rcorts Veterano |
# fev/13 · Editado por: rcorts
· votar
Partitura é um estudo muito amplo, tanto teórico quanto prático. Eu não fico totalmente perdido com uma partitura na minha frente, mas tem coisa que ainda faz minha cabeça dar pirueta. Não aconselho nenhum músico a ser leigo em partitura. Também não precisa tocar tudo com partitura se você não está em uma orquestra. Mas todo músico deveria saber pelo menos localizar as notas no pentagrama (isso inclui as claves, bemóis e sustenidos) e entender os principais sinais gráficos de dinâmica e rítmica.
Meu único conselho é: pode até aprender o basicão por aí na net (figuras rítmicas, pausas, quiálteras, claves principais, fórmula de compasso, indicações de dinâmica e andamento, armadura de clave, ligaduras, ponto de aumento, sustenido, bemol, bequadro, fermata, pizicato, stacatto etc...), mas pra ficar fera mesmo tem que entrar numa escola de música, conservatório em que você vai estudar teoria musical da maneira tradicional, acadêmica mesmo da coisa, passando por decorar as notas nas linhas e espaços de todo pentagrama (tanto as naturais quanto as suplementares), em pelo menos duas claves (Sol e Fá) e treinando também percepção, ditado rítmico e melódico e assim vai, senão pode aprender muita coisa de forma errada mesmo.
E pra dominar partitura na condição de "olhar e tocar" automaticamente, precisa de muito treino acompanhado por um professor experiente.
|