pensando Grego? usando os modos ?)

    Autor Mensagem
    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Lg-slash


    pessoal
    Imaginem a seguinte progressao

    C F G C
    primeiro, quarto ,quinto e primeiro grau de C dnovo certo?
    OK

    enquanto tiver no acorde de C eu penso no C jonio,
    mas quando mudar pro F eu tenho q pensar F Lidio?
    tipo pensar como se F , fosse a tonica (obvio baseado em C)
    tipo F G A B C D E F
    ai por exemplo ,se eu quisesse dar outro " clima a musica"
    eu pensaria no F lidio , e dentro da escala de F lidio , escolheria o grau q faria a musica ter o "clima" ou intençao que eu quero?
    Esse é um modo d usar os M.gregos?
    tipo :
    C...F
    nesse F se eu usar o G como no exeplo ,é o quinto grau do C
    mas se eu quisesse usar o 4°grau de F lidio , no caso o B
    estaria aplicando "os modos" ; ou so estaria simplesmente usando o 7° d C
    se estiver certo o raciocinio do F lidio
    quando mudasse pro B ,seria B locrio , ai eu pensaria na escala e nos graus correspondentes a B locrio neh?

    se eu copliquei fo imal
    mas espero q alguem entenda
    OBS :SIM USEI A BUSCA
    e ainda me confundiu mas como n tenho um PROFESSOR pra dizer ta certo ou errado , axo q fazer perguntas semelhantes pra ver se o pensamento esta correto é valido.
    entao por favor ao invez d mandar o link d algo q eu ja devo ter lido
    so me digam se pensei errado ou certo POrfavor OK? e se eerrei o pq d ter errado ..
    OBG lol

    Spect
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, por favor, reescreve isso aí usando vírgulas, pontos e gramática correta, sério. Tá horrível de ler.

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ja editei
    intendeu agora?

    Jawbreaker
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    C Jônio = F Lídio

    Não mudará nada, as notas são as mesmas na prática.

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    entao como se usa os modos?
    sem ser pra solar / improvisar ?

    prog_jam
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lg-slash

    experimenta esse exemplo:

    progressão: || Em | % | Dm | % :||

    agora, pra gerar a sonoridade do modo dórico, no acorde de Em use a escala maior de D e no acorde de Dm use a escala maior de C.

    com essa informação ficou mais claro o como utilizar os modos?

    luckseven
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lg-slash
    Entendi bem o que vc falou...

    Então os acordes do campo harmonico maior de C são:

    C - jônio
    Dm - Dórico
    Em - Frígio
    F - Lídio
    G - Mixolídio
    Am - Eólio
    B° - Lócrio

    Enquanto vc estiver tocando esses acordes e estas escalas vai estar no campo harmônico de dó maior e não conseguirá obter sons dos modos.

    Para conseguir ouvir o som de cada modo terá que ficar tocando uma nota no baixo e ir variando os modelos de escalas.

    Fiquei tocando o baixo em mi

    Ai execute as escalas de:

    mi jônio, mi dórico, mi frígio e etc...

    É muito importante vc saber que tbm grande parte desse som mais elaborado está relacionado a harmonia, então estude bastante harmonia tbm.

    Minha indicação é para você procurar a vídeo aula do Tomati (guitarrista do Jô), é bastante antiga, mas contém informações preciosas ali.

    Dê uma lida no material que tem no site jazzbossa.com

    Qualquer duvida posta ai, a galera do fórum sempre ajuda.

    prenatopb
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lg-slash
    Fala!
    A melhor explicação foi a do nosso amigo Veterano luckseven. Mas se liga: o melhor neste caso é fazer uma aula de música. É quase impossível alguém te ensinar isso por aqui. Mas mesmo assim vou tentar:

    Quando vc tem uma música tocada em modo grego, a escala não muda de acordo com o acorde. A escala permanece a mesma. Se vc está tocando uma música em Dó maior, vc vai usar a escala de C maior em todos os acordes... tente pensar assim.

    Quando vc pensa em Dó Lídio, por exemplo, a escala de Dó fica "igual" a de Sol maior. Só que a tônica (nota de resolução) continua sendo Dó (ou seja, o 1° grau não muda, mas sim 4°, que antes era Fá e agora é Fá#). Explore este "acidente" ao máximo! Na harmonia, deixe de fazer acordes com a nota Fá - na verdade vc deve converter essa nota em Fá# nos acordes, fazendo o Dm virar Maior, por exemplo. Tente aplicar este raciocínio aos outros modos tbm.

    Um exemplo de música que é tocada em boa parte em Dó Lídio:
    http://www.youtube.com/watch?v=AOsgv_X_cV8

    Espero ter ajudado Brother! Abraço e Paz de Jesus pra geral!

    @prenatopb
    http://letraemusicadgp.blogspot.com

    michael guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ola pessoal
    outra ferramenta bem interessante quando se fala de modos e trocar escalas ou seja no centro tonal.ao inves de trocar de modos se troca de tonalidade.isso e uma informaçao valiosa na hora do improviso.
    aonde se parte de DO para outros tons.
    usando C jonio se usa o modo (modelo) de locrio na mesma casa para C.logo esse modo serve para transportar um arranjo de C para Db,por que transfere a escala de C para Db.exemplo pratico <se vc ta tocando em C usa esse locrio na mesma casa para transferir de C para Db.locrio na casa 9 para transpor de C para D etc... bom estudo

    Lg-slash
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    PO brigadao ha vcs xD
    axo pelomenos deu pra dar uma clareada sobre os modos xD
    birgadao MSM lol

    Filippo14
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não cara, e assim: Numa base como essa, todos os acordes tem a "mesma" importancia, vc sola por todos os modos ,pentas tudo, onde vc vai usar isso de C Jônio ou F Lidio é quando tem acordes com baixo ou q pedem determinada coisa por exemplo, imagina essa mesma progressão, só q agora vc faz assim:
    C/D - G/D -F/D - C/D. O q eu mudei foi colocar um baixo do segundo Grau. Isso acaba pedindo um D dorico, numa base dessas vc usa um D dorico porque eu coloquei e enfatizei o D, então se vc usa as pentas do dorico e o modo dele, fora os arpejos de triades q vc pode usa, vc acaba encaixando melhor seu solo, num tem tanto perigo de repousar em notas ruins e fica mais harmonioso com a base, um grande exemplo é crazy train, o randy ele faz essa seguinte progressão em certo momento, na verdade em boa parte da musica:
    A- E - D, porem ele faz um baixo na A solta, toca uma vez cada triade desses acordes e marca o tempo nesse A, com isso ele transforma esse momento em A jonio, e não apenas o tom de A, pode-se ver isso tambem pois o jonio tem uma caracteristica de ser feliz, e essa parte realmente da uma sensação assim

    espero ter ajudado abrass

    Juninho da Guitarra
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    (exemplo)Eu baixo um backing track em Am, depois que eu acho o tom, eu procuro nos campo harmonicos maiores, onde há o Am, e acho no C e no F.
    Eu procuro quais são os graus correspondentes a C e F e acho o Jônio e Lídio.
    Acho finalmente o Fá Jônio
    Fá-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi-Fá

    Eu posso pensar assim, para improvisar ou solar no modo grego?

    Juninho da Guitarra
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Juninho da Guitarra
    · votar


    Alguem?

    Juninho da Guitarra
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Me ajudem ;=/

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/11
    · votar


    Juninho da Guitarra
    Pode.

    Juninho da Guitarra
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fá jonio não, mas sim fá eólio

    Juninho da Guitarra
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Estava lendo que nem sempre que o tom da musica for menor eu posso usar modos gregos menores (dórico, frígio, eólio, lócrio)
    verdade isso?

    PeedroArcuri
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Quanto o tom da musica for menor tu deve achar a relativa maior eu acho.

    Dibilo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sabendo-se que Am é a sexta relativa de C,você usara todas as escalas de todos os modos de C,e assim segue pra qualquer tom,Em=G e por ai vai.

    V.inny
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: V.inny
    · votar


    Lg-slash
    Li seu primeiro post e entendi a dúvida, mas você não vai conseguir trabalhar modo grego bem em cima disso pois essa é uma cadência tipicamente tonal. Os modos gregos são trabalhados em cima de sequências cuja cadência é modal.

    Um exemplo de uma sequência modal seria por exemplo trabalhar em Fá Lídio com a sequência harmônica: F7+ Em7 Dm7 G7, aonde F7+ é o acorde da tônica, Em7 e G7 são cadenciais por possuírem a nota característa do modo (Si no caso) e Dm7 é um acorde de apoio. Faz-se a progressão: T C A C

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pensando Grego? usando os modos ?)