John Fogerty - Creedence Clearwater Revival - Resenha Shows realizados no Brasil - Maio/2011

    Autor Mensagem
    Rafael A.
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rafael A.


    Tive o prazer de ir no show do John Fogerty realizado no dia 08 de maio aqui em SP. A turnê dele também passou por MG, RJ além de uma 2ª data aqui em SP (10 de maio).

    Estou escrevendo essa "pequena" resenha, pois além da grande admiração pelo cara, achei que a presença dele em solo brasileiro foi muito mal divulgada em relação a outros acontecimentos na mesma época... saindo apenas pequenas notas nos cadernos de cultura dos jornais... e dada a sua importância - na minha humilde opinião - na história do rock. Revolta...

    Pelo que soube, todas as outras apresentações tiveram o mesmo bom nível, então acho que em parte, o que escrevo aqui vale para todas...

    Bom, o ponto negativo do show foram os preços dos ingressos. Aqui em SP o show aconteceu no Credicard Hall, com preços partindo de 100 e poucos reais para os lugares no alto (pisos superiores) até 600 reais para pista e se não me engano também para o camarote (que fica num primeiro mezanino). Mas logicamente houve venda de meia entrada para estudantes, e também para maiores de 60 anos (havia muitos veteranos por lá, he he).

    Fiquei nas poltronas, que se localizam atrás da pista. Um lugar intermediário entre a pista e o camarote (inclusive no preço), e tem uns 25-30 metros de distância do palco, mas achei que a visão estava muito boa. O lugar era cômodo, pois fui ao show com o meu pai! Primeira vez que fazemos isso, aliás foi todo mundo aqui em casa, situação muito legal.

    Aliás o clima estava bem familiar, muitos pais e mães com filhos, netos, senhores com chapéus de cowboy, camisa de flanela, alguns até cabeludos... muitos tomando refrigerante, pipoca, e claro... cerveja.

    Quanto ao show, resumidamente, foi ótimo. Foram aproximadamente 25 músicas (preciso procurar na web o set list completo), onde umas 3 musicas somente foram da carreira solo dele, mas que também são muito boas. As outras todas foram da época do Creedence... e, até quem não conhece Creedence, conhece o Creedence!

    A banda contava com mais dois guitarristas, o baixista, um tecladista - que ora tocava violão, dependendo da música - além de um baterista bem mão pesada, he he he... Dependendo da música, o John e/ou os guitarristas assumiam violões.

    Um dos guitarristas usou uma espécie de Les Paul com Bigsby, e o outro uma SG com P90's praticamente o show inteiro. Já o Fogerty usou LP goldtop com P90's, Les pauls mais tradicionais, uma custom black, uma bela telecaster vermelha, além de algumas PRS e , se estou certo, uma ou duas Music Man. Só belas guitarras!!!

    E ele procurou usá-las, combinado o seus timbres, de acordo com o que a música pedia, quando gravadas originalmente. Quanto a voz, não é a mesma da juventude, mas ainda está muito boa. Se não me engano ele baixou a afinação em apenas uma música executada.

    De amplis, via-se algumas caixas da Marshall voltadas para cima, e dois cabeçotes da mesma marca (não manjo de Marshall's, seriam JTM's ou JCM???). Mas enfim, o timbre estava muito bom!!! No geral a sonorização estava excelente lá. Guardadas as devidas proporções no estilo do cara, ele toca muito!!!

    O cara também tem muito fôlego, com seus quase 66 anos, tocou uma música atrás da outra, com pausas de segundos apenas para trocar de guitarra. só parou no final, quando todo mundo pediu bis, e aí a bandas voltou pra tocar Proud Mary, e depois mais uma sumidinha, pra finalizar com Traveling band.

    Foi um show inesquecível, além de um excelente programa familiar, hehehe... e que fez um fã de metal babar pelo desempenho do veterano roqueiro!


    O vídeo abaixo foi feito na 2ª apresentação deles em SP (fui na 1ª, no domingo das mães), mas entre os que eu encontrei, foi um, dos mais bem gravados, em termos de imagem e som (as vezes o som dá uma apagada, e a imagem balança, pq provavelmente o cara estava vibrando junto), e parece ter o show na integra, dividido em partes. Nesse primeiro vídeo é possível achar o link para os demais:




    É isso aí!

    Ikaruz
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Que massa! Queria ter ido.
    Também acho que a divulgação não foi boa. Quando eu soube já havia esgotado os ingressos. Vi a notícia pela TV... já era tarde demais.

    mateusrrm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Q bacana cara :) Eu ia no show q ia ocorrer em Curitiba, mas ele foi cancelado dai acabou a alegria ¬¬

    Mc Fly
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Mc Fly
    · votar


    Estive no show do dia 10 de maio, quando John Fogerty tocou com as "Gibson", principalmente a Custom, o timbre foi maravilhoso, porém as outras "guitarras" tinham um timbre muito ardido, que não me agradaram, não lembro dele ter tocado com a Fender Telecaster vermelha neste show, mas há de se afirmar que independente de timbre e sonorização, a força de suas canções, a vibração e a alma nas interpretações estão acima de qualquer questão técnica, quem realmente gosta de Rock and Roll arrumou uma forma de estar neste show, mesmo com a má divulgação do show, porém, muito também se deve ao fato das pessoas não pesquisarem e não buscarem detalhes sobre as coisas, ocorre que muitas pessoas de imediato reconhecem o nome "Creedence" porém não sabem quem é John Fogerty.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a John Fogerty - Creedence Clearwater Revival - Resenha Shows realizados no Brasil - Maio/2011