Duvida sobre D e Bm

    Autor Mensagem
    Raphaa
    Veterano
    # jan/11


    Gente eu estava escrevendo uma musica e resolvi fazer no tom de ré,mas como usei ré posso usar acordes e escalas de Si menor(eu acho) pois são iguais(Fugiu o nome).
    Mas o problema é vamos supor que um dia eu perca a tab da musica,vou ter que tirar de cabeça,como que vou saber o tom se as notas de Ré e Si menor são iguais olhei na minha tabela de campo harmônico

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Escalas relativas é o nome disso...

    Se a música ta no tom de D, pode-se dizer que ta no tom de Bm também, pq é relativa

    Raphaa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo

    Valeu velho

    Raphaa
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Raphaa
    · votar


    Quer dizer não é bem uma musica ta mais pra uma demo,composição ou projeto de um cara que mexe com programas de áudio no pc há 1 mes

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Essa dúvida é comum, mas sempre um tom maior tem seu relativo menor, que na prática são as mesmas notas e mesma escala!

    dps vc mostra a música pra gente! :)

    abraços

    cordassi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas o problema é vamos supor que um dia eu perca a tab da musica,vou ter que tirar de cabeça,como que vou saber o tom se as notas de Ré e Si menor são iguais olhei na minha tabela de campo harmônico

    Tem um fato também que contribui, mas ai depende bastante da música.. Acho que um jeito de você identificar, se ela está na relativa menor ou não. Seria pelas cadências.. ex: IV-V-I ou V-I, etc
    Ou seja, seria pela função dos acordes..

    Porém eu ainda não estudei o C.H menor, então nao sei te dizer como funcionam as cadencias/funções nele..
    Mas como disse, se estiver em natural maior, da pra usar esse pensamento!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cordassi

    Mas só muda isso, a função do acorde, que é um assunto teórico...

    na prática é a mesma escala!

    abs

    Pepe Le P
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Raphaa
    Cara, D maior não é mesma coisa que Bm, apesar das notas na escala serem as mesmas. As funções tonais são diferentes.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pepe Le P

    mas o que muda, na prática?

    Leomju
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de Chinelo está certo, na prática nada!

    A maneira de "pensar" a musica somente!

    Filhada
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pois é, as notas são as mesmas, mas não é a mesma coisa exatamente, a sensação é diferente. Eu pessoalmente não decorei os modos, eu só seo o Jônio, mas eu tomo um grau como principal e pronto, tenho outro modo!
    Bom, pelo menos é assim comigo...

    Ja Ne!

    Pepe Le P
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo
    mas o que muda, na prática?

    Já citei um exemplo, as funções tonais de cada acorde. o acorde A tem função de dominante em D maior já em Bm não.

    O lance é se aprofundar em harmonia se queremos entender estas diferenças, ou então entende-las empiricamente, testando os sons e acordes.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Pé de chinelo
    Se a música ta no tom de D, pode-se dizer que ta no tom de Bm também


    Sequencia harmônica de D : D- A- G- F#m -Bm- Em

    Sequencia harmônica de Bm: Bm- F#- Em- A- D- G

    Então uma música que está no tom D, não pode estar no tom Bm.

    A tônica de uma escala é que determina o tom. Os acordes que compõem a escala são os mesmos, com excessão do F# que é maior em uma e menor em outra. Mas a sequência dos acordes na escala é diferente.

    Em parte voce está certo. Ou quase certo. Só que voce tem que pegar a primeira nota para determinar o tom. A sequência é basicamente a mesma!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Prof. Grosélio

    Eu to pensando no campo harmônico natural menor:

    Bm C#º D Em F#m G A

    que é exatamente igual ao campo harmônico maior de D, só muda a posição das notas.

    Esse campo harmônico que você escreveu aí é relativo a qual escala?

    EDIT: faltou o C#º na sua escala, não?

    Daniel_MV
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Exato, já corrigiram a tempo.

    Sem contar que mesmo em um improviso livre, vc consegue definir se é D ou Bm pela ênfase na tônica, pela resolução, etc...

    São as mesmas notas, mas não é a mesma coisa.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo

    Só o acorde que determina o tom tem que ser o primeiro da escala. Neste caso D ou Bm. Os dois não podem ser!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Daniel_MV
    definir se é D ou Bm pela ênfase na tônica,

    Exato! E se for cantar uma música a tônica é que faz a diferença.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Prof. Grosélio

    Eu sei disso, foi o que eu disse antes, na teoria são diferentes, mas na hora de tocar vai ser praticamente a mesma coisa, tirando a questão da enfase nos acordes, o acorde que termina a música e talz..

    mas as notas a serem tocadas durante a música que está no tom de D maior serão exatamente as mesmas do campo harmônico de Bm natural, como seus acordes

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo

    Yes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre D e Bm