Duvida! bends em Stratocaster & Les Paul.

    Autor Mensagem
    jackie morrison.
    Veterano
    # abr/11


    Saudações! amigos to com uma duvida e gostaria da ajuda de vcs, bem, eu tenho uma strato regulada com cordas 0.11 em afinação normal, fui no estudio ensaiar e tal com um amigo, e tá muito dificil fazer bends nela, pelo menos requer um esforço, já na les paul dele que tá com cordas 0.10 e em afinação normal também estava muito facil e empolgante fazer os bends. gostaria de saber se isso é por causa do calibre da corda que to usando e da regulagem ou é a les paul mesmo que é mais flexivel?. abraço e sucesso a todos!

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Corda

    Anderson_Matos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tu quer fazer bem fácil numa strato com cordas 0,11 e afinação padrão?Me poupe...Afina ela 1 tom abaixo ou põe cordas 0,10

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Anderson_Matos

    porque diz isso?

    não vejo problema algum

    Anderson_Matos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    não vejo problema algum
    Eu vejo dificuldade!

    LucasBM
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Me poupe...
    Hmmmmm Meninão.

    Afina ela 1/2 tom abaixo ou põe cordas 0,10

    Tchavo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jackie morrison.

    É o calibre da corda.

    Anderson_Matos

    Eu vejo dificuldade!

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jackie morrison.

    Velho, cada strato é uma strato...nao da pra generalizar...

    Qual a strato? Qual os trastes, vintage, jumbo?? Qual tipo de braço, V, C, D?

    Uma boa regulagem, tensor, saddles, nut e trastes em dia é FUNDAMENTAL pra pegada....

    E a diferença de 0,10 pra 0,11 é consideravel mesmo...Pode ser isso...

    LucasBM
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jackie morrison.
    Mais uma, você toca com que frequência na Les Paul e na Strato ? Tocar muito tempo em Les Paul, com cordas 0.10, e depois tentar fazer bends em Strato 0.11 pode ser difícil. Mas acostuma.

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Anderson_Matos


    ja tentou? por quanto tempo?

    se usar essa corda por 1 semana, obviamente vai ter dificuldade.

    jackie morrison.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    to com uma squier, n sei quais são os trastes, mas estão legais, o tipo de braço é C. vou ver se é regulagem mesmo vou colocar 0.10. é pq na les paul estava muito muito confortavel, acho que também é pq toco com 0.11 tem um tempinho, não que eu n consiga fazer os bends nela entendem, mas na les paul a pegada tava muito melhor!

    jackie morrison.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    eu toco com 0.11 na minha strato e já tem um bom tempo, a les paul toquei no estudio com um amigo!

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jackie morrison.


    manda abaixar bem as cordas... mesmo sendo 0.011, elas vao ficar bem leves.

    joaormrt
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Anderson_Matos
    SRV é o SRV é claro....mas o cara usava 0.13 e fazia bend com mais tranquilidade q eu com cordas 0.8

    jackie morrison.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    gente eu consigo fazer os bends numa boa na strato com 0.11 mas n com o conforto que toquei na les paul com 0.10. ai a duvida que tenho é que sera que é pq to usando na afinacao normal com 0.11 e o fato das cordas serem desse mesmo calibre influenciam tanto? pq a diferença era gritante!

    jackie morrison.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    sera que se eu afinar em mibenol fica legal com 0.11?

    Geist
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jackie morrison.
    sera que se eu afinar em mibenol fica legal com 0.11?

    Com certeza deve melhorar, já que as cordas ficam mais folgadas. Lembro que as cordas estavam cortando meus dedos(uso 0.09) pois estavam desafinadas. Quando afinei na afinação padrão, continuou o problema. Então eu afinei em Eb e agora fica muito melhor para bends e quando faço slides não saiu com os dedos cortados. Não consigo usa outra afinação, tanto pelo som quanto pela tocabilidade.

    mr.floyd
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    pra ter idéia
    eu tenho duas estratos com mesmo encordoamento e
    os BENDs nelas são totalmente diferentes..

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jackie morrison.

    Além da diferença na espessura das cordas, trastes jumbos e etc, tem também o fator "comprimento da escala", que quanto menor for, menor será a tensão das cordas e portanto será mais fácil de executar bends.

    Em geral, nas Les Pauls o comprimento da escala é menor que o das Stratos, por isso, em condições exatamente iguais, só se diferenciando o tamanho da escala, nas Les Pauls necessita-se de menos força para executar Bends.

    Estando ela com cordas de espessura menor que a da Strato, esta facilidade se acentua ainda mais.

    Abraços.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O cara que é macho mesmo, usa 011. hehe Extra-macho usa 012. "Machucado", usa 013!

    ;) Brincadeira! Como já disseram acima, há peculiaridades em cada guitarra. Eu diria que em Strats, 010 cai bem e em LPs 011.

    Eu uso 011 em todas as minha guitarras (SG, Strats, Tele e LP) pelo simples motivo de praticidade. Estão todas reguladas pra essa espessura. Parece algo besta, mas pra mim, é mais cômodo pois não tenho que pensar muito.

    Abs

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    MauricioBahia
    "Machucado", uso 013!

    013, se for pra mim, é machucado literalmente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge: 013, se for pra mim, é machucado literalmente.

    hehe. O trocadilho foi justamente esse!

    Abs

    Rapha_krust...
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Já toquei numa guitarra com 0.13 um amigo que toca Jazz colocou na semi dele. Me proporcionou uma admiração maior ainda ao SRV pq fazer o que ele fazia com 0.13 é impossível para meros mortais.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    MauricioBahia

    Eu diria que em Strats, 010 cai bem e em LPs 011.

    Fala Mauricio! Vc já toca de LP há um tempo né? Pois é cara, nunca tive Les Paul e acabei de pegar uma Gibson Studio. Tava acostumado a tocar com cordas 0.09 nas minhas outras guitarras (Tagima Strato e Washburn KC-630, estilo Ibanez, com Floyd Rose).

    A Gibson veio de fábrica com cordas 0.10, mas acho que não vou me acostumar. Até pq tava mto tempo parado sem tocar e estou sem pegada nenhuma, e acho que 0.09 vai facilitar um pouco mais a minha vida, hehehehe.

    A pergunta é: Essa mudança de 0.10 para 0.09 é grande nas LP's, ou não tem nada a ver, a mudança é mto sutil, e tal.

    Vlw!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    renatocaster
    Dando minha humilde opinião :
    A mudança é sutil, e com um pouco de treino se torna até mais confortavel, já que a espessura das cordas é maior,"encaixa" melhor nos dedos, e não "corta" os calos..


    Voltando ao assunto do tópico, a dificuldade em dar bend's, se for muito alta, provavelmente é culpa de uma má regulagem...
    Há diferenças notáveis de uma lp para uma strato sim, como shape do braço, comprimento e raio da escala, mas não é nada de outro mundo, creio que seja uma strato comum com raio de 9.5 e shape em c , então não deveria ter esse tipo de problema..
    Estando bem regulada, é só praticar e se acostumar com 0.11..

    LeoBrazil89
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    cordas, rs

    jackie morrison.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    amigos voltei pra conclusão! hehe, realmente foram as cordas, no meu caso, coloquei 0.11 em mibenol e pra fazer os bends tá uma maravilha agora! obrigado pela atenção de todos! abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida! bends em Stratocaster & Les Paul.