Autor |
Mensagem |
michael guitar Veterano |
# abr/11
ola pessoal venho aqui trazer um bom assunto sobre harmonia e campo harmonico nos modos gregos para fazer mos um bom resumo e achar,mos um ponto de saida. falare,mos sobre triades fechadas em cores modais no campo harmonico de G<G,Am,Bm,C,D,Em,F#mb5. sempre usando LA maior no baixo.bom estudo em breve tablatura.
|
erickx Veterano |
# abr/11
· votar
Eu tenho uma duvida de modos!
modo C jonio: C D E F G A B D
modo D dorico:
D E F G A B C D
ou seja mesmas notas !!! E se eu for improvisar em D posso usar todas as notas do C jonio?
uai!
|
jberbetz Veterano |
# abr/11
· votar
erickx C jonio e D dorico pertencem à mesma tonalidade: dó maior.
São as mesmas notas.
Se você for improvisar em D, não pode usar as notas de C jonio.
D é tonalidade de ré maior, e C jonio é dó maior.
D dórico é uma coisa e D é outra (D, assim, seria o mesmo que D jonio).
O que caracteriza o modo, mesmo contando com as mesmas notas de outro modo, são os intervalos (tonicas, terças, etc) e isso fica mais evidente quando harmonizado de certas maneiras.
|
# abr/11
· votar
ola meu caro eu respondi uma pergunta anteriormente e uso mesma resposta paara vc entender bem modos e começar do principio. usamos trocas de escalas para entender;mos um modo como ferramenta,ou seja,antes de mais nada usa;se o modo jonio C,para improvisar um solo em uma musica que sua tonalidade e C. derrepente o arranjo ascende ou descende meio tom, para fazer esse transporte ou seja para chamar a nota vc usa um modo na mesma localidade que esta usando o jonio ex> ascende em jonio e na hora da troca descende em locrio na mesma casa, assim vc mudou de C para Db. para D se usa o mesmo locrio da casa 9 para Eb se usa eolio de C para E mesmo eolio da casa 9 de C para F usa mixolidio e assim por diante lembre,se e sempre no mesmo lugar onde se executa jonio sendo assim as trocas de C para Db seria assim jonio 357,357,457,568, 57 (casas da quinta corda para primeira) locrio para Db (descendente ) 864,764,653,643,643 ou seja sobe em uma e desce em outra. espero ter ajudado bom estudo
|
# abr/11 · Editado por: michael guitar
· votar
assim se conhece os modos e modelos em um mesmo ponto para depois usar como ferramenta melodica.vc esta perdido por que começou nao do começo. lembre<se que sempre se acha um ponto inicial para depois seguir estudo sistematico. abraço
|