Como vcs conseguem ?passos de tirar musica

    Autor Mensagem
    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11


    Eai pessoal blz?
    outro dia criei um topico (q n me lembro o nome)
    mas q me revelou uma coisa
    tirar musica d ouvido n significa tirar "nota por nota " caçando-as ( como eu fazia)
    e basicamente tirar os acordes da musica descobrir o campo harmonico e ver as possibilidades
    ai eu fui tentar fazer desse jeito li bastante coisa sobre harmonia modos gregos e tipos de escalas
    mas mesmo assim quando vor por na pratica ,, BAN ,, nd q preste
    minhas perguntas sao:
    toda musica tem como identificar os acordes?
    mesmo quando sao riffs e " só" ir pelas notas"?
    COmo vc conseguem intender o pq de cada coisa na musica?
    qual o passo a passo d vcs?
    exemplo a musica Don't cry do Guns
    ela tem os acordes
    Am ,Dm G e um dedilhadinho "q conclui o trexo"
    como eu analiso essa parte do dedilhado
    e uma vez q eu ja sei os acordes qual caminho eu sigo dps?
    se pudarem explicar e exemplificarem
    axo q ajudaria alguns de nos por aqui

    OBS nd q li aqui, de fato , me esclareceu :S usei a busca KKKK( tem q avisar por aqui) se eu deixei algo passar por favor desculpem :D

    Drinho
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Drinho
    · votar


    é exatamente como você falou mas você só desenvolve esse bom senso de detectar progressões, frases, tipos de sons, tonalidades a partir do momento que você tem um certo convívio com a guitarra, você pode ler o que for, ler não te dá sensibilidade, ler te explica como funciona cada assunto, mas sensibilidade vem com um tempinho tocando até chegar uma hora que você vai sacar o que tá acontecendo qualquer música seja rock n roll, pop e etc. antes de você ter sensibilidade você tira por tom, nota por nota.

    lá pro meu segundo ano guitarra eu tinha tirado a mr crowley lá do ozzy notinha por notinha, demorei acho que mais de um mês entre decorar e tocar (e nem saia legal hehe, mas eu tava feliz) e do nada esqueci da música e nunca mais nem se quer ouvi direito ela né, pq comecei a me interessar por outros assuntos e tudo mais. Enfim ... nesse ultimo mês, 8 anos depois me deu na telha de gravar ela na casa do meu amigo só pra ter de recordação, eu nem tirei a música pra gravar eu simplesmente gravei, só parava uma hora ou outra pra lembrar da musica e reproduzir, mas assim rapidinho e sem stress. Agora eu não toquei ela 8 anos depois pq eu lembrava da música, eu gravei ela de forma simples porque o rock n roll principalmente é um estilo mto previsivel até pela sua natureza, você sabe o que qualquer guitarrista de rock gosta de fazer, como o pessoal resolve idéias e frases com frquência ou como se trabalham harmonias simples de rock n roll. Nos dias de hoje eu tive essa facilidade pq eu fiquei lá 10 anos convivendo com a guitarra entao com o passar desse tempo você começa a sacar as coisas naturalmente, não é nem questão de ser bom guitarrista, é que nem andar de bicicleta uma hora vc pedala, a bicicleta resolve parar de cair e vc anda... é simples ...

    a teoria musical pra quem não conhece parece um monstro, quando vc passa a sacar vc fala:
    "porra, era isso? que merda hein"

    abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Lg-slash outro dia criei um topico (q n me lembro o nome)

    procura no seu perfil tem suas postagens


    ai eu fui tentar fazer desse jeito li bastante coisa sobre harmonia modos gregos e tipos de escalas
    mas mesmo assim quando vor por na pratica ,, BAN ,, nd q preste


    se vc ja ta por dentro dessa parte teorica entao tem q botar pra funcionar duas coisas q estao presas nas laterais da sua cabeça e q vc nao precisa pagar nada pra usar... oq é????? se chama ouvido , abraço

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    como exercitar o ouvido
    e so fica tentando advinha as notas?( pq isso eu ja consigo um pouco)
    tem como treinar pra ter mas sensibilidade?

    fgr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não dá p escapar da parte de ter um ouvido que identifique a nota sendo tocada...

    mas nem tudo é só ouvido! rs

    Acho que sua dúvida é saber que o dedilhado na verdade tá sendo feito em cima de um acorde, e quer saber que acorde é esse...

    Logo, tente descobrir as notas sendo tocadas(ouvido).. escreva num papel e monte as escalas de cada nota tocada, veja qual se encaixa e pronto!

    Exemplo prático da Don't Cry..

    O arpejo usa as notas: ||A - E - A - C - A - E - | D - D...
    Pegando as notas do primeiro compaço vc percebe que todas as notas forma o acorde de Am... logo, um arpejo sobre o acrode de Am, logo o acorde a ser tocado nesse compasso seria Am!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vcs conseguem ?passos de tirar musica