Fender American (special, standard ou highway 1)

Autor Mensagem
tartaras
Veterano
# mar/11


Quero comprar uma guitarra Fender mais ainda estou na dúvida, eu tinha uma tagima hand t-735 com pickups tex mex vendi juntei uma grana e irei comprar a Fender queria uma opinião sobre os tres modelos!

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Highway empata com a Special, são feitas nos EUA mas com os piores hardwares e madeiras da Fender AMERICANA.

As Standard são o padrão Fender que já é usado a anos.

Todas ótimas guitarras, porém.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante

Velho você que pelo visco conhece bem Fender me explica, por favor, qual o custo beneficio para Fender nessa já que uma Mexicana seria uma guitarra para iniciantes uma Special e uma HW1 seriam o mesmo ou já seria um de nível intermediário com hardware ruim?

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo

Cara, já vi guitarrista profissional tocar com uma Fender e pra outra música trocar pra uma Yamaha Pacífica. Não tem essa de série profissional ou não, as guitarras são de acordo com seu poder aquisitivo e nível de exigência.

Já vi gente que preferia uma Fender Standard Mexicana para tocar Hard Rock e metal do que uma American Standard. Tudo questão de gosto.

Special e Highway One são as linhas de entrada da Fender MADE IN USA. As Mexicanas são várias, não só as Standard, mas todas as Classic Player, Classic Series, e as abaixo de 699 dólares. Inclusive as mexicanas Classic Player são mais indicadas pra quem procura um timbre mas vintage e antigo do que as American Standard, que são um pouquinho superiores.


Basicamente as séries mais famosas ficam na ordem:

Standard (Mexico) > Classic Series (Mexico) > Highway One/American Special (USA) > Classic Player > American Standard > American Deluxe > American Reissues/Signatures de artistas...

acima dessas ainda tem as Fenders Custom Shop, que são todas feitas manualmente e artesanalmente, e MUITO mais caras.


Sobre sua dúvida de Hardware, não se esqueça amigo: São FENDERS! o Hardware que dizemos ser ruim nas mexicanas, com certeza é muito melhor que os da Shelter ou Condor.

Se você planeja comprar uma, diga qual estilo você toca, qual som busca e quanto tem pra gastar que eu posso tentar te ajudar...


abraços!

Dudu Filho
Veterano
# mar/11
· votar


Meu objetivo é comprar uma Highway One Stratocaster. Por alguns motivos... Primeiramente, pelo preço... 700 dólares

Segundo, a guitarra é estilo vintage, ou seja, headstock '70, trastes super jumbo, pintura fosca, além dos 22 trastes. A ponte é 6 parafusos, mas dá pra fazer algo bem legal com ela.

Por isso, minha vontade é ter a HW1. Adoraria ter uma Am. Std., mas é mais cara, e o estilo dela mais atual não supera a '70... hehehe

Acho que uma Fender com Large Headstock além das HW1, só as Custom Shop ou outras caríííssimas. Ou estou errado?

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Dudu Filho

tem a classic series 70's ótima guitarra....É MIM, mas é muito boa, acho que ela ta na faixa dos 650-750 dolares tb.

Acho que tem mais Large Head, alem dessas que vc citou e essa Classic Series, mas nao estou me lembrando agora....

Dudu Filho
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
Pois é... Isso eu sei, eu falo das Americanas... O tesão é ter a Americana mesmo.. rsrsrs

Mas quem sabe eu ganho na MegaSena e compro uma David Gilmour Custom Shop Relic, que custa quase $5 mil!! hehehhee

celotoledo
Veterano
# mar/11
· votar


Dudu Filho

Pô, nesse caso, não esqueça dos amigos....

Dudu Filho
Veterano
# mar/11
· votar


celotoledo
hehehehehe

eric bluesman
Veterano
# mar/11
· votar


tartaras

velho, tive a mesma sintuacao q vc ano passado, tinha exatamente a mesma guita a t735 , so q original e tava na ideia de pegar um fender por tudo aquilo q ja conehcemos do instrumento, no fim acabei comprando a special depois de ter dado uma pesquisada e testar diversos modelos, signatures, standard, HW1 e algumas mexicanas tb, gostei da special por duas coisas basicas, ela vem com captacao texas special q pra mim q adoro timbres com cara blues ,fusion fiquei tendencioso e tb pelo tipo de pintura q gosto daquelas cores vintages( a minha é marrom e preto) eu casei com a guita mano!!! hauaahua

entre elas existem algumas diferencas de parte eletrica e ferragens basicamente, a 3 meses um conhecido trouxe uma american standard , ai fiquei tocando com ela um pouco e apesar de ser uma guita mais cara e mais tradicional nao me agradou da mesma forma , provando q gosto é gosto entao amigo nao va muito por preco ou por status simplesmente se guie por seus ouvidos e nao tera prejuizos desses modelos todas sao otimas guitas.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante

Entendi velho!!!!

É sempre o bolso que fala mais alto mesmo hehehehe!!!!

Eu já estou adiando a compra de uma Fender já faz uns dois anos eu ia para Inglaterra no final de 2010, mas meu amigo que é Inglês que iria comigo teve alguns problemas pessoais ai minha compra foi adiada mais uma vez, mas eu já tenho uma referencia do que é uma Fender, pois meu Tio possui uma American Standard e fora algumas que já toquei em lojas por ai, eu tenho uma "Fender" Southern Cross toda mexida, mas que de Fender só tem o nome mesmo!

Eu planejo comprar uma American vintage sou louco por ale headstock 70 style, mas ao mesmo tempo fico com um pé atrás, pois nunca tive uma Strato em Ash!

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
Sir.Paulo
Acho o seguinte... tem que testar... sobre as classificações é difícil dizer, mas eu diria que as Standard Mexico são iguais às Fender HW1 ou Special. Eu tenho uma Fender American Traditional (hoje equivaleria a HW1 e Special) e comparei com a de um amigo que era a Mex Std. Com exceçaõ da madeira (já que a minha é de 2000 quando se usava poplar e a dele mais recente em alder) as ferragens e eletrônicas são EXATAMENTE as mesmas... os braços tb!!!

eric bluesman
Muito bacana a sua... queria ver ela aberta pra fazer as comparações... hehehehehe

tartaras
Dudu Filho
Mano, tem que testar... tocar uma e outra no mesmo amp e ver no que dá, senão vcs vão bater cabeça pela opinião alheia... não importa se ao ver de um ou de outro uma é "melhor" e a outra "pior", o que importa é se vc se sente confortável ou não, se gosta do som ou não... é claro que a opinião da galera ajuda, mas tem que testar MESMO!!! A não ser que vão comprar pela internet e etc...

Sobre o fato de querer uma USA, não diz muita coisa...

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


EM TEMPO: tb amo os headstock CBS... hehehe

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Eu queria é poder comprar tua Jaguar agora isso sim hehehehehehehe

Will Bejar
Veterano
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


Sir.Paulo
hauhauahuahuahuah... Sinto muito, mas para isso, num primeiro momento, vc teria que fazer uma proposta bem interessante, tendo em vista que já está "comprometida"... hehehehe

(PS.: que amigo mais FDP!!! kkkkkkkkkk)

eric bluesman
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

eric bluesman
Muito bacana a sua... queria ver ela aberta pra fazer as comparações... hehehehehe


ahauahauah falta-me so a coragem de abri-la, mas se for ver a fender tem muitas guitas parecidas mano, agente q fica nessa de discutir uma ou outra , pra eles o lance é trocar um detalhe ou outro e mudar o nome pra dizer q vem guita nova em referencia da HW1 e a Special acho q muda captacao e forma de pintura , no demais sao iguais.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


eric bluesman
ahauahauah falta-me so a coragem de abri-la, mas se for ver a fender tem muitas guitas parecidas mano, agente q fica nessa de discutir uma ou outra , pra eles o lance é trocar um detalhe ou outro e mudar o nome pra dizer q vem guita nova em referencia da HW1 e a Special acho q muda captacao e forma de pintura , no demais sao iguais.
Podes crer!!! É isso que eu disse quando fiz a comparação da Minha Fender com a do meu camarada... a dele é Mex Std e a minha Am Trad (USA)... pra mim são iguais, só muda o headstock!!!

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


eric bluesman
mas se for ver a fender tem muitas guitas parecidas mano, agente q fica nessa de discutir uma ou outra , pra eles o lance é trocar um detalhe ou outro e mudar o nome pra dizer q vem guita nova em referencia da HW1 e a Special acho q muda captacao e forma de pintura , no demais sao iguais.

Mas é ai que ta velho, quanto mais experiência vc tem, e vai achando seu som, sua pegada, mais vc da valor ao pequenos detalhes, pqnas diferenças de milímetros, diferença de tipos de trastes, se o braço é standard, V, D..Se a ponte é pivotada ou 6 parafusos e etc...oq pra alguns é frescura pra outros é O diferencial....

eric bluesman
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

outro dia entrei no site da fender e vi a blackie (Eric Clapton) os caras abrindo ela pra fazer as fotos, tirar as medidas pra fazer as copias dela, um circuito super simples igual as demais standards da epoca , as vezes eu mesmo fui um q achava essas guitas eram fora do comum quando se nao fosse a mao do eric nela e tido a historia q teve com ela nao passaria de uma simples guita destruida hauahauahau, quando falamos dessas guitas parece q gira toda uma mistica em cima delas,isso sempre me fascinou nas fenders.

eric bluesman
Veterano
# mar/11
· votar


ogner

pior q realmente é isso mesmo, se falo isso pra um Eric Johnson ele diria assim eeeeeeeepaaaaaaa !!!! igual nao !!!! hauahauahau.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
eric bluesman
Concordo com os dois... a Fender muda uma "vírgula" na guitarra só pra dizer que o modelo é diferente do anterior... enquanto pra alguma outra pessoa pode achar que essa "vírgula" é o MOJO em relação à outra!!!

Um exemplo:
Classic Series x Classic Player
A Series é totalmente vintage, enquanto a Player (se não me engano) só difere no RADIUS do braço. Eu tenho uma Jaguar, e os bends nas casas mais agudas perdem sustentação e vibração das notas por ter escala de 9,25. Nas player não.

ogner
Veterano
# mar/11 · Editado por: ogner
· votar


Strato Fender não tem muito segredo não galera, é uma guitarra simples, uma ou outra mod e já é.....A grande diferença no preço, na minha opinião, se da ao esmero da contrução ( MasterBilt, feitas a mão) e a escolha da madeira....o resto é colocar bons caps e já era....Só testar pra sacar essas pqnas mudanças, qual agrada mais...

No meu caso eu dou MUITO valor a uma guitarra feita por um Masterbild da Fender...Não acho caro parag por uma guitarra feita por um luthier foda, feita a mão, dando valor aos minimos detalhes....

Agora uma Guita signature de linha, ae já não me apetece tanto...

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
eric bluesman

Podem ter certeza que eles mudam essa "virgula" depois de muita pesquisa e estudo, não é atoa...E vai servir pra muito guitarrista. Existe pesquisa e estudo por tras das mudanças.

Pra vcs verem....Montar strat nos EUA é MUITO normal, PartCaster!!

E a galera monta com peças autorizadas da Fender justamente pela Fender AINDA não ter modelos que atendam as necessidades dos guitarristas, combinar um braço V com ponte pivotada, Big Head com caps duplos na ponte, e etc etc etc....

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


tartaras
Pelo o que eu conheço de especificações, a American Standard vem com captadores mais pra vintage do que pra moderno (apesar de dizerem por aí que não são de alnico, são de outro magneto). A Highway One vem com captadores alnico mais "quentes" e acabamento em nitro. A Special vem com Texas "tralalá" e acabamento em PU.

Outra diferença legal: a American Standard vem com hard case.

ogner
Veterano
# mar/11 · Editado por: ogner
· votar


Will Bejar
Classic Series x Classic Player

De cabeça, A Player difere em Caps(custon Shop), ponte(pivotada), trastes(standard)...nao tenho certeza quanto ao braço....E quanto ao tipo de bloco na ponte, apesar da C. Series ja ser robusto(grande), mas o material não é o top! talvez o Nut seja diferente tb, pois a Series usa um "bone" sintético muito usado agora nas fenders...talvez o da Player seja o "bone" roots, hehe!

tartaras
Veterano
# mar/11
· votar


eu curto, guns, bon jovi, pearl jam, metallica, steve ray voughan, hendrix, irom maiden, tenho 3500 !

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
De cabeça, A Player difere em Caps(custon Shop), ponte(pivotada), trastes(standard)...nao tenho certeza quanto ao braço....E quanto ao tipo de bloco na ponte, apesar da C. Series ja ser robusto(grande), mas o material não é o top! talvez o Nut seja diferente tb, pois a Series usa um "bone" sintético muito usado agora nas fenders...talvez o da Player seja o "bone" roots, hehe!
mmmmm... não tinha me aprofundado nesse assunto... mas citei apenas o radius que era o que eu tinha certeza absoluta (além da experiência...hehehe)

Ah, vai sair meu projetinho PartsCaster!!! (não conta pra ninguém!!!) XD

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


tartaras

Recomendo moderar na compra da guitarra para dividir a grana com um BOM amplificador, caso não o tenha ainda...

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

Sem dúvida, é difícil comparar, ainda mais que existem guitarras feitas em diferentes épocas, por diferentes países, e muitos tipos com especificações diferentes. Ou seja: "Cada macaco com sua guitarra." xD

tartaras

Se você não tem preferência, pega a Highway One por dois motivos:

É americana, logo vale mais pra revender.

Tem captação mais moderna, que aceita melhor o ganho do que os modelos mais tradicionais da marca. Fica melhor com o seu gosto musical.

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo

Eu planejava comprar uma American Reissue '62 (não curto muito o Headstock dos anos 70, prefiro o mais old school). Guitarra FODÁSTICA, melhor que ela só Custom Shop, mas a verba de ir pros EUA e comprar a guitarra não veio, então acho que vou pegar uma Standard Mexico mesmo e no futuro botar uma captação foda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender American (special, standard ou highway 1)