Aula de guitarra - dúvida sobre investimento.

    Autor Mensagem
    B. Martins
    Veterano
    # abr/11


    Bom dia/tarde/noite pessoal!

    Estou com uma séria dúvida sobre meu futuro guitarrístico, e queria que os guitarristas mais experientes do fórum me auxiliassem.
    Estou em dúvida se faço um investimento em aulas, ou compro uma segunda guitarra/outro equipamento.
    Toco Blues, Rock, e um pouco de MPB... considero-me intermediário. Toco há 9 anos, faço em média 3, 4 shows por mês, toco com 3 bandas. Tenho o seguinte equipamento:
    Guitarra Fender American Standard, amplificador Fender Hot Rod Deluxe III (valvulado), pedais: Wah Wah Cry Baby 535Q, Ibanez Tube Screamer, Sansamp GT2, MXR Micro Chorus, MXR Micro Flanger, Line 6 Delay Modeler DL4, T.C. Eletronics Polytune - Afinador... Line 6 Pod Express que uso pra estudo, com fone AKG 414... Cabos todos da Planet Waves, Circuit Breaker, e os dos pedais são Classics, da Planet Waves também.

    Minha dúvida é: preciso de mais alguma coisa no set? Ou está na hora de fazer aulas? Estudo guitarra sozinho, sei ler partituras (até lição 60, do Bona, tranquilo... depois disso estou aprendendo ainda). Conheço Harmonia (campo harmônico maior) e Modos Gregos... Como toco blues, estou tranquilo em pentatônicas. Consigo tirar de ouvido, de J.S. Bach a New Age, Rock, Blues... enfim... Palhetada alternada só vou tranquilo, com clareza mesmo, até semicolcheia em 110 B.P.M. Tenho dificuldade com técnica, pois sou canhoto, e toco normal. Na verdade, tenho duas mãos esquerdas, como dizem!

    A dúvida é: Vale a pena investir em aulas?

    Penso em dois professores:
    Ou o Pollaco, para pegar bem Harmonia e Improvisação, ou o Edu Ardanuy, para pegar técnica. Vale a pena fazer uns 6 meses com cada um?

    Se puderem, indiquem outros bons, desculpem alugar vocês, é que nunca fiz aula e não sei os resultados desse investimento!

    Um forte abraço,

    Bruno.

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Está difícil prosseguir nos estudos sozinho, também.

    E ah... a segunda guitarra será/seria uma Gibson Les Paul Studio.

    Obrigado pela atenção!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    B. Martins
    Tenho o seguinte equipamento:
    Guitarra Fender American Standard, amplificador Fender Hot Rod Deluxe III (valvulado), pedais: Wah Wah Cry Baby 535Q, Ibanez Tube Screamer, Sansamp GT2, MXR Micro Chorus, MXR Micro Flanger, Line 6 Delay Modeler DL4, T.C. Eletronics Polytune - Afinador... Line 6 Pod Express que uso pra estudo, com fone AKG 414... Cabos todos da Planet Waves, Circuit Breaker, e os dos pedais são Classics, da Planet Waves também.

    Penso em dois professores:
    Ou o Pollaco, para pegar bem Harmonia e Improvisação, ou o Edu Ardanuy, para pegar técnica.


    Opa! Foi mau aê Playboy!

    Brincks! xD


    Não sei no teu caso, mas eu estou fazendo aulas e estou melhorando, e olha que nem é com Ardanuy. =)

    Tenta uns meses, aproveita bem e ve se isso resolve seus problemas.

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Viciado em Guarana

    Playboy nada! Eu tenho uma Memphis MG32... comprei a Fender esse ano, junto com os equipo, e tudo fora do país, para ser mais barato.

    Tu não sabe o que é tocar com um pedal de distorção só, ligado no cubo de baixo emprestado do amigo, por um boooom tempo. Aí agora deu, fiz a festa. Rs. Valeu pela dica, cara. Vou ver mais algumas opiniões e vejo se me inscrevo num curso! Abraço.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    o equipo tá ok, acho que dependendo do som que vc faz, uma com 2 humbuckers ajudaria vc ter mais variedade de timbres..

    porem ninguém melhor que vc mesmo pra saber se precisa de algo a mais no set.

    e ninguém melhor do que vc mesmo pra saber se está precisando de um professor pra lhe orientar melhor um esutudo sobre determinado assunto.

    acredito que com um professor vc aprende mais rápido e tem sempre alguem lhe cobrando

    toco 1 anos menos que vc, e o pouquíssimo que aprendi foi num puta sacrifico e sem saber se o resultado do estudo seria realmente positivo.

    vivo acertando pouco e errando muito..só não tenho aulas, porque onde moro, infelizmente não há professores..se não..então vai na marra e no google.

    no teu caso, se tu já ganha uma grana boa com musica, eu teria aulas, pra investir mais na minha performance e iria juntando aos poucos a grana pra uma segunda guitarra razoável..
    Investiria mais em harmonia e improvisação

    A técnica, definitivamente, me parece ser a coisa mais fácil a ser aprendido na guitarra.

    pscb
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    B. Martins
    A dúvida é: Vale a pena investir em aulas?

    Com o teu equipamento, não há dúvidas que aula é o melhor negócio.

    Comprar equipamento e não estudar é que nem comprar panelas e não saber cozinhar. Mesmo que tu saiba tocar, a aula organiza as idéias. Tudo fica mais fácil.

    Eu gostaria de estudar os três instrumentos que toco. Só faço aula de guitarra, porque estou pagando um violão de luthier, então não sobra para aula de baixo nem de violão.

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Paulo Heineken
    Paulo, obrigado pelas informações. Penso nisso, de uma guitarra com humbuckers... acho que falta isso. Técnica é fácil para alguns... mas pensa num canhoto desajeitado? Risos.

    pscb
    Tu fazes aula e sentes diferença? Mês a mês, tu tens notado progresso?

    Ah... antes que alguém indique microfones para o amp, uso Shure SM57. Realmente, acho que falta Tremolo e guitarra com humbucker. Mas e agora? Aula ou mais equipo?

    Drinho
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Drinho
    · votar


    B. Martins
    Opa tudo bem amigo? Não acredito que eu seja mais experiente do que você afinal eu tenho 10 anos de guitarra mas vou lhe dar umas sugestões de acordo com suas possíveis vontades e necessidades. Pelo que você falou eu vejo que somos um contraste porque você sabe mais do que eu em certo departamento e eu sei mais do que você em outro. Eu nunca fui muito aplicado nessa parte de partituras, eu sei escrever e compreender, mas para eu escrever um compasso vou demorar meia hora e se você me pedir pra ler tocando vai sair um desastre, eu vejo que nessa parte você tem conhecimento isso já é um ponto ótimo, principalmente pra quem trabalha com música, mas na parte guitarrística da coisa eu creio que seu conhecimento poderia ter ido além se tratando ai de 9 anos, eu lembro quando eu comecei a frequentar a fórum do cifraclub em 2003 ou 2004 se não me engano, tinha um pessoal com até então 5, 6 anos de guitarra que eram já muito desenvolvidos, mas estudavam com professor, com muita disciplina e etc...

    Com relação aos investimentos de acordo com a sua pergunta vamos por partes:

    Equipamento:
    Isso é muito muito relativo, vou dar o meu exemplo, eu não uso nem metade da metade do que você usa, minha guitarra principal é uma tagima bem antiguinha já, que eu customizei de acordo com meu gosto, uso um amplificador pré valvulado avt 100 watts da marshall, delay do próprio amplificador, um crybaby, afinadorzinho de mão e cabos spectraflex. Só.
    Sou muito satisfeito, não vou falar que sou 100% satisfeito porque meu amplificador não é tão barulhento quanto eu gostaria então se deus quiser esse ano eu compro meu marshall jcm 2000. Agora pra você, o que você precisa? Você trabalha fazendo cover? Você tem banda de som próprio? Você sente falta de alguma coisa no seu setup pra deixar o seu som ao seu gosto? Pro meu uso o que você tem é um exagero agora pro seu pode tá faltando alguma coisa, ai quem tem que saber é você, por isso as perguntas. Eu no seu lugar investiria em aulas porque o que não falta ai é equipamento hehe, e com a bagagem que você tem é bem provável que quando você pegue aulas você deslanche. O professor pode encher o seu saco com algumas manias que tenham ficado da sua parte caso elas existam mas a partir do momento que você "engrenar" é bem provável que você enriqueça seu conhecimento bem rápido então eu acho um investimento interessante para o momento de acordo com a sua bagagem principalmente.
    Agora com relação ao assunto que você deve procurar abordar mais, se deve ser mais "execução do instrumento" ou "música em sí", na minha opinião a música sempre deve estar em primeiro plano afinal o nosso objetivo é fazer música, entretanto se você não tem domínio técnico você deixa de explorar sonoridades que seriam muito interessantes para o enriquecimento da sua música, então veja bem o que você quer e onde a sua música se encaixa técnicamente falando, o steve ray vaughan não precisava conhecer tapping de quatro dedos para fazer a música dele, agora se você tem a pretensão de ser um guitarrista completo explorar vários estilos, sonoridades, fazer diversos tipos de música e ter um vocabulário rico acho que você não deve abrir mão também de "malhar" técnicas para você dominar o instrumento por inteiro. Então creio que você tem que buscar um professor que te ofereça tudo isso com qualidade e na minha opinião para quem quer comer guitarra com farinha e saber tudo e mais um pouco ninguém melhor que o Mozart Mello pra ensinar. Grandes guitarristas foram alunos do Mozart, eu não o conheço pessoalmente mas meus dois professores foram alunos dele e era só elogio quando falavam a seu respeito. O Edu Ardanuy, puta merda é talvez o guitarrista que eu mais gosto, já vi na minha frente o nego tocando e não é brincadeira, mas creio que para uma linha mais didática o Mozart seja uma escolha mais interessante, a parte chata é que eu acho que conseguir aulas com ele não deve ser tão simples porque ele provavelmente deve estar bem lotado como sempre esteve, mas de qualquer forma pesquise e procure um professor que possa contribuir com você pelos dois lados e ao mesmo tempo de preferência, aproveite sempre um novo assunto para estudar uma nova técnica em cima dele, isso é matar dois coelhos com um tiro só, e funciona.

    Abraço velho.

    pscb
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    B. Martins
    Tu fazes aula e sentes diferença? Mês a mês, tu tens notado progresso?

    A diferença é enorme. Eu conheço vários assuntos em música, mas tudo bagunçado. Com o professor, eu estou com as idéias organizadas. Isso inclui coisas básicas: pentatônicas e inversões, modos gregos, arpejos, harmonia, formação de acordes etc.

    Talvez tu já saibas tudo isso, mas sempre tem outros assuntos. Há dois anos, estudei teoria musical e entendi coisas fundamentais como armadura na partitura, tonalidade, ciclo de quintas, intervalos etc.

    Eu tenho um equipamento legal, incluindo pedais que trouxe do exterior, amplificador valvulado, guitarra com peças top etc. Só me arrependo de não ter feito aulas antes.

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Drinho
    Obrigado pela colaboração!
    Vamos lá... Realmente, eu deveria ter aprendido bem mais. Muita coisa eu esqueci, como Campo harmônico menor (natural, melódico e harmônico), além de ter perdido bastante a agilidade. Nesses nove anos em que toco, 40% do tempo eu fiquei sem encostar no instrumento por conta da graduação em Engenharia, o que me prejudicou bastante. Depois das suas considerações, realmente vou procurar um professor! =]
    Técnicas de fraseado, double stops, chicken pickin', bends/vibrato/slide/tremolo, tapping, bla bla bla... eu estou tranquilo, pois isso não tem como esquecer. Só as palhetadas (alternada e sweep) que são bem enferrujadas. Vou seguir tua linha de pensamento e acreditar que com certa disciplina irei corrigir isso!

    Sobre equipamento e bandas... Toco em uma banda de Blues (e algum rock). Lá tocamos Hendrix, S.R. Vaughan, BB King, Eric Clapton, Albert King, Mighty Joe Young, Muddy Waters, Rolling Stones... putz, uma porrada de cara! Até blues dos anos 30' e Fitz & the Tantruns fazemos. Para isso, equipamento uso o mínimo. Nessa banda sinto falta de aulas, pois num show de 3 horas, pelo menos 1h30' eu solo... Ficar dependendo de Jack Daniels na cabeça não é legal... Rs. Fora isso, toco com uma banda de Rock N' Roll autoral em Santos, que uso bem os efeitos (delay-chorus-flanger)... Uma banda de Rock Pop autoral e cover (que toca em balada/bares - Guns, Pearl Jam, Nickelback, Creed, por aí vai...), e é importante ter variedade em equipo... E outra banda que toco Blues com influência de Soul, Funk e Jazz. Nessa também sinto falta de estudo, embora essa esteja no começo e não faça shows ainda. Talvez por conta do Rock, precise de uma guitarra com humbuckers...

    Quanto ao professor, Mozart Mello está indisponível, acho. Pelo menos não tenho um contato com ele, nenhum meio por onde consiga. Pollaco tem um trabalho bem bacana, o problema é que poucas pessoas me dão referência dele. Edu Ardanuy é mais acessível que o Mozart... Mais uma vez, obrigado pela colaboração!

    pscb
    Realmente, esses assuntos já conheço e tenho bastante facilidade, até porque já lecionei violão e guitarra. Como disse anteriormente, vou procurar tomar aulas mesmo! Quero notar progresso também! =) Onde tu fazes aulas? Valeu pela colaboração!

    Abraços,

    Bruno Martins.

    mateusstarling
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    B. Martins irmão, da uma olhada na minha pagina, eu trabalho com video aulas num esquema muito bacana.
    Vi que vc estava falando do Mozart Mello, o proprio Mozart sempre recomendo o meu material para a rapaziada. Enfim, esta ai a dica.
    abs e paz.
    Mateus Starling

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Mateus, eu entrei em contato contigo! E te add no Skype até.
    Eu estava em dúvida sobre seus 8 profiencys, lá da Berklee.
    Se eu comprar esses 8 proficiencys, vou ter acessoria pela internet? Queria que um professor me ouvisse tocar, para quebrar os vícios, sabe? Material eu tenho mais de 100 volumes, estudei muito, só que tenho vícios e preciso de alguém perto para avisar como corrigir, essas coisas.

    Esses 8 proficiencys abordam TODOS os assuntos do curso de guitarra? Técnica, Harmonia, Improvisação, Percepção, Ouvido, Leitura, Teoria?

    Abraços e parabéns pelo seu trabalho. Depois dá uma dica, de como ir pra Berklee? Rs... Abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aula de guitarra - dúvida sobre investimento.