Cordas com tensão leve

    Autor Mensagem
    fripp
    Veterano
    # abr/11


    Costumo utilizar fraseados utilizando cordas soltas nos primeiros trastes do braço, típicos de quem toca violão nylon, e gostaria de transpô-los para a guitarra. Para isso, precisaria que as cordas tivessem uma tensão mais leve. No entanto, não quero alterar a afinação nem a tonalidade das músicas por causa da minha extenção vocal. Qual seria o melhor caminho?

    PS: Dei uma lida em aguns tópicos que falam sobre isso, mas nada me pareceu específico para a minha dúvida. Se alguém encontrar algo já publicado aqui, desculpas antecipadas... =)

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp

    não sei se seria o suficiente pra vc, mas tenta usar cordas de tensão 0.09 ou então 0.08...
    talvez ajude....

    mr.floyd
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp
    use 0.08 e seje feliz..

    fripp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    mr.floyd
    strinbergshredder
    Será que só isso resolve? Minha Tele está regulada para 0.9...

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp

    eu acho .008 um exagero absurdo.

    coloque 009 que vai ser muito bom

    mr.floyd
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp
    eu uso 0.08 e toco de tudo com ela..

    0.08 é bem levinha , dependendo vc vai ter que dar uma regulada na sua guitarra..

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp

    Cara, eu não acho que um calibre mais leve de cordas ajude, tanto quanto estudar este tipo de fraseado na guitarra convencional vai ajudar. Mas não use 0.008, é um calibre de cordas que gera muitos problemas de afinação, regulagem e etc... No mínimo 0.009. As vezes uma dedeira seria uma boa solução...

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp

    Nao entendi pq a necessidade de cordas leves(?)..Nao sei se facilita tampouco o timbre ficaria bacana. Ainda mais se vc usar guitarra clean sem drive e outros efeitos. O timbre vai ficar magro.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Minha experiência de vida, já usei cordas de 008 até 013:

    - Bem mais fácil tocar com cordas de espessura fina. Maior controle sobre os bends e vibratos, bem como fica mais fácil fazer escalas rápidas. A diferença para as cordas mais espessas é apenas a palhetada.

    - A única diferença de timbre final (o timbre que sai no amplificador, nas gravações) que eu percebi foi para os bordões da 013, que ficaram bem mais graves, de resto, nenhuma diferença significativa, mesmo só no clean, ainda mais se utilizar a equalização.

    - não notei diferença aprente de sustain. Talvez se eu tivesse medido cientificamente e feito umas estatísticas eu pudesse encontrar, mas aparentemente, só pelo ouvido, não encontrei.

    Minha opinião final: Usar cordas finas, nunca vi desvantagem nenhuma para as graves e vi várias vantagens.

    E achei este tópico por aqui que é interessante:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228063/

    mr.floyd
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    +1

    quanto ao timbre.. nada que um pedal equalizador resolva tudo

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    nenhuma diferença significativa, mesmo só no clean,

    Nossa de 0,09 pra 0,11 a mizinha na minha opinião fica muito diferente desde a pegada a ate o timbre...

    Mas isso, pra variar, vai muito de estilo, quem usa muita distorção modulação, compressão nao vai notar diferença mesmo não...ou pelo menos fica bem mais dificil....Agora em outros casos estilos a diferença é bem grande viu...

    Mas ainda assim o ponto do topico, Costumo utilizar fraseados utilizando cordas soltas nos primeiros trastes do braço, típicos de quem toca violão nylon, e gostaria de transpô-los para a guitarra. Para isso, precisaria que as cordas tivessem uma tensão mais leve, continuo não vendo a logica das cordas mais "finas" ajudarem em fraseados nas primeiras casas e com cordas soltas.....

    Nao afirmei que "grossas" seriam melhores ( em momento algum) só nao sei pq mais "finas" seria melhores, nesse caso. No minimo é a mesma coisa...Se fosse pra ter velocidade em escalas, fazer muitos bends, vibratos ai sim corda "fina" é mais facil...

    Enfim...hehehe

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner


    eu também não entendi o porque de cordas finas.

    sem contar que o nylon é bem mas pesado doque corda 0.009 de guitarra

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Nao afirmei que "grossas" seriam melhores

    Neste trecho aqui você aponta uma suposta desvantagem das cordas finas:

    tampouco o timbre ficaria bacana.
    O timbre vai ficar magro.

    1 fator que poderiam levar o cara a deixar de utilizar as cordas finas, entetanto é um fator longe de ser um consenso, basta ver as opiniões no tópico que eu postie o link.

    fripp
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Mas ainda assim o ponto do topico, Costumo utilizar fraseados utilizando cordas soltas nos primeiros trastes do braço, típicos de quem toca violão nylon, e gostaria de transpô-los para a guitarra. Para isso, precisaria que as cordas tivessem uma tensão mais leve, continuo não vendo a logica das cordas mais "finas" ajudarem em fraseados nas primeiras casas e com cordas soltas.....

    Pois é, bicho. Não acho que diminuir o calibre das cordas seja solução. Aliás, nem sei se tem jeito. Apenas penso que com cordas mais maleáveis, conseguiria chegar onde eu quero.

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fripp

    Pensando sem muito pensar oq facilitaria talvez fosse mudar a afinação mesmo....meio tom atras....Talvez ( mas vc nao quer)....ou esquece isso coloca 0,10 e manda bala!!!

    O importante é ter a guitarra bem regulada, não muito alta ( no seu caso) tensor ( curvatura do braço ) de acordo...e afinadinha

    Apenas penso que com cordas mais maleáveis, conseguiria chegar onde eu quero.

    De modo geral, sem duvida que facilita a digitação. Mas no caso especifico que vc citou ( e foi oq me "encucou"), ali nas primeiras casas a diferença é muito pouca...

    Vc ja usa 0,09 e nao esta gostando do resultado??


    Die Kunst der Fuge
    Neste trecho aqui você aponta uma suposta desvantagem das cordas finas:

    tampouco o timbre ficaria bacana.
    O timbre vai ficar magro.


    HAuheuhauhuea, é verdade!!! Mas É VERDADE!!! ahuehuhae!!

    Luke Strat
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    tbém acho que vc deve ir de 010, ela não é pesada e tem um timbre legal, com certeza o timbre gordo e com sutain vai depender muito do amp que vc usa, Angus Young tira som com peso e pegada com 010, Clapton tbém, John Mayer tira sons a lá SRV com 010 tbém. Se vc é acostumado a tocar com violão de cordas de nylon vc vai achar macia a 010.

    fripp
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: fripp
    · votar


    ogner
    não adianta afinar a guitarra mais grave, pois para chegar na minha afinação vocal vou acabar tendo que usar um capotraste, o que no final das contas vai dar na mesma.

    Vc ja usa 0,09 e nao esta gostando do resultado??
    Não estou. É uma parada de suíngue que eu consigo extrair do violão de nylon e não consigo na guitarra. Tendo até a achar que as cordas estando baixas é pior. Será?

    Luke Strat
    Se vc é acostumado a tocar com violão de cordas de nylon vc vai achar macia a 010.

    Pelo que eu li, quanto maior é o calibre, maior é a tensão...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas com tensão leve