opiniao sobre o tempo de estudo

    Autor Mensagem
    jailsondropz
    Veterano
    # fev/11


    ola amigos da guitarra...

    venho por meio deste humilde topico , pedir a opiniao de voces sobre o meu tempo de estudos , pois quero saber se realmente armei um bom treino...

    rotina do meio da semana:

    30 min. de exercicios
    30 min. escalas
    30 min. arpejos
    30 min. tecnicas (sweep,tapping,harmonicos ..... exercicos todos tirados da video aula kiko loureiro - guitarra para iniciantes)

    fim de semana:

    rotina do meio de semana +

    30 min. improviso
    30 min. notas no braco....

    ...................................................................... .................

    entao galera este e meu cronograma, esta bom ? falta algo que e sempre bom treinar ( na parte pratica ou seja tocada )?
    antes de responderem deixo ja meus agradecimentos a quem me ajudar com respostas uteis e a quem me falar para usar a busca eu ja usei .... nao me ajudou pois quero uma opiniao sobre o meu tempo de estudos e nao o do fulano e tal hahahaha....
    ok?
    um grande abraco

    polezel10
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    separa um tempo pra improviso tbm
    Abraço!

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    jailsondropz


    Isso é muito pessoal, mas sugiro separar um tempo específico para estudo de teoria(inclusive estudando a aplicação da mesma na prática) e análise musical. Além disso, vc tem que estabelecer músicas para tirar e tocar(progressivamente avançando em músicas cada vez mais exigentes, de acordo com sua evolução).

    É interessante treinar improviso(apenas a guitarra, e sobre bases de backingtrack ou músicas mesmo). Por exemplo, após aprender um solo de uma música, tente criar o seu, sobre a mesma base. É um ótimo exercício.

    Sem esquecer de composição, que é uma forma interessante de aplicar tudo o que vc estudar de maneira mais "artística"

    Talvez se vc decida incluir tudo isso que citei, tenha que reduzir o tempo de alguns itens do seu cronograma, para acomodar tanta coisa.

    jailsondropz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Makumbator

    se eu colocar isso durante a semana em pouco tempo e durante o fds em mais tempo daria certo?

    jailsondropz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ae tenho um tempo para repertorio sim e que esqueci de colocar ali ....

    jailsondropz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    mais valew cara ajudo bastante brigadao msm vo encrementar ak ....

    makumbator
    Moderador
    # fev/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    jailsondropz

    Sim, não é preciso ver TODOS os tópicos em todos os dias. Vc pode variar ao longo da semana. Inclusive vc pode ter dias mais dedicados à técnica, outros mais dedicados à teoria, outros mais ao repertório, etc...

    EDIT: esqueci de comentar que é uma boa política focar mais nas suas dificuldades(sejam elas técnicas específicas, determinados tópicos de teoria, improvisação, determinados estilos, etc...).

    É importante vc mesmo identificar seus pontos fracos, e trabalhar mais neles(sem esquecer todo o resto, inclusive os seus pontos fortes, que não devem ser deixados de lado)

    jailsondropz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Makumbator

    me deu uma otima ideia cara .... montar um cronograma por dia seria bem legal viu hahahahaha
    e logico que sempre pensando de maneira que nem vc falow pensando nas minhas dificuldades e nas minha qualidades...
    podes cre cara valew msm...
    vc treina como?

    Rômulo_Hammett
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu nas férias toco umas 10 horas por dia, estudo uma meia hora de teoria e um meia hora de improviso, e o resto eu fico tirando solos que contem sweep e arpeggios, tappings e tudo mais.

    Loues
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    10 horas por dia

    P**** isso não faz mal não!?

    Rômulo_Hammett
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Loues
    nao sao 10 horas seguidas
    dsuhsuhsuhusuhuhuuhdsshu

    eu me acordo as 8, dai toco guitarra das 9 ao meio dia.
    durante a tarde toco da 1 as 4, paro par fazer um "rango", e volto das 4:30 as 8 mais ou menos.
    nao sei se xega a dar 10 horas redondas, mas fika bm perto disso.
    durante essa semana, acho q foi terça feira, eu estava tirando a fight fire with fire do Metallica, até q xegou um ponto q eu estava tocando base numa boa dai comecei a sentir umas "fisgadas" no meu braço direito, como se fosse um choque, dai eu tive q parar de tocar.
    LOL

    mas ta numa boa já.

    Loues
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tem me faltado disposição pra passar a técnica diária. Se eu passasse uns 20 min de técnica pura, concentrado, uns 6 dias por semana já estaria tocando melhor... sem esquecer uns 40 min com músicas...

    Acho composição muito legal também, me vem umas idéias legais até, mas meio curtas, e na hora de transformar a matéria bruta em arte não sai... Acho que era hora de procurar ler/estudar sobre isso...

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    jailsondropz

    Eu treino passando mais ou menos pelos tópicos que vc enumerou, além dos que eu citei antes. Mas não tenho mais um tempo fixo para cada um(mas já segui esse tipo de formato também).

    Estudo um pouco de cada(mas não tudo em todos os dia), e me fixo mais em minhas dificuldades, teoria e em repertório.

    Mas eu toco mais 2 instrumentos que considero os meus principais(contrabaixo elétrico e contrabaixo acústico com arco), então tenho bastante trabalho para conciliar todos, e em alguns momentos o estudo da guitarra fica em segundo plano em detrimento dos outros(principalmente o estudo de golpes de arco no acústico).



    Loues


    Uma boa maneira de fazer seu estudo de improviso render também no campo da composição é ter o costume de gravar essas sessões.

    Caso vc sempre grave suas improvisações, depois vai poder revisar e tirar idéias de riffs, progressões, solos e bases que fez improvisando, com idéias que podem ser trabalhadas, servindo de ponto de partida para uma música completa.

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tempo de estudo é uma coisa muito pessoal. Tem gente que passar 10 horas estudando e não se cansa. Tem gente que não consegue ficar 1 hora estudando, seja lá o que for.

    Tente sempre estudar um tempo que fique confortável para você, nossos corpos tem um limite diário de "captação e processamento" de informações. Quando chegamos nesse limite, o aprendizado no resto do dia acaba se tornando inútil, ou quase inútil, pois o aproveitamento que teremos daquilo que estamos estudando será mínimo a partir desse ponto.

    Estude o tempo que voce quiser, apenas estabeleça uma "rotina", mas não uma coisa arbitrária e rigorosa. Tenha seu tempo para a guitarra e a música no dia, estude com prazer. ^^

    guizimm
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    vai estudando o que você tiver mais dificuldade,pq fica nisso aí q vc escreveu enche o saco

    jailsondropz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pode cre cara ja refiz meu estudo ak pode cre enche msm tem hora q e foda...

    Loues
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pessoal valeu pelas dicas, vou botar em prática e depois digo os resultados!

    erickx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tem que por em pratica tocando musicas tbm ne cara

    felipe-shark
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    jailsondropz
    gostei da idéia do cronograma vou criar o meu proprio e eu acho que você deveria guardar um tempo para improviso no meio da semana

    guizimm
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pra mim esse negocio de cronograma nunca deu certo,eu estudo alguma coisa ateh eu acha que ta bom,as vezes demora as vezes não

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Procure trabalhar o ouvido com exercicios de percepção procurando identificar: qualidade de acordes, intervalos e escalas.
    Estude tamb harmonia e o basico de arranjo, aprenda a ler, pelo menos o basico.
    Esses exercicios de ouvido vc pode treinar 15 minutos por dia que é suficiente, separece 30 minutos para harmonia e arranjo.
    Treine tamb improviso acorde por acorde ao inves de pensar tonalmente somente.

    abs e paz.
    www.MateusStarling.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a opiniao sobre o tempo de estudo