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reinserkmo Veterano |
# dez/10
Estava estudando sobre modos gregos aqui, gostaria que avaliassem se eu estou certo.
Peguei a musica A sua maneira- Capital inicial, ela e composta pelos acordes Bm, G,D,A, separeis as notas dos acordes e formei uma escala, Vi que era a escala de D maior por causa dos 2 acidentes.montei o campo harmonico:
I II III IV V VI VII D em f#m g a bm c#m(5b)
I:D(jônico):D e f# g a b c#
II:Em(Dórico):e f# g a c# d
III:f#m(Frígio):f# g a c# d e
IV:G(lídio):g a c# d e f#
V: A(mixolídio):a c# d e f# g
VI:BM(Eólio): C# d e f# g a
VII:C#M(5b) (lócrio): d e f# g a c#
então de acordo com a escala que obtive desmembrando os acordes, o melhor modo que eu posso utilizar para solar é o D (jônico).
Estou certo ou errado? caso esteja certo existe algum outro modo que eu posso solar ou apenas o D jônico?
Obrigado
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Edu_Afram Veterano |
# dez/10
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na verdade isso que você fez é simplismente a escala maior de Ré vc pode tocar qualquer um dos modos do jeito que vc fez que sempre vai estar na escala de Ré vc sempre estara no jonio.
se vc ver o que escreveu, em todas os modos n sai das 7 notas do D
pra você solar de uma forma diferente você pode improvisar por acordes, ou usar outras intenções, exemplo quando a Base estiver no D vc sola D lídio é um pouco complicadinho mas vc chega la rs
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Loues Veterano |
# dez/10
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Acho que capital não seria o mais indicado pra uma abordagem modal...
Só não vou me estender e começar a falar porquê já tem n tópicos discutindo esse assunto, senão fica muito ruim pra quem for usar a busca...
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reinserkmo Veterano |
# dez/10
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Edu_Afram
Entao o que eu tenho que fazer e seguir o acorde que esta sendo tocado solando na tonica do acorde??
ex: se está sendo tocado no momento um acorde B eu posso usar as escalas B jonico, B dorico, B frigio etc...?
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Loues Veterano |
# dez/10
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reinserkmo Pode e não pode. É que depende a sonoridade que tu quer tirar, e algumas coisas vão soar bem e outras não. Algumas vezes tu vai até querer tirar um som dissonante de propósito, tem muita coisa.
Pesquisa por "jazzbossa" no google. Vais achar um blog com a tradução p/ português do livro "Uma Introdução à Improvisação no Jazz". Daí, mesmo que tu não goste de jazz, dá pra aproveitar bastante da teoria que ele ensina, de alguns conceitos, e até de alguma coisa das linguagens do jazz... No livro também tem indicações do que ouvir se tu quiser se aventurar em ouvir jazz... eu recomendo...
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reinserkmo Veterano |
# dez/10
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Loues Valeu, ja tinha entrado no site da jazzbossa, tem uns 3 dias que eu to de meio dia até umas nove horas da noite pesquizando e tentado entender esses modos gregos, deus me livre mais dificil que matemática kkkkkk.
Mas eu li em outro tópico que dentro de uma progressão eu posso usar qualquer um dos modos pois todos tem as mesmas notas que a escala de base (jônica) só depende do som caracteristico de cada modo que eu quero obter, tá certo isso?
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Curly Veterano |
# dez/10
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reinserkmo
no seu exemplo, as notas serão as mesmas do D jônio. mas vc aplicar a intenção modal em cada acorde, o vibe da improvisação provavelmente será diferente da aplicação direta da escala maior em função da escolha das notas
numa outra possibilidade, vc pode raciocianar assim: "sobre acordes menores, usarei o modos menores (eólio, dórico, frigio), sobre acordes maiores usarei os modos maiores (jônio, lídio), sobre um acorde dominante usarei o modo mixolídio e sobre um acorde m7b5 usarei o modo lócrio". se vai ficar bom ou não é outra estória, dependerá da escolha das notas mas note que nesse raciocínio vc entra em notas que fogem das 7 notas do modo jônio, ampliando as sonoridades disponíveis !
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reinserkmo Veterano |
# dez/10
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Curly vamos ver se eu entendi, entao se eu usar os modos como eu disse (derivando dos graus da escala jônica) , eu estaria usando apenas as notas do modo jônio começado por uma nota diferente, porem todas dariam certo com a progressão.
Já se eu pegasse os intervalos de um certo modo exemplo D eólio D-e-f-g-a-a#-c-d(certo?), ele poderia combinar se as notas do acorde que esta acompanhando estivessem dentro da escala de D eólio, estou certo?
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DraKo Veterano |
# dez/10
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D eolico nada mais é do que F jonico sendo que se começa por D, porem a ultilidade dos modos é dar intenções musicas distintas por exemplo se numa base estiver rolando o acorde de Dm, e vc toca o shape de D dorico vai dar uma inteção jazz, se vc tocar D frigio vai dar uma intenção sombria devido seus intervalos
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reinserkmo Veterano |
# dez/10
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Certo acho que entendi obrigado a todos
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sidguitar1 Veterano
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# dez/10 · Editado por: sidguitar1
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acho q uma coisa importante é vc entender os intervalos q cada modo gera,por exemplo um acorde C5 vc poderia usar em cima desse acorde qualquer modo menos o locrio ja q todos tem esses dois intervalos (tonica e quinta justa) vc simplesmente escolheria a sonoridade q mais lhe agrada em cima desse acorde... ja em um C7M(9,#11) vc teria q usar o lidio pra ficar todos os intervalos dentro pq é o unico modo do campo harmonico maior ou do menor natural q gera essa (#11 decima primeira aumentada) com os outros modos mesma coisa ex.. Cm6 so cabe o dorico nele, C7(9) so o mixolidio e assim por diante, abraço
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Edu_Afram Veterano |
# dez/10
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reinserkmo
eu recomendo você ver o dvd do Edu Ardanuy Improviso sobre modos, assistido ele você vai entender muita coisa, esse dvd é espetacular, ele fala como usar modos, pentatonicas, triades e tetrades com intenções diferentes, é muito bom mesmo
você encontra em qualquer loja de música ou na net para comprar.
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will789 Veterano |
# dez/10
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Edu_Afram fala como improvisar sobre acordes?
vlw
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