Guitarra em mogno

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    blues bar
    Veterano
    # jan/11


    Iae pessoal, to querendo uma guitarra modelo les paul q tenha o corpo em mogno. Até agora, eu só achei Gibson's e naum tenho dinheiro para uma guitarra de uns 2 ow 3 mil... entom, vcs sabem se tem alguma lp com o corpo em mogno na faixa dos mil reais no máximo? Fica + barato se mandar fazer? Vlw.

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    aah, acabei de ver q as gibson les paul's tem ainda uma camada de maple... queria achar uma guitarra assim, mas não sendo o msm preço q a gibson... seria possível achar?

    Anderson Eslie
    Veterano
    # jan/11
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    blues bar
    na faixa dos mil reais no máximo?
    Nessa faixa tem a Cort Z44, feita em mogno. Eu tenho essa guita e acho muito boa. Agora guitarra com tampo em maple sai mais caro. Veja a Ibanez ART320, que acho que tem tampo em maple, e é em mogno tbm.

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    vlw Anderson Eslie.

    vc saberia me dizer a diferença entre mogno e basswood arched top?

    vlw.

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    por esse preço (1.500) da pra comprar uma epiphone usada cara... mas pelo menos eh em mogno realmente, muitas guitarras são de outras madeiras, e os vendedores dizem q é em mogno. vlw

    hppvitor
    Veterano
    # jan/11
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    Epiphone não é em mogno, é em nato.

    guitarfilth
    Veterano
    # jan/11
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    hppvitor

    Mas tem Epiphone em mogno sim!

    -King
    Veterano
    # jan/11
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    Haha, você não quer a mesma madeira de uma Gibson numa guitarra de mil reais quer?

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166815029-les-paul-corpo-luthie r-mognocedro-_JM

    nesse link tem um corpo de lp em mogno... vale a pena comprá-lo (considerando q tem alguns probleminhas) para montar uma réplica de uma gibson les paul standard? vlw

    guitarfilth
    Veterano
    # jan/11
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    Olha que coisa linda:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164791281-limited-edition-guita rra-epiphone-les-paul-negative-series-_JM

    Se eu tivesse a grana compraria sem hesitar!

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    -King

    se fosse possível, eu queria.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11
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    vc saberia me dizer a diferença entre mogno e basswood arched top? sao duas madeiras difererntes

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    qual é a diferença entre a sg de 2 caps e a de 3?

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    sidguitar1

    Jura? DISSO EU JA SEI! Eu quero eh saber a diferença nas madeiras: cor, peso, timbre, etc.

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    paul reed smith, eu acabei de conhecer esse modelo de guitarra, e achei BEM parecido com a les paul. tem diferença, fora no formato?

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    com isso da pra tirar um timbre grave de semi-acústica?

    hppvitor
    Veterano
    # jan/11
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    blues bar
    Basswood é mais adequada a strats e superstrats, por ser menos densa e mais brilhante, semelhante ao alder.

    Você nunca conseguirá um som genuíno de LP com uma guitarra de basswood, pois as características tonais são diferentes.

    -King
    Veterano
    # jan/11
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    hppvitor
    Semelhante ao Alder? Tem certeza?

    blues bar
    180 reais um corpo de mogno? Não sei não hein....

    A diferença é que uma tem 2 caps e a outra tem 3 ¬¬, putz você faz cada pergunta. Com 3 caps terá mais possibilidades de timbre mas na minha opinião eu acho que não vale a pena, além de ficar mais feia a guitarra.

    Morgul
    Veterano
    # jan/11
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    Tem a CLP2, é em NATO mas o preço é menor, claro.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165636623-guitarra-condor-clp-2 s-ela-voltou-poquissimas-pecas-_JM

    Eu vi un videos pelo youtube há um tempo atrás e é uma bela guitarra não comprei por falta de verba mesmo...Tô feliz com minha Nash =D

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: sidguitar1
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    editei hehe

    hppvitor
    Veterano
    # jan/11
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    -King
    O basswood tem sido muito usado como substituto do alder, por ser barato e de qualidade não muito abaixo. A própria Ibanez trocou o alder por ele até nos seus modelos Signature e Prestige.

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/11
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    hppvitor
    Até onde eu sei a característica do Basswood é médio/grave, e do Alder é médio/agudo. Pelo que eu saiba as diferenças tonais dessas duas madeiras são bem "grandes".

    salton
    Veterano
    # jan/11
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    tem essa aqui também:

    https://www.goodmusic.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto= 6627&cd_subgrupo=18&cd_grupo=1&cd_subgrupo2=0

    -King
    Veterano
    # jan/11
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    hppvitor
    Não o caso da Ibanez trocar, mas como o GuitarHome disse, o som deles é diferente. Existe Fender em Basswood sim, mas a maioria é Alder, por ter o timbre característico de Fender (Ash também). Já o Basswood tem um timbre um pouco mais grave.

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    blz... agora, saindo das madeiras e entrando em captadores: eu sempre quis fazer uma coisa, mas num sei se daria certo: pegar uma sg qualquer (se tivesse $ seria gibson) e colocaria captadores seymour duncan alnico II pro no braço, e seymour duncan alnico 5 na ponte. o timbre ia ficar dahora? seria pra tocar AC/DC, Guns, Led Zeppelin, ZZ Top... com pedais tipo jackhammer, fuzz, reverb, chorus esemble... e um amp baratinho ;)

    blues bar
    Veterano
    # jan/11
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    paul reed smith, eu acabei de conhecer esse modelo de guitarra, e achei BEM parecido com a les paul. tem diferença, fora no formato?

    -King
    Veterano
    # jan/11
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    blues bar
    Depende da SG, não existe essa de guitarra ruim com captadores bons ficará bom. A guitarra tem que ser bem construída, ter madeiras boas. Mas adianto que se for uma SX ou Epiphone ficará bom para o que você quer sim.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/11
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    Boa noite!!!

    blues bar
    6) Características do instrumento: este é um capítulo a parte.
    É importante salientar que o timbre da guitarra é um conjunto de fatores que contribuem um pouco mais ou um pouco menos, mas nenhum deles isoladamente é decisivo para caracterizar uma guitarra nem para estabelecer seu uso. Stratos são usadas tanto para Blues quanto para Metal, assim como Teles são usadas tanto para Country quanto para Rock, por exemplo.
    O som de uma guitarra vem da amplificação de um sinal resultante da vibração das cordas sobre um captador. Este captador gera um campo magnético que se altera quando as cordas vibram, produzindo pequenos impulsos elétricos na sua(s) bobina(s) que por sua vez são enviados ao amplificador.
    Bom, se a coisa toda é elétrica, a madeira usada na construção da guitarra não influencia no seu timbre, já que madeira é um isolante elétrico, certo? Errado!
    O material de que é feita a guitarra exerce influência no padrão vibratório das cordas e funciona como um filtro para certas freqüências, alterando assim a forma com que as cordas modificam o campo magnético gerado pelo captador. Se modificam o campo magnético, modificam o que o captador capta e conseqüentemente o timbre.
    - Madeiras: Não vou entrar na especificação de cada madeira utilizada na construção de guitarras pois o tópico ficaria mais extenso do que já é e existem inúmeros tópicos descrevendo as características tonais de várias delas.
    Vou aqui listar de forma generalizada a contribuição da madeira para o timbre considerando o objetivo deste tópico, ou seja, dar uma idéia de que caminho seguir a fim de optar por determinada característica numa guitarra.
    Antes de mais nada, não existe exatamente o conceito de madeira melhor ou pior para uma guitarra. É possível se dizer que o Mogno é melhor que o Alder se vc quiser um timbre mais grave, mas ele seria pior do que o Alder se seu objetivo fosse uma guitarra mais "ardida", então vamos trocar o conceito de "melhor ou pior" para "mais indicada ou menos indicada" quando o assunto for madeira. Exceção feita ao se falar em Compensado (Plywood), MDF, e coisas do gênero. Além disso, é interessante observar que a mesma madeira assume características tonais diferentes dependendo de que parte do instrumento ela será empregada. Finalmente, madeira nacional é tão boa quanto madeira importada, pois o que define sua qualidade é o tratamento que recebe e não sua origem.
    Basicamente o que influencia na característica tonal da madeira é: sua densidade, a velocidade de propagação e a velocidade de decaimento. Madeiras mais densas e pesadas facilitam a propagação de agudos, dando mais ênfase nestas freqüências, exceção feita ao Mogno que é uma madeira pesada mas que não propaga bem os agudos pois o alinhamento de suas fibras e abertura dos poros lhe dão esta característica mais grave apesar de seu peso, ao passo que madeiras mais leves tendem a abafar os agudos.
    O corpo da guitarra tem influência no timbre, seja pela madeira utilizada, seja pelo seu desenho e dimensões. Alguns consideram que guitarras feitas com Top de madeira diferente da do corpo assumem mais o timbre deste Top do que do corpo em si, fato que deve ser levado em consideração ao optar por uma guitarra com o sem Top.
    Todo corpo possui uma freqüência natural de vibração. Quando este corpo recebe um som na mesma freqüência que a sua entra em ressonância e vibra. Esta ressonância é propagada pelo corpo a uma certa velocidade dependendo de sua construção, contribuindo para o seu timbre, e se dissipa numa determinada velocidade de decaimento definindo o sustain do instrumento. Então, de maneira geral, quanto mais material tiver um corpo, mais sustain terá.
    Braços com escalas escuras como o Jacarandá filtram os agudos "encorpando" o timbre, enquanto escalas claras (Maple ou Marfim) geralmente dão sonoridade mais clara e cristalina. E por que "geralmente"? Porque algumas madeiras escuras possuem características brilhantes como é o caso do Ébano e do Pau-ferro.
    - Construção: de acordo com o tipo de construção, as guitarras podem ser sólidas, semi-sólidas, semi-acústicas e acústicas. De maneira geral as guitarras acústicas tendem a ter um som mais encorpado e orgânico, mas são suscetíveis a Feedback, ao passo que as sólidas além de gerarem mais agudos em comparação às acústicas, apresentam mais dinâmica e ataque.
    A construção do braço em peça única ou em mais peças, bem como seu encaixe no corpo da guitarra, são importantes características. Os de peça única apresentam sonoridade mais aguda e estalada, além de pegada mais firme. Quanto ao tipo de encaixe, braços colados dão boa transmissão sonora e proporcionam bom sustain, já os parafusados tem sua transmissão sonora um pouco prejudicada e geram timbres mais agudos e estalados. A vantagem dos braços parafusados está na praticidade de manutenção até numa eventual troca por conta de defeitos ou empenamento. A angulação do headstock exerce influência na pressão da corda sobre o Nut e conseqüentemente gera maior sustain quanto mais angulado for, como é o caso das Lês Paul. O perfil do braço é uma característica muito mais voltada para o conforto ao tocar do que para o timbre. Podem ser encontrados braços em "C", em "U" ou em "V", além de perfis compostos, portanto é importante experimentar.
    A curvatura e a medida da escala influenciam na tocabilidade e no timbre. Escalas mais curtas geram menos tensão e um timbre mais grave e encorpado, com peso e maciez. As mais longas geram mais tensão nas cordas, proporcionando mais agudo e ataque.
    - Ponte: As ponte basicamente se diferenciam pela forma com que são fixadas ao corpo da guitarra. Existem as fixas, as que possuem sistema de alavanca (divididas em dormentes e flutuantes) e ainda as que equipam as guitarras acústicas. Quanto mais "grudada" for a ponte ao corpo da guitarra, melhor será a transmissão da vibração das cordas para este. Pontes flutuantes como as Floyd Rose são extremamente eficientes nas alavancadas, mas chatas para manutenção e afinação, não sendo muito recomendadas para principiantes. Nas pontes com alavanca é importante observar a espessura do bloco que prende as cordas pois quanto maior for, melhor será.
    - Tarrachas: são fundamentais para a manutenção da afinação da guitarra, portanto devem ser preferencialmente blindadas, de ótima qualidade e merecem uma atenção especial por parte de quem compra. Podem ser do tipo Kluxon, blindadas e com trava.
    - Trastes: variam no material de que são feitos e em suas dimensões. Quanto mais fino for o traste, mais precisa sua afinação; quanto mais largo, melhor ataque e sustain. Trastes de latão são mais opacos e os de níquel, alpaca e prata têm timbre mais agudo. Na maioria das guitarras são em número de 22. As do tipo Vintage possuem 21 e alguns modelos apresentam 24 e até mesmo 27 trastes. Esta característica deve ser levada em consideração de acordo com o maior ou menor uso nas regiões mais agudas da escala.
    - Nut: juntamente com a ponte, é um dos mais importantes itens a se verificar, pois ambos são os apoios das cordas e os responsáveis por transmitir a vibração das mesmas ao corpo da guitarra e receber a ressonância deste. São vários os materiais: o osso é o mais tradicional e possui um som macio e oferece baixo atritamento; grafite quase não oferece atrito, mas o timbre tende a ser apagado; o latão é dos metais o mais usado para nut e seu timbre é aberto, claro e agudo; o plástico é utilizado normalmente em guitarras de baixo custo; a micarta também pode ser encontrada em guitarras de baixo custo, mas ao contrário do plástico, produz um bom timbre.
    Chegamos aos dois últimos itens e que propositalmente foram deixados assim pois os considero fundamentais para o timbre da guitarra e conseqüentemente para sua escolha.
    - Cordas: o diâmetro e não o calibre (calibre é medida interna) das cordas é importante pois quanto mais massa tiverem, mais alteração no campo harmônico provocarão. Cordas leves podem ser mais confortáveis mas têm pouco volume; cordas mais pesadas proporcionam maior volume e som mais encorpado. O material de que são feitas altera drasticamente o timbre. Níquel tem sonoridade mais quente e equilibrada, aço som mais agudo e estridente, e cromo timbre mais aveludado.
    - Captadores: bem, digamos que seja o responsável por pegar tudo isso que falei até agora, colocar "nas costas" e entregar aos ouvidos que estão aguardando o resultado de seu trabalho.
    Algumas características determinam o comportamento do captador e conseqüentemente seu timbre. Muitos se preocupam somente com a saída do captador, mas existem outras características tão ou mais importantes que esta, já que alguns podem até ter saída maior mas não necessariamente volume maior.
    Captadores de baixa impedância deixam o som mais agudo e brilhante, com graves percussivos e definidos. Os de alta impedância são ricos em médios, com graves encorpados e bons para serem usados com distorção.
    O metal de que é feito o ímã de um captador influencia o timbre seja pelo material em si, seja por suas propriedades magnéticas e a perda desta capacidade com o passar do tempo. Os de Alnico trabalham de maneira mais equilibrada todas as freqüências, são mais agudos e seus harmônicos mais destacados, enquanto os Cerâmicos possibilitam maiores saídas e som mais macio.
    A característica mais importante de um captador é o seu tipo de construção.
    Existem os Single Coil que são captadores de uma única bobina. Proporcionam timbre cristalino, bem definido, limpo e claro, porém sem muito peso e um característico ruído chamado de "Hum".
    Os Humbuckers são captadores de duas bobinas criados para eliminar o "problema" do Hum nos Single Coil. Possuem mais volume e ganho, mas perdem em agudos e definição. Seu timbre é mais encorpado e grave, com mais ataque e sustain.
    Existem vários outros tipos como Tri-Buckers, Quad-Rail, Piezo, Hexafonicos, Stacks e os Ativos (possuem baixa impedância, sonoridade moderna e limpa, mas são limitados em certas freqüências) que necessitam de bateria para funcionar e sofrem menos influência das características construtivas da guitarra, mas vc encontrará basicamente os dois acima destacados.
    Apesar de não ser decisivo na composição do timbre, um outro aspecto é importante para ser considerado, pois tem a ver com aspectos mais pessoais:
    - Acabamento: não adianta muito ter tudo o que pode ser ideal num instrumento se a guitarra que vc escolher não agrada aos seus olhos. É importante sim que sua futura guitarra seja do modelo que vc achar mais bonito e da cor de sua preferência, afinal, ninguém quer "Guitarra Pantufa", aquela que dá até pra usar em casa, mas sair com ela dá uma vergonha fudida, não é não?...
    Valeu!!!

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