Duvidas sobre modos

    Autor Mensagem
    reinserkmo
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: reinserkmo


    e ae galera, eu estou tentando estudar modos a alguns meses e hoje me surgiu uma duvida, tipo montei um campo harmonico maior de C

    C Dm Em F G Am Bdim C

    bom, então se eu quiser dar um "sabor" frígio eu devo solar a escala de E frigio sobre o acorde de Em, certo??

    so que como eu monto uma progressão de acordes se eu apenas quero dar a inteçao frígia na musica????

    e independente do modo eu tenho que solar sobre o acorde correspondente do modo exemplo: eu nao posso solar
    C Dórico sobre o acorde de Dm, o correto seria solar C dórico sobre o acorde de B certo??

    obrigado.

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    E frígio é equivalente à C Jônio que é equivalente à C maior. Pra dar a "intenção frígia" na musica, vc tem q usar o campo harmônico de C maior, ou A menor pq são relativos, e E frígio é equivalente à C maior, são as mesmas notas, só que numa disposição diferente, e no caso da guitarra, numa posição do braço diferente

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    começei a estudar modos gregos há pouco tempo, então não leve muito à sério o que eu digo, espere alguem vir aqui pra confirmar (ounão) o que eu disse

    luckseven
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    reinserkmo
    http://www.jazzbossa.com/sabatella/05.02.harmoniadaescalamaior.html

    Depois de ler o material do site inteirinho vc volta aq

    reinserkmo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    então se eu usar E frígio sobre qualquer progressao de acordes no campo harmonico de C maior eu vou conseguir a intenção frígia?

    e se eu solar D dórico sobre qualquer progressão no campo harmonico de C maior eu vou conseguir uma intençao dórica?

    é isso?

    luckseven
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    reinserkmo
    Como eu te disse...

    Primeiro leia o que te passei

    A princípio o que tenho a responder é que não adianta nada vc usar uma escala exótica ou não se a harmonia em que vc está solando não está de acordo com aquilo.

    A intenção frígia vc vai conseguir se tiver uma progressão que esteja de acordo com ela.

    Experimente primeiro com o baixo, toque o seguinte:


    e-------------------------------------------------
    B-------------------------------------------------
    G----------------7-9------------------------------
    D--------7-9-10-----------------------------------
    A-7-8-10------------------------------------------
    E-0-0-0--0-0-0---0-0------------------------------


    Com o dedão da mão direito vc segura o baixo em MI e com o indicador toca a escala.

    Esse é o som frígio ^^

    Se tiver uma harmonia colaborando com essa sonoridade ai tudo fica muito loko =]

    reinserkmo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    luckseven
    valew mano, to lendo o site ali daqui a poco pego a guita e tento

    reinserkmo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    luckseven
    eu li la, tipo pelo que deu pra sacar dentro de um campo harmonico tem apenas um acorde que combina com um modo particular certo? 7 modos 7 acordes

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Boa noite!!!

    reinserkmo
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre modos