista do Black Sabbath de baixo custo).Esses tipos de captadores vêm geralmente já em guitarras?

    5-Quais são as marcas mais confiáveis de cordas de guitarras de um preço moderado(cordas do tipo 0.09 ou 0.10)?

    6-É muito comum guitarras darem choques?

    7-Tenho um Amplificador que tem duas entradas:
    Microfone 1 e Microfone 2 (Guitarra Acústica), posso plugar minha guitarra elétrica nela sem problemas? (Não pretendo colocar o som alto e o amplificador é de "média qualidade")

    8-O tipo de madeira de uma guitarra afeta drasticamente se o timbre da guitarra torna mais agudo ou grave?

    9-Relacionado a pergunta 4, vi o captador Single-Coil e o Humbucker, qual a diferença do som agudo delas?

    10-Falando hipoteticamente no futuro, se eu comprar uma guitarra de R$600,00.Eu poderia trocar os captadores dela por melhores sem nenhum problema?E quanto às outras partes como o escudo ou as tarrachas?(Tenho essa dúvida pois se eu comprar uma guitarra ruim acredito que irei ter problemas no futuro)

    11-A guitarra faz algum som sem o amplificador?

    Por enquanto é isso, se puderem responder essas perguntas até agora eu ficaria muito grato.

    Buja
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    amigo....sao 11 perguntas para 11 topicos ja abertos aqui no forum.
    Uma dica pra voce que chegou agora...
    use sempre, sempre, sempre a busca do forum antes de abrir um topico novo, e sempre que pensar em abrir um topico, pesquise novamente, antes que venha a galera aqui te massacrar (no bom sentido da palavra claro ne).

    talvez seja por isso que nionguem te respondeu ainda. Fica ai a dica. Boa sorte

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeozapSG
    cara, como vc ta começando no topico vou te dar uma força na proxima vez use a busca, tem toneladas de informaçao...
    1- guitarras para canhoto sao mais complicadas de se achar em lojas, vale mais sair procurando um modelo que te agrade, ou fazer como muitos conhecidos meus fizeram e aprender como destro.
    2- depende da marca, modelo, etc
    3- caa isso é relativo alguns violoes tem corda de nylon, outros de aço igual a guitarra (somente aço)
    4- começe comprando a guitarra esqueça captador... (o timbre do slash nao é agudo, reveja seus conceitos)
    5- eu iria de elixir (mais caro, mas tem uma durablidade incrivel, prefiro 0.10)
    6- depende, se o amplificador estiver aterrado e se nao me engano da qualidade dos componentes da guitarra (eu ja levei maiores choques da guitarra kkkk)
    7- poder pode, mas pelo q vc falo eh uma multi uso neh????? diminui a qualidade do teu som, mais dá sim...
    8- drasticamente tambem nao, o que mais afeta é a forma de tratamento da madeira (se esta seca, bem cortada etc) o que acontece é que algumas madeiras atribuem caracteristicas um pouco diferentes para o timbre final, algumas pro agudo (alder) outras pro grave (mogno e cedro)
    9- na verdade nenhuma (eu acho) o que aconteçe é que o humbucker tem um preenchimento sonoro maior e cancela o ruido.
    10- pense no presente...
    11- faiz muito baixo mesmo (só as les paul de 1959, que reza a lenda que o som unplugged delas é comparavel com o de um violao, se vc tiver grana pra uma.... kkkk)

    Spect
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    1 -
    Cara, aparentemente você ainda vai começar a tocar, certo? Se for assim, eu recomendo que nem procure guitarras para canhotos, vá direto para as "normais". O motivo é simples: é mais dífícil encontrar guitarras para canhotos, quando se encontra geralmente é mais caro e, você sendo canhoto, não faz diferença alguma aprender como destro.

    2 -
    Difícilmente você vai encontrar por esse preço guitarras de corpo em peça única, mas... qual a diferença? Tenho certeza que você nem você nem eu saberíamos distinguir uma em peça única e outra com algumas colagens. Mas, ao menos as guitarras honestas tem peças coladas do mesmo tipo de madeira, e não uma mistura de toquinhos.

    3 -
    Nem mais fácil nem mais difícil, apenas diferente. Se não souber como, é só pesquisar aqui no fórum ou no Youtube, tem vários vídeos mostrando como trocar cordas.

    4 -
    Os que vinherem na guitarra. Os timbres que você citou não vem exatamente de captadores agudos, então por aí já dá para ver como que você não entende muito. Não entra nessa febre do FCC de sair querendo trocar tudo sem nem ao menos saber tocar.

    5 -
    D'addario, Ernie Ball, Elixir, etc.

    6 -
    Não, a não ser que algo na parte elétrica (tanto da guitarra, do amp e do local) esteja errado.

    7 -
    Poder até pode, o problema é que vai ficar uma verdadeira porcaria. O ideal é que você compre um amplificador de guitarra mesmo.

    8 -
    Sim.

    9 -
    Esquece isso de "som agudo", não é assim que as coisas funcionam. Para saber a diferença entre single-coil e humbucker é só usar a busca, é um assunto mais do que saturado já.

    10 -
    Sim, poderia trocar as partes.

    11 -
    Sim. Seria algo parecido com um violão, porém muito mais baixo e sem "peso".

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    LeozapSG
    1- Para quem trabalha ou conhece lojas físicas, guitarras para canhoto são comuns nelas?Se sim existe uma ampla variedade de guitarras seja de baixo ou alto custo?
    Não trabalho nesse ramo (aliás, nem trabalho), mas são bem comuns e facil você achar guitarras para canhotos hoje em dia, principalmente na internet.

    2- Guitarras de custo R$300-600,00 independente da marca tem um corpo de madeira "colada" ou um corpo de madeira de um tipo só?
    Colada, geralmente em 3 ou 4 partes. Mas se tu tiver sorte, dependendo do modelo e marca da guitarra tu pode pegar uma de corpo maciço, mas nessa faixa de preço, é difícil.

    3-Qual a diferença entre trocar as cordas de uma guitarra e de um violão?(Gostaria de saber se é mais difícil)
    Basicamente é a mesma coisa. Se for violão de aço, não muda nem o modelo de tarraxa.

    4-Qual captador é melhor para mim(estou querendo captadores de sons bem agudos semelhantes às guitarras do Slash ou do guitarrista do Black Sabbath de baixo custo).Esses tipos de captadores vêm geralmente já em guitarras?
    Tommy Iommi, esse é o nome do guitarrista do Black Sabbath (se tu quer ser fã do cara, pelo menos tu tem que saber o nome dele)
    Dependendo do preço e modelo da guitarra vem sim, acho que guitarras modelo SX vem com caps com maior saída, pesquisa sobre elas.

    5-Quais são as marcas mais confiáveis de cordas de guitarras de um preço moderado(cordas do tipo 0.09 ou 0.10)?
    Aí vai a classificação da melhor pra pior.

    Elixir >>>> Todas as outras marcas >>> NIG

    Compre Elixir, evite ao máximo as NIG, principalmente se você tiver hiperidrose nas mãos (suor excessivo) como eu.

    6-É muito comum guitarras darem choques?
    É sim principalmente quando se liga no PC e esse não tem aterramento.

    7-Tenho um Amplificador que tem duas entradas:
    Microfone 1 e Microfone 2 (Guitarra Acústica), posso plugar minha guitarra elétrica nela sem problemas? (Não pretendo colocar o som alto e o amplificador é de "média qualidade")

    Sempre plugue sua guitarra na entrada guitar, geralmente é uma entrada P10, onde o cabo dela se encaixa perfeitamente.

    8-O tipo de madeira de uma guitarra afeta drasticamente se o timbre da guitarra torna mais agudo ou grave?
    Sim, não só a madeira como o modelo da guitarra, basta comparar Ash (madeira otima para stratos) e mogno (madeira ótima para Les Pauls)

    9-Relacionado a pergunta 4, vi o captador Single-Coil e o Humbucker, qual a diferença do som agudo delas?
    Single coil tem um som mais seco com mais enfase nos graves e agudos, muito bom pra blues.
    Humbucker tem um som mais cheio com mais enfase em médios, ótimo para rock, ele tbm tem muito menos chiado que os singles.

    Você verá a real diferença neles quando tu tocar com eles.

    10-Falando hipoteticamente no futuro, se eu comprar uma guitarra de R$600,00.Eu poderia trocar os captadores dela por melhores sem nenhum problema?E quanto às outras partes como o escudo ou as tarrachas?(Tenho essa dúvida pois se eu comprar uma guitarra ruim acredito que irei ter problemas no futuro)
    Poder você pode, mas dependendo do preço dos caps não compensa.
    Só vale isso se tu realmente gostar da guitarra. Senão sempre guitarra melhor, depois os caps.

    11-A guitarra faz algum som sem o amplificador?
    Faz, ela faz um "peim" bem fraquinho.
    É bem legal de ouvir, você sente o som vibrando na madeira, mas se tu tiver a 3 metros de distancia tu ja não ouve o que se esta tocando.
    Gosto bastante de tocar a guitarra desplugada de madrugada.

    LeozapSG
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas galera e não tenho tempo para pesquisar muito na internet mas já ando pesquisando bastante.

    Como vocês podem ver eu sou realmente muito iniciante na guitarra e para falar a verdade nem tenho uma, para esclarecer o negócio dos captadores e da guitarra, eu pretendo comprar uma guitarra canhota definitiva(não consigo fazer NADA como destro) para que depois se o som dela estiver ruim eu posso apenas trocar os captadores.

    Eu ainda tenho várias perguntas mas para respeitar o fórum só irei perguntar as que não achei as respostas completas ou esclarecedoras:

    12-É necessário em algumas músicas o uso daquela alavanca que distorce o som da guitarra?Ouvi dizer que o uso direto dela pode enfraquecer/arrebentar as cordas,verdade?

    13-Existe algum fone de ouvido que você pluga na guitarra ou na caixa de som?

    14-Relacionado a pergunta 7, se eu plugar a guitarra o som ficará estranho, ele ficará muito ou pouco estranho?

    Spect
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeozapSG
    (não consigo fazer NADA como destro)

    Cara, ao começar a tocar guitarra suas duas mãos farão coisas que nunca fizeram antes. Vários guitarristas famosos na verdade são canhotos e tocam como destros. A dificuldade é basicamente a mesma para quem começa, sendo canhoto ou não.

    12 -
    Nenhuma alavanca "distorce" o som o da guitarra. A função da alavanca é abaixar ou aumentar o tom da nota. Necessário não é, mas para tocar algumas coisas é sim necessário. Além disso, existem vários tipos de pontes com essa função, algumas mais abrangentes, outras mais limitadas, etc. E, sim, de certa forma não é muito bom para as cordas, já que você acaba submetendo-as à diferenças bruscas de tensão; porém não é nenhum problema grande, já que cordas DEVEM ser trocadas constantemente.

    13 -
    No amplificador, sim. Direto na guitarra, não que eu saiba.

    14 -
    Não é questão de estranho, mas não vai ser bom, só isso. Em pouco tempo você vai querer trocar.

    TheDivisionFloyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    12- se tem voce usa em algum momento ... praticamente todos os que usam stratocaster usam em alguma musica exemplos , david gilmour , steve vai , joe satriani , jeff beck assim vai , porem o uso dela nao danifica o instrumento se ele for bem construído e tiver uma ponte boa , oque nao acontece em instrumentos de baixo custo , se for prudente nao botar muita força só perdera a afinação mais rápido , ou seja so ser prudente (em pontes de tremolo normal , floyd rose , outros 500)

    13-sua caixa multi uso deve ter saida para fone provavelmente p10 , dai so comprar o fone , liga direto acredito que voce fica sem volume , nunca testei

    14- pense que o amplificador multi uso é o mais fiel possivel , bom para quem quer cantar e tudo mais em lugar pequenos e tal , ele deixa o som como recebe , ja o de guitarra deixa o som mais bonito da uma timbrada fortalece umas frequencias , por isso todos ampli de guitarra tem som diferente , cada um muda uma coisa deixando o som mais agradável ou nao rsrs

    entao oque voce vai ter é um som natural como se ela tivesse desplugada so que mais alto , nao acho que isso muda tanto pra que ta iniciando , obviamente se tomar gosto pela coisa vai te que arruma um de guitarra

    TheDivisionFloyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Spect
    Cara, ao começar a tocar guitarra suas duas mãos farão coisas que nunca fizeram antes. Vários guitarristas famosos na verdade são canhotos e tocam como destros. A dificuldade é basicamente a mesma para quem começa, sendo canhoto ou não.

    eu ia dizer isso , alem de que o estudo inicial fica dificil ter que inverter tudo e tal

    LeozapSG
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Spect

    O que quero dizer é que não sei se é um problema meu ou se é comum mas minha treme quando tento "firmar" ou fazer um acorde ela treme ou fica relaxada.

    Spect
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeozapSG
    O que quero dizer é que não sei se é um problema meu ou se é comum mas minha treme quando tento "firmar" ou fazer um acorde ela treme ou fica relaxada.

    Isso é só questão de treino, cara. Você provavelmente tá aplicando força demais, não necessariamente na hora de pressionar as cordas, mas deixando a mão muito tensa. No começo é normal mesmo, independente de você ser destro ou canhoto.

    LeozapSG
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eai galera queria saber de acordo com a experiência de vocês quais são as madeiras do braço da guitarra que quando você toca dá para perceber o quanto é "macio".

    E queria saber também se tem algum formato de guitarra(como uma Flying V ou Fender Stratocaster) que fica desconfortável para tocar sentado.

    Spect
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeozapSG
    Eai galera queria saber de acordo com a experiência de vocês quais são as madeiras do braço da guitarra que quando você toca dá para perceber o quanto é "macio".

    E queria saber também se tem algum formato de guitarra(como uma Flying V ou Fender Stratocaster) que fica desconfortável para tocar sentado.


    Quando se diz que tal guitarra tem uma tocabilidade "macia", acredite, a madeira do braço é o que menos influi. Isso tudo seria um conjunto de coisas, tanto da própria construção do instrumento quanto da regulagem. Pode ter certeza que uma guitarra com cordas .012 é mais agradável de tocar do que uma com .010 desregulada. Além de que o que se procura na hora de construir braços é uma madeira o mais rígida possível e ainda assim propícia para a construção, então isso de braço macio não tem nada a ver com a madeira.

    E, sim, Flying V não é muito confortável para se tocar sentado. No geral, todas são confortáveis, mesmo isso sendo algo muito pessoal.

    jameshetifield
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    toque com cordas 0.9, sao mais macias, principalmente para iniciaantes, dependendo nao vai querer aumentar nunca.. guitarra de 600 reais raramente ficam boas com cordas 0.10, as cordas mais grossas costumam ate empenar o braço da guitarra, e se vc tocar com as cordas enferrujando elas comem rapidamente os trastes ...

    LeozapSG
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    jameshetifield

    Nossa cara não sabia disso, tem algum jeito de impedir que as cordas possam enferrujar como um lubrificante ou algo assim?

    guitarbeginner
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rapaz, guitarra tem esse problema, você tem que pagar cara pela qualidade, durabilidade etc.
    Corda muito boa e cara tbm kkkkkk, é a Elixir, se você é iniciante compra um jogo de cordas 0.9. Detalhe, se você passar uma pano nas cordas depois de tocar e transpirar pouco nas mas, você tem uma corda pra 6 ou 8 meses sem dar sinais de ferrugem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras e Lojas Físicas - Dúvidas