Autor |
Mensagem |
tavinho.darr Veterano |
# fev/11
Preciso de ajuda de alguém que entenda um pouco de luthieria.
Seguinte tenho uma lespaul da Shelter, mandei ela ao luthier paguei R$ 200, para ele fazer ajuste de oitavas, desempenar o braço (Que segundo ele estava empenado) nivelamento do braço e trocar as cordas.
Acontece que: para Lespaul o mais recomendado são cordas 0.10, ele mesmo disse isso, só que não sei porque calhas ele colocou 0.09. Além do mais, quando peguei a guitarra na mão não senti muita firmeza nela, acho que ele apenas jogou o braço pra traz e depois puxou com as cordas, ou algo assim, estava horrivel de tocar e ainda mais a terceira corda não afina de jeito nenhum.
Já que esse é o segundo Luthier que vou e vivo frustrado com esses caras, porque não sabem fazer o que prometem, eu resolvi eu mesmo mexer, eu sei que devo ter cuidado. Já li bastante sobre o assunto, e gosto muito.
O que fiz foi regular o braço até sentir que as cordas estavam em uma altura boa e sem trastejar, e sem que as cordas ficassem muito encostadas ao braço quando pressionadas na primera e na última casa, pois pelo que aprendi elas não podem ficar tão encostadas no braço, se isso acontecer também é sinal de que o braço ainda está torto.
Agora estou a tentar regular as oitavas... A minha grande dúvida é, quando se coloca as cordas 0.10, eu tenho apertar ou afroxar o tensor? Porque eu ainda não tive coragem de colocar as 0.10 por medo de puxar muito, estou regulando elas com a 0.09, mais acho que a culpa de a corda G não afinar é por causa da 0.09.
E minha última dúvida...
Notei que as cordas estão um pouco altas na frente, isso faz com que quando eu vou fazer um acorde mais pra cima do braço um Am por exemplo, eu tenha que apertar com um pouco de força... Para resolver isso, seria bom eu mexer na ponte?
Por favor ajudem! Eu já procurei muito na internet e não achei nada que fosse de proveito e especifico para essa dúvida!
|
Rômulo_Hammett Veterano |
# fev/11
· votar
cara nao tenho muita certeza do q eu vo te fala, mas lá vai: se as cordas tao altas nas primeras casas tenta troca o capotraste, ou se nao dé tenta aumentar as "cavinhas" q tem nele por onde passam as cordas. o luthier q regulo a minha guitarra fez isso, colocou um leve pedaço de plastico super fino embaixo do capotraste,porem o meu problelma era o oposto, as cordas tavam baixas. se tu vai botar cordas 010 em vez das 09, o braço vai receber mais peso das cordas,logo a tendencia dele em ficar com um angulo concavo fica mais facil do q se ele estivesse com cordas 009. creio eu q tu vais ter q deixar o braço com um angulo convexo. se nao me engano para ter um angulo concavo se gira o tensor no sentido horario,e pro convexo sentido anti horario. da mais uma olhada no google se as coisas q eu falei aqui tao certas.como eu falei lá em cima, nao tenho muita certeza do q eu to falando. sei lah experimenta troca de luthier. e 200 reais foi um assalto, aqui em porto alegre guitarra de ponte fixa custa 70 reais a regulagem com o jogo de cordas incluido, e nao faz diferença se o braço estiver empenado ou nao, o preço nao muda. acho qtu pego um luthier meio "calotero" heheheehehe
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
Cara se você não curtiu o serviço do cara porque não falou na hora que foi pegar a guita? Porque não falou pra ele que era .010 que você queria? Porque não pediu pra ele regular do teu jeito? Porque não reclamou?
Regulagem é uma coisa pessoal, que o luthier faz personalizado para você.
O preço varia de lugar para lugar, aqui em sorocaba os bons luthiers cobram preço tabelado de 150 mangos. Conheço os 3 melhores luthiers daqui e o preço é esse. Mais 200 reais concordo que ta salgado ...
|
tavinho.darr Veterano |
# fev/11
· votar
LipeGuitarrero
Cara se você não curtiu o serviço do cara porque não falou na hora que foi pegar a guita? Porque não falou pra ele que era .010 que você queria? Porque não pediu pra ele regular do teu jeito? Porque não reclamou?
Infelizmente peguei a guitarra em cima do hora do ensaio não tive tempo de olhar e testar, bati o olho nela e reclamei rapidamente, só que ele mora em outra cidade, não tenho tempo pra ficar levando e buscando, além do mais eu falei pra ele tudo que queria quando entreguei a guitar pra ele, ficamos meia hora conversando sobre o que seria feito.
Além disso ele é metaleiro do mal e fica fazendo cara feia, melhor deixar ele no canto dele do que ficar brigando, já liguei uma vez pra reclamar ele foi meio orgulhoso e não reconheceu o erro, e ficou insistindo que a corda era 0.10. Só que eu nunca vi 0.10 naquela espessura, e nem desencapada na terceira corda.
Rômulo_Hammett
Ou se nao dé tenta aumentar as "cavinhas" q tem nele por onde passam as cordas.
Vou pensar nessa possibilidade, mas acho que seria regulagem mesmo...
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
tavinho.darr
Caramba brother, esse luthier ai é um bosta hein, os que conheço são atenciosos e fazem tudo certinho.
Agora estou a tentar regular as oitavas... A minha grande dúvida é, quando se coloca as cordas 0.10, eu tenho apertar ou afroxar o tensor?
Pela lógica as cordas .010 vão puxar o braço pra frente então você terá que apertar o tensor no sentido horário para que ele mantenha o braço reto (ou um pouco concaco em forma de U), você tem que apertar 1/4 de volta por vez e esperar o braço descançar.
mais acho que a culpa de a corda G não afinar é por causa da 0.09
Talvez seja apenas a tarraxa frouxa, aperta o parafuso das "borboletas" das tarraxas. (o luthier deveria ter feito isso)
Notei que as cordas estão um pouco altas na frente, isso faz com que quando eu vou fazer um acorde mais pra cima do braço um Am por exemplo, eu tenha que apertar com um pouco de força... Para resolver isso, seria bom eu mexer na ponte?
Primeiro desça a ponte um pouco, caso não resolva o problema e fique trastejando o problema poderá ser no tensor. Então você terá que afrouxar (sentido anti-horario) um pouco para que o braço forme uma pequena curva para frente (fiz isso na minha condor rx30 e ficou bom).
Dizem que o braço sempre tem que estar com um pouco de curva para frente (concavo que fica em forma de U, mais bem pouco), não sei se é verdade. Mais quando fiz isso na minha condor ela parou de trastejar e ficou bom.
Regular guitarra não é um bixo de sete cabeças, é só ter paciência e lêr um pouco sobre o assunto.
Eu levo o luthier muito em consideração por causa dos trastes, porque ele tem as ferramentas para nivelar e arrumar certinho os trastes e entende mais também né.
Mais quanto a altura de cordas e tensor eu não me preocupo, minha condor rx30 foi minha cobaia e deu certo rsrsrs.
|
AlanPPS Veterano |
# fev/11
· votar
tavinho.darr
Faça isso aqui e regule vc mesmo sua guitarra como eu faço:
Encordamento para Diferentes tipos de braço
O importante é usar sempre o mesmo tipo de encordoamento. Pra braços finos, é mais cômodo usar cordas 0.9, enquanto que para guitarras tipo Gibson e Fender, pode-se usar tranqüilamente 0.10 ou até 0.12.
A diferença é que cordas mais grossas têm mais "sustain", mais brilho. Aliás, para quem for gravar uma demo ou um cd, aqui vai uma dica: usar encordoamento 0.10 ou 0.11 para base, o efeito é bem legal!! Por outro lado para guitarristas mais tecnicos, cordas 0.10 são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping", por exemplo.
Braços empenados e tensores
Guitarras mais modernas, com 24 casas, tipo Jackson e Ibanez, têm um braço "fino" e, como qualquer guitarra, sofrem muito a influência da temperatura, sobretudo aqui no Brasil, onde, num só dia, faz calor e frio, faz sol e chove, as guitarras demoram um tempo para se estabilizarem. O braço da guitarra é uma espécie de termômetro; basta uma mudança de temperatura, para ele também se alterar. E não existe nada mais frustrante e desagradável do que um braço "empenado". Portanto, aqui vão algumas dicas para saber se o braço de sua guitarra está ou não empenado.
Alinhe a guitarra de modo que se possa vê-la numa linha reta, podendo-se notar uma curva, para frente ou para trás, o braço está "empenado". Um outro detalhe: se um lado estiver mais empenado que o outro, o braço está "torcido"! Um grave problema. Outra forma usada consiste em pressionar, ao mesmo tempo, a primeira e a última casa do braço da guitarra .Olhando para o centro do braço, se a corda estiver alta, o braço está empenado.
Corrigir esse problema até que é simples, mas deve-se tomar cuidados importantissimos!! Por isso é importante conhecer bem o instrumento, para que outros problemas sejam evitados. Por exemplo, se o tensor já foi por demais utilizado - porque também ele tem um limite - está mais do que na hora de trocá-lo ou comprar outro braço.
O "Tensor" é uma espécie de barra de ferro que, localizando-se no interior do braço da guitarra, mais especificamente entre a escala e a parte de trás do braço, tem a função de tensioná-lo. A ponta do tensor (bucha) geralmente fica no "head stock" da guitarra, mas em algumas delas, pode localizar-se no começo do braço. Nesse caso, é preciso tirar o braço, para que se possa regular. Apertando (sentido horário) corrige-se a "empenada" para frente, enquanto que ao soltar está se corrigindo a "empenada" para trás. A "empenada" para frente dá aquela sensação que as cordas estão muito altas, a "empenada" para trás faz com que a guitarra "trasteje" muito (aquele som de lata). É importante checar se esse problema existe, pois se o braço estiver "empenado" ou "torcido" e assim permanecer por muito tempo, será difícil consertá-lo, porque ele poderá se estabilizar nessa situação.
Um outro cuidado básico é como guardar a guitarra -com a frente dela sempre voltada para a parede ou para o chão- pois assim você não se estará colocando mais pressão além das cordas sobre o braço.
Como já foi dito, guitarristas técnicos gostam das cordas "coladas" no braço, isto é, bem próximas a ele, mas reclamam que "trastejam" demais. É impossível uma ação de corda baixa sem "trastejo", mas ao meu ver, mesmo "trastejando", contanto que as notas não sejam "engolidas", não há motivo para se preocupar, procure sempre um bom "luthier"(pessoas especializadas em regulagens de instrumentos) para cuidar desse assunto.
Regulagens de Pontes
Uma outra dúvida comum existente refere-se à regulagem da ponte da guitarra, mais especificamente as Floyd Rose com "back box", pequena abertura na parte de trás da ponte, que possibilita "alavancar" para cima. As pontes são sustentadas pôr molas, que podem deixar a alavanca mais macia ou dura, como também a regulam para diferentes afinações e tensões de corda. As pontes do tipo Fender são mais simples para regular. Desejando a alavanca mais macia basta retirar uma mola. Nesse caso, deve-se apertar aqueles dois parafusos que sustentam as molas, pois a ponte tem que estar sempre alinhada ao braço. Com relação às pontes floyd Rose com back box, o problema é mais complicado.
Se a ponte estiver desalinhada, dois fatores podem concorrer para isso: afinação e tipo de corda. Hoje em dia é muito comum bandas de rock tocarem meio-tom abaixo da afinação tradicional (440 hz - d# g# c# f# a# d#). Além do peso de certa maneira é até mais cômodo para tocar.
As guitarras vêm sempre de fábrica afinadas em 440 hz. Para regulá-la meio tom abaixo o procedimento é o seguinte: soltar os parafusos da ponte (mas não muito), dar umas 4/5 voltas e afinar. No final a ponte tem que estar alinhada. Para o processo inverso, ou seja, afinar em 440hz guitarras reguladas meio tom abaixo, aperte os parafusos, ao invés de soltá-los. Vale a pena dizer que bandas tipo Sepultura tocam até 2 tons abaixo!!
Com relação ao encordoamento, o problema surge quando se quer trocar de tipo de corda. Por exemplo, para passar de de 0.9 para 0.10 ou o contrário. O procedimento é semelhante ao anterior: para afinações ou tensões altas, aperte os parafusos, para baixas, solte-os, sempre igualmente.
Seria importante também ressaltar sobre a regulagem de "oitava". Nas pontes, existem pequenos parafusos, que servem para se avançar ou recuar o rastilho pôr onde passam as cordas. Com um afinador, toque a corda solta e, em seguida, na casa 12. Se der diferença, solte o parafuso e recue o rastilho ou avance até chegar no ponto. Esse procedimento é importante poque quando as "oitavas" não estão reguladas você poderá estar fazendo um solo é ter aquela sensação de coisa na trave apesar dos acordes estarem perfeitos. Esta é uma das dicas que muitos guitarristas que estão no meio musical passaram pra mim.
|
tavinho.darr Veterano |
# fev/11
· votar
LipeGuitarrero e AlanPPS
Perfeito caras, me passaram todas as informações que eu precisava.
Regular guitarra não é um bixo de sete cabeças, é só ter paciência e lêr um pouco sobre o assunto.
É o que eu digo! É só ter coragem, pensar e não tentar resolver na força.
Postarei o resultado aqui.
Abraço!
|
AlanPPS Veterano |
# fev/11
· votar
tavinho.darr
É isso ai cara como o nosso amigo LipeGuitarrero disse Regular guitarra não é um bixo de sete cabeças, é só ter paciência e lêr um pouco sobre o assunto. Essas coisas mais simples você mesmo pode fazer e leve em luther somente coisas que necessita de um profissional mesmo(como mexer na parte elétrica)!! É isso que eu faço!!
Posta se deu certo ;) Abç!!
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11
· votar
Essas coisas mais simples você mesmo pode fazer e leve em luther somente coisas que necessita de um profissional mesmo(como mexer na parte elétrica)!! É isso que eu faço!!
E mexer nos trastes também né rsrsrs. Por isso axo a primeira regulagem da guitarra tão importante, porque o cara vai mexer nos trastes e parte elétrica. Agora o resto eu me viro em casa.
|
tavinho.darr Veterano |
# fev/11
· votar
Sim, a parte elétrica está ok, a guitarra é nova. Infelizmente havia comprado uma lespaul da Shelter também, só peguei ela levei no luthier, depois de uma semana busquei a guitar, e tive que levar ela no curso que estava fazendo, deixei dentro do carro e quando voltei o carro estava aberto, e a única que levaram foi a guitarra, comprei outra da mesma já que tinha gostado, e levei no mesmo luthier já que a regulagem que ele tinha feito na outra estava legal, só que dessa vez acho que ele não estava muito bem...
|