Review do CD: Mr Fastfinger - The Way Of The Exploding Guitar

    Autor Mensagem
    Guitarist_Of_Dark_Age
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Guitarist_Of_Dark_Age


    E aí galera do FCC :)
    Não sei se aqui é a melhor área para postar esse tipo de artigo, mas...
    Hoje preparei um review do CD do guitarrista Mika Tyyska (ou melhor, Mr. Fastfinger) chamado "The Way of the Exploding Guitar" de 2009. É um CD excelente, pois Tyyska usa e abusa de sonoridades orientais, não usa quase nenhum clichê guitarristico em suas composições e soube muito bem como dividir "feeling" de "shred", além de contar com as presenças de Jordan Rudess (do Dream Theater, que também tem um website e um personagem, o Keyboard Wizard), Mattias IA Eklundh (Freak Kitchen) e Christophe Godin (Morglbl).
    Irei fazer o seguinte formato para o review:
    <Nome da música> <Tempo da música>
    <Minha opinião>
    <Link para a música>*
    *Caso alguém não queira ouvir pelo You Tube, é só deixar o e-mail que eu tentarei enviar o álbum.
    E pra quem não conheçe os sites desses caras, irei postá-los em uma segunda parte do tópico.

    Faixas:
    Enter (1:03)
    Alguns álbuns em que guitarras virtuoses são o destaque, com acontece com Angra ou John 5, com Fastfinger não foi diferente, apenas uma simples faixa onde guitarras dobradas aparecem junto a um talkbox.
    http://www.youtube.com/watch?v=L0J72khgqNs

    Go Flash Go (5:16)
    Uma ótima faixa para começar o álbum. Uma música com uma pegada pem diferente, da qual não há palavras para definir o seu estilo, a não ser "instrumental". Mostra uma certa exuberancia técnica logo de começo com um "Pick Tapping" bem claro e limpo.
    http://www.youtube.com/watch?v=BmRaOMHvmac

    Wax On – Wax Off (5:42)
    Creio que o título dessa musica foi inspirada em uma cena de um dos filmes do Karate Kid (Do Daniel-San). Confira aqui a cena:http://www.youtube.com/watch?v=8aYl7N0JPWs.

    É impossível não ouvir as primeiras notas dessa música e não lembrar da Índia, num começinho de guitarras oitavadas num clima bem oriental, do qual é quebrado por guitarras bem na linha roqueira.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ct0cl2Q0FHY

    Goldfish (2:55)
    Lembro da primeira vez em que ouvi essa música, eram por volta de 5:40 da manhã, o dia ia clareando e essa música começa a tocar. Um sentimento único xD. Ela parece com aquelas músicas japonesas da qual são usadas em aulas de Yoga (kkkkkkkkk), bem interessante e relaxante. Apenas melodia, nada de exibicionismo gratuito. O legal é que, logo que você ouve as primeiras notas do Erhu (tocado por Ran Ran Du Ran), vêem a mente as imagens de lugares como o Castelo de Nagoya.
    http://www.youtube.com/watch?v=cbCUvZdtELU

    The Ninjas I (3:20)
    Música muito legal, lembra bastante o jogo "Metal Slug". Conta com as participações de Mattias IA Eklundh,Christophe Godin, e Niko Tsonev. O que mais acho engraçado nessa música é que o estilo de tocar do Mattias e do Fastfinger são quase identicos, o que dificulta saber quem está tocando.
    http://www.youtube.com/watch?v=zTXgJusyHY0

    Humble Moves (3:22)
    Uma baladinha bem light, daquelas que é só de piscar os olhos que ela acaba te prendendo, cheia de "feeling" e atitude.
    http://www.youtube.com/watch?v=jss3-oMVCt4

    Big Trummors (5:32)
    Sabe aquelas faixas do tipo "Fulano encontra Cigano"? Bem, esse caso não é diferente. Um incrível dueto de guitarra e teclado entre Fastfinger e Jordan Rudess, ops, digo,Keyboard Wizard. É inacreditável ouvir esses 2 em uma só faixa, realmente imperdivel.
    http://www.youtube.com/watch?v=Mm-PTi3rH1o

    Zing Zing (4:23)
    Bem ao estilo Paul Gilbert, ela tem uma estrutura bem legal. Logo de começo é possivel ouvir um dueto de guitarra e violino, que soa como algumas músicas tradicionais Irlandesas, além um refrão todo em tapping.
    http://www.youtube.com/watch?v=NBw6Ja6raMI

    Creatures Of The Midnight (4:39)
    "Feeling" puro. Nessa faixa, Fastfinger deixou suas notas mais prolongas em uma progressão de acordes simples e lindos. Faixa inspiradora. E não sei o porque, mas essa faixa soou como se o Alex Lifeson (Rush) e o Mark Knopfler (ex-Dire Straits) tivessem tocado ela.
    http://www.youtube.com/watch?v=M3Wr8AQ-Sjo

    The Ninjas II (2:39)
    Sequencia da música de mesmo nome, nada demais a comentar. Só achei que a parte 2 ficou melhor que a primeira.
    http://www.youtube.com/watch?v=ht-s1FOE5OU

    Once There Was A Tree (1:00)
    Acho que pelo titulo e pela sonoridade da música, o Fastfinger quis nos passar uma mensagem ecológica para agente. Nada a dizer sobre ela.
    http://www.youtube.com/watch?v=tBvVN5GqnEs

    Epic (5:30)
    Na minha opinião, a faixa mais "louca" de todo o álbum, e concerteza, não há outro nome para essa música, realmente épica. Ele conseguiu unir ritimos/sonoridaes da música judáica, árabe e um leve toque de tango em apenas uma faixa. Totalmente viciante.
    http://www.youtube.com/watch?v=F0RQR-6yKO0

    Exploding Solo (1:30)
    Pra quem já fuçou o site do cara, conheçe essa musica, é uma "introdução" ao site na versão 2.0. Mas pra quem nem se quer entrou, essa faixa vai realmente te deixar de boca aberta. Ela serve mais para mostrar "toda" habilidade guitarristica do Fastfinger, além da faixa lembrar bastante Steve Vai, pela sonoridade da escala Lidio. Vale apena dar uma atenção extra em todos os bends mais do que afinados e suas frases ultra rápidas e limpas.

    Tapping Boogie (2:51)
    Outra da série "pra quem já fuçou o site do cara". A faixa é bem contagiante, e os licks entram na sua cabeça. E caso você se enteresse por algum, eles estão disponiveis no site, o qual depois eu explicarei.

    É isso ai galera, esse é um dos melhores álbuns que eu já ouvi em termos de guitarra virtuose.
    E não esqueça de mostrar sua opnião sobre o álbum!

    EDIT
    Ah, só mais uma coisinha, o seu próximo álbum (Action Guitar) está em produção, e tem expectativas de sair esse ano.
    Dê uma olhada:


    De Ros
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Guitarist_Of_Dark_Age

    Achei genial a tua ideia de fazer um review do CD! Tomara que a moda pegue!!

    Gostei demais desse "advanced" do próximo. Vem mais coisa boa por aí...

    Guitarist_Of_Dark_Age
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Guitarist_Of_Dark_Age
    · votar


    De Ros
    Muito obrigado! Que bom receber um voto positivo seu!
    Espero que a moda pegue mesmo, pois assim conhecemos influencias de outros guitarristas e podemos adaptá-las :)
    Já já eu posto um pouco sobre os sites

    Guitarist_Of_Dark_Age
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Guitarist_Of_Dark_Age
    · votar


    A respeito dos sites é o seguinte:
    1º - Guitar Shred Show (http://www.guitarshredshow.com/main.html)

    Áreas:

    - The Mountain of the Tapping Dwarves: Logo de cara, se você aperta uma letra ou número e ele toca algum lick, mostrando a tablatura. E clicando em Jam, você controla Fastfinger em uma batalha de guitarra e acordeão contra o tinhoso (Sim, você já viu uma batalha parecida com essa em algum lugar do seu Playstation).

    - The Magic Carpet Tour: Uma aula mais do que interativa. Nesse modo de jogo, você percorre por 7 mundos correspondentes aos modos gregos do campo de C maior/A menor. A idéia do jogo é você se acostumar a sonoridade dos modos, além de "roubar" algumas idéias para seus improvisos.

    - The Exploding Guitar: Uma introdução ao site, mostra todas as técnicas que poderão ser aprendidas no mesmo. E sim, é a primeira versão da música "Exploding Solo".

    - The 7 Windoms of the Tone: Nos leva a uma página do site Hughes and Kettner, do qual Mika é endoser. Aqui temos uma aula filosófica com Fastfinger a respeito do tom de guitarra. Mas apenas a galera que manja inglês é que vai entender.

    - Qian: Entrada para a caverna de Quian, onde Fastfinger nos mostra sua principal guitarra. Há também demonstrações tanto com sua guitarra limpa quanto distorcida, além de fotos.

    2º - Mr. Fastfinger (http://www.mrfastfinger.net/)
    Aqui, mesmo que o site seja todo em inglês, você consegue se virar bem. Podemos acompanhar desde como está o novo álbum até antigas lições de Mika, onde ele aborda vários tipos de técnicas e assuntos teóricos, e nos presenteia com alguns de seus playbacks para treino.

    3º - Keyboard Wizard (http://www.keyboardwizard.net/)
    Mesmo que não seja nem do Fastfinger, esse site foi desenvolvido por Mika (que também é desenhista e designer). É um jogo com Jordan Rudess, que consiste na criação de músicas com samples disponíveis.

    4º - Elektrik Pyjamas (http://www.elektrikpyjamas.com/keyboard-wizard/)
    Mostra alguns dos trabalhos de Mika como Desenhista/Designer, desde animações até websites. Podemos também algumas animações com a banda Dream Theater, dos quais são muito criativos.
    Mesmo que esse site e o Keyboard Wizard não sejam de "interesse" guitarrístico, acho bem legal ficar em nosso conhecimento.

    Até galera, espero que vocês gostem desse pequeno texto. HAHAHA
    Façam seus Reviews também, sem medo :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review do CD: Mr Fastfinger - The Way Of The Exploding Guitar