MMI Veterano
|
# set/13
· votar
Plank
tenho um captador de uma fender americana que precisa ser rebobinado, pois o fio da bobina q é ligado ao terra rompeu e não tem como acha-lo, assim a unica solução seria rebobina-lo e já que não tenho nada a perder, nada custa tentar.
Tire a fita que envolve a bobina, expondo o ímã e a bobina, depois cuidadosamente procure o fio que rompeu, se é isso que aconteceu. Se achar, é só soldar no lugar.
devido a dificuldade de conseguir o fio de cobre que não seja em quantidades absurdas, pensei em retirar o fio que já está no captador e utilizar ele mesmo no rebobinamento.
Melhor não. Compre em loja de eletrônicos ou pela internet. No ebay tem em pequenas quantidades.
ele já tá parafinado, logo eu não sei se tem como fazer isso. caso seja possível, seria necessário parafinar o captador novamente?
Por isso que é melhor retirar o fio e desprezar, use um novo. Para tirar, pode ferver num panela com água ou vai "na raça" mesmo, este fio não vai servir para muita coisa depois. Sim, depois você vai parafinar de novo, é melhor, principalmente nesse seu caso caseiro. Use parafina a 90 graus, mergulhe o captador por umas 6 horas, mexendo de vez em quando.
O fio você vai encontrar várias referências, basicamente o 42 AWG e o 43 AWG, depende da saída pretendida também. Ambos foram usados pela Fender em seus captadores, depende da posição (ponte/braço) e do resultado esperado. Você vai achar nestas medidas o plain enamel e formvar e dentro do plain e formvar vai achar o light e heavy. Tudo isso se relaciona com a espessura do isolante (a medida interna, do condutor, é 42 ou 43). Se não estou errado, o formvar tem o som um pouco mais aberto e agudo, o plain fecha um pouco mais o som. Mas ainda tem o heavy e o light, que também muda o som do captador. Para fazer bem no modo "Tabajara", use um toca-discos antigo, uma parafusadeira elétrica ou mesmo uma furadeira para enrolar. O modo de enrolar muda o som do captador, mas tente distribuir o fio da forma mais uniforme possível. É só enrolar um monte e depois tentar acertar com um multímetro a saída dele, por exemplo, 11k.
Outro segredo está no ímã, em como o campo magnético se distribui na barra. Mas isso já é outro assunto e entram segredos profissionais dos caras que eu não vou revelar. kkkkkkkk
Só não esqueça da história do pavão e do urubu. Gambiarra vai dar m...
|