sera que o amplificador queimou?

    Autor Mensagem
    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11


    a chave do ampli tava no 110v e liguei acidentalmente no 220. ligo o botão, passam-se 2 segundos e escuto um barulho parecido com uma biribinha estourando, e a luz do power apagou. senti um leve cheiro de queimado (parecia plastico queimado) e vi q o ampli nao ligava mais. fiquei desesperado, mas aí dei uma olhada na busca e vi q podia ter queimado só o fusível. pensei em dar uma olhada no fuse atrás do ampli, mas achei melhor tirar a duvida aqui. afinal o q pode ter queimado, sera q foi o ampli ou apenas o fusivel? o q devo fazer?

    MundoGuitarra
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rocky_rhoads

    depende do amp

    Doggy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fusível.

    Btardelli
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    cara, dependendo do amp nem tem fusivel...um amigo meu ligo o fender dele no 220 e teve que trocar quase todos os componentes do pré...(nem chave 110/220 tem...)
    jaja eu lembro qual eh o modelo! agora deu um branco

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    rocky_rhoads
    provavelmente fusivel, reze pra ele ter arrebentado antes de ter passado corrente pro ampli, faz o seguinte pra nenhum picareta de eletronica te enganar, tira o fuzivel e coloca outro, liga o ampli, se funcionar da uns pulos de alegria e tome cuidado pra nao fazer essa caca denovo, se nao funcionar dai so levando em uma eletronica,

    oBS coloca um fusivel de mesma amperagem EX ... 2A nao mude o valor dele pq pode dar pipino pra frente, ate funciona com valor trocado mas se ele for mais alto dq e pra ser ele nao vai arrebentar quando der alguma sobrecarga,abraço

    celotoledo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rocky_rhoads

    Queimou já era......Já aconteceu isso com um amigo meu. Se fose valvulado poderia ter queimado só as valvulas.....

    Para confirmar leve a um Luthier.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rocky_rhoads
    veja se o filamento do fusivel esta inteiro ou rompido...

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    mais uma vez a mesma explicação.
    Fusível protege contra sobre-corrente e não contra sobre-tensão.
    Sobre-corrente se dá no caso de haver uma sobrecarga no circuito decorrente, por exemplo, um curto-circuito. Neste caso o fusível se queima para minimizar os estragos até que se leve o equipamento para o conserto.

    No caso de sobretensão, o fusivel não irá necessariamente queimar. Pode ser que dê sorte e queime, protegendo o circuito, mas não é essa a função do fusível e se ele queimar neste caso, será pura sorte.

    O fusível pode ter queimado? Pode sim.
    Como também pode ter queimado algum capacitor eletrolítico da fonte, ou até mesmo componentes mais importantes do estágio de amplificação, caso a fonte do amp não tenha proteção contra sobre-tensão.

    Eu sugiro que o amigo olhe o estado do fusível, se não estiver queimado, então será um dano mais sério.

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    boa..ponto pra vc +1, tem chance de queimar o fusivel e mesmo assim ainda ter danificado o ampli,sua explicaçao e pra fechar o topico,abraço

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    entao kras, eu tirei o fusivel, mas como faço pra saber se ta queimado? so um detalhe. eu fiz um teste, quando tirei o fusivel, cheirei ele e senti cheiro de queimado, e afastei o fusivel do ampli, e vi que o ampli nao tinha cheiro de queimado. se for pelo cheiro de queimado, deve ter queimado o fusivel, mas pela aparencia, nao sei identificar o estrago. aguardo respostas

    só mais uma coisa, o fusivel é um T1A, e só pra confirmar se to fazendo certo, o fuzivel é uma peçinha pequena q tira rosqueando, e q parece uma mini lâmpada?

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    sabe medir continuidade?
    caso saiba, meça a continuidade do fusivel.

    se der continuidade, o fusível está bom
    se nao der continuidade, o fusível queimou

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    putz kra, nem sei, como faz isso?

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Se não tiver paciência para ler:
    coloca o fusivel de volta no amp e leva para um tecnico

    Se tiver, aqui vai.

    método 1:
    Pegue um multimetro (se tiver você tiver um, né), coloque na escala para medir resistência (ohms).
    Encoste uma ponta de prova de um lado do fusível e a outra ponta do outro lado.
    Se der um valor resistencia baixinho, ele deu continuidade.
    Se der um valor muito alto ou infinito, não deu continuidade.

    metodo 2:
    Sabe fazer uma lâmpada acender com uma pilha?
    Coloque o fusível no meio do circuito.
    Se a lâmpada acender, deu continuidade.
    Se a lâmpada não acender, não deu continuidade.

    Bom, estão aí duas formas simples de bater continuidade. Cumpri com meu dever cívico de responder a dúvida.
    Mas, sinceramente, acho que você deveria é levar esse amplificador ao técnico. Você não tem conhecimento técnico para resolver o problema.

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    kra, vi uma coisa no fusivel q pode responder minha duvida. eu tirei o fusivel do estabilizador do meu pc pra dar uma olhada (tinha dois) e vi q em ambos tem um tipo de fiozinho marrom esticado dentro do vidrinho. quando comparei com o fuzivel do ampli, vi q nao tinha esse fiozinho e ainda havia pequenas manchas marrons pelo vidro. deduzo que esse fiozinho torrou. nesse caso, foi o fusivel mesmo que queimou?

    Ramsay
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    kra, vi uma coisa no fusivel q pode responder minha duvida. eu tirei o fusivel do estabilizador do meu pc pra dar uma olhada (tinha dois) e vi q em ambos tem um tipo de fiozinho marrom esticado dentro do vidrinho. quando comparei com o fuzivel do ampli, vi q nao tinha esse fiozinho e ainda havia pequenas manchas marrons pelo vidro. deduzo que esse fiozinho torrou. nesse caso, foi o fusivel mesmo que queimou?


    rocky_rhoads

    Exatamente, o fusível queimou. O fusível é cilíndrico com as duas extremidades metálicas e um tubo de vidro no meio, certo?
    Então puxe o fusível fora da peça de rosquear e veja qual o número que tem na parte metálica. Por exemplo, se tiver um 2 ou então 2.0 é um fusível de 2 amperes, se tiver 3 ou 3.0 é um de 3 amperes, então, compre um igual recoloque na peça de rosquear, ponha no lugar, ligue o amp e torça pra que funcione.
    Se der novo estouro, é sinal de que o amp foi danificado e o fusível queimou de novo. Aí só levando numa assistência técnica.

    makumbator
    Moderador
    # fev/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    rocky_rhoads
    nesse caso, foi o fusivel mesmo que queimou?

    Troque por um fusível de mesmo valor e instale no amp, aí vc descobre se foi só isso.

    Para saber o valor olhe no fusível queimado. caso tenha jogado fora ou não consiga ver, consulte o manual do fabricante. Não tem o manual? Baixe no site do fabricante.

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    valeu,o fusível é 1.0. vou arrumar um nesse valor, testar, e depois digo o q aconteceu, mas por enquanto, vou ser otimista

    sorte pra mim, rs

    TheDivisionFloyd
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    embrulha o usive em papel aluminio e texta
    na voltagem certa

    dai se funciona voce arruma um novo
    se nao voce manda pra um tecnico e chora

    MundoGuitarra
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    TheDivisionFloyd

    Pô, um fusível custa centavos, é melhor o cara testar com um fusível apropriado

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    galera, so tem um problema, onde diabos se compra um fusivel? reforçando q o fusivel do meu ampli era 1.0. mais uma duvida, o q acontece se eu testar um fusivel de valor diferente no meu ampli?

    ultima duvida, caso eu nao ache um fusivel pra comprar, quais aparelhos domesticos podem ter fusivel para eu testar no ampli?

    rocky_rhoads
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ah, quase esqueci. em cima da entrada de fusivel do ampli tava escrito T1A. isso seria o modelo do fusivel ou algo assim?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sera que o amplificador queimou?