Modelos de Guitarras e suas utilidades.

    Autor Mensagem
    RodrigoSegato
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: RodrigoSegato


    Inicialmente quero me apresentar, Sou Um guitarrista de 18 anos de são paulo, futuro estudante de luthieria na escola B&H, e apesar de tocar, tenho um profundo interesse em construção de instrumentos, desde tratamento de madeiras, até construção do hardware, espero que como primeiro post eu consiga ajudar alguns usuarios, ou até alguns não usuarios (Normalmente aqueles que digitam no google e caem aqui no cifra.)

    Vamos nessa...

    Guitarras e seus modelos
    Reparei no forum que sempre há perguntas como "qual guitarra comprar" qual timbre eu alcanço com tal guitarra e por aí vai...
    então eu vi o post do brunoepronto e achei interessante montar um tópico parecido, não igual, e MUITO MENOS querendo depreciar o tópico dele, que por sinal foi muito interessante.

    Vamos pelas clássicas.
    Strato: Uma guitarra que dizendo porcamente, "é pau pra toda obra" é uma guitarra de timbres medianos, não tendendo pro grave, e nem muito para o agudo, é uma guitarra versátil, utilizada em vários estilos devido ao seu som nem tão seco, nem tão aveludado, algo realmente muito relativo ja que dependendo da marca, qualidade da madeira, e hardware ela pode ser modificada e alcançar timbres mais pesados. Exemplos : Edu Ardanuy, a strato dele tem floyd rose, e 2 humbuckers, resumindo, um setup de guitarra para metal, fusion, hard rock.
    Avaliação geral:Realmente, é pau pra toda obra, as stratos mesmo as com um humbucker, costumam não ter o som com a presença igual a de outras guitarras pesadas, é a mais indicada para iniciantes devido ao seu custo beneficio e versatilidade.
    Com stratos, podemos tocar todos estilos mas temos eficiencia em: Rocks, Rocks classicos, blues, hardcores.
    Relembrando que você pode tocar o que quiser em qualquer guitarra, o que faz o som é o guitarrista não a guitarra, isso são sugestões para iniciantes, ou até interessados no assunto.

    Les Paul: Guitarra Muito classica e muito conhecida, com les pauls temos timbres mais graves, sons macios ou aveludados, e quando ligados com distorção temos um ganho de peso no som relativamente superior a guitarras de captadores single coil não só devido a captação, como modo de construção que é normalmente de madeiras que "deixam" o som mais consistente como o mogno madeira muito utilizada na construção desses modelos, apesar de ser um pouco relativo, é uma guitarra que merece uma atenção devido a sua "tocabilidade" normalmente quem se acostuma ao setup de uma les paul acaba estranhando outros modelos.
    Avaliação Geral: Um modelo sensacional, as les pauls de alto padrao, e até algumas outras tem um timbre de peso muito bonito, é uma guitarra atraente devido ao seu modelo, e muito legal até para iniciantes, mas relembramos que timbres agudos,não são caracteristicos desse modelo.
    Com les pauls tanto como rocks, blues, hard rocks nos temos timbres interessantes para country, metal, rocks classicos e até jazz (Jazz é controverso, não explicarei sobre semi-acusticas o tipo de guitarra mais indicado para o estilo)

    Telecaster:Vish, essa eu sou suspeito, meu maior investimento foi em minha tele. (comentario desnecessario)
    é uma guitarra MUITO mas MUITO peculiar, ela é versatil, pode ser muito modificada, eu acho que de envenenamento de guitarras a tele é a mais interessante a se mexer, é uma guitarra, que quando distorcida tem um som "semelhante" de outros modelos de single distorcidos, porem ela tem um som muito caracteristico quando regulado em clean, ela tem um "Estalado" caracteristico dela, MUITO muito recomendada para country devido ao seu som.

    RodrigoSegato
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: RodrigoSegato
    · votar


    Continuando...
    Avaliação Geral (Telecaster): Sensacional, quando padrão é uma guitarra Muito legal, em todos aspectos, timbre, tocabilidade.
    é uma guitarra legal, interessante, porém pouco recomendada para iniciantes, devido o foco dela, o iniciante, ou o interessado numa guitarra neste tipo, compensa mais uma strato.
    Sinceramente, é uma guitarra mais frescalhada, é interessante quando se busca um som caracteristico nela.
    Como todas outras, tem uma gama legal de estilos que ela engloba, porem nesta damos um enfoque no country.

    SG's, Explorers e V's:
    São Até semelhantes esses 3 modelos, só as explorers e V's que tem coisas que irei explicar em seguida.
    são modelos de peso, interessante devido ao som, que não é tão pesado quanto de les pauls mas fica na casa entre som mediano e pesado, resumindo, não são tão graves como les pauls, observações: as SG,V e Explorer da gibson, devido sua construção são feitas produzidas para serem alternativas de les pauls
    Especificações melhores sobre V's e explorers:
    Algumas marcas puxaram ester modelos mais para metal, algumas marcas como jackson e cort (desculpem pelo exemplo de marca) utilizam de pontes floyd rose algo caracteristico de guitarras para alguns generos de metal e músicas mais técnicas, então as que apresentam floyd rose não tem o mesmo peso de timbre que as de ponte fixa, elas timbram mais pro medio agudo particularmente acho que mais pro médio.

    Thin Stratos ou Supers Stratos dentre outros nomes:
    Tambem sou suspeito para falar dessas, são minhas favoritas.
    São guitarras muito interessante para profissionais, devido ao seu timbre e setup matador, é uma guitarra que você consegue tirar um som de peso, e sons agudos.
    é uma guitarra para experientes devido ao seu setup normalmente ser com floyd rose, algo não recomendados para iniciantes, sem dizer que cada super strato, tem um timbre caracteristico dela, que normalmente quem faz ela timbrar mais é o próprio guitarrista, ja que ela é uma guitarra para quem toca mais técnicamente e com velocidade.
    não vou entrar a fundo, ja que quem usa este tipo de modelo, sabe no que mexe. acho extremamente desaconselhavel para iniciantes. são normalmente da marca ibanez (só um ponto de referencia para iniciantes diferenciarem este tipo de modelo)

    RodrigoSegato
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Outras Informações EXTREMAMENTE uteis
    -Esse tópico é só informativo
    -O tópico é um review geral sobre um padrão para cada guitarra, varios fatores mudam o instrumento
    -relembrando, quem faz o guitarrista é ele, não a guitarra
    -não entrei no mérito da questão, mas captadores tambem alteram o som, o review é sobre o modelo e sua utilidade inicial
    -madeira, e qualidade de fabricação tambem alteram timbre então não adianta pensar que por um review tudo pode ser dito, TESTE-AS, como você vai comprar um instrumento que provavelmente vai usar por anos, compre um que te agrade em todos aspectos
    -Floyd Rose é uma ponte desaconselhavel para iniciantes, devido a sensibilidade e regulagem diferente
    -Floyd rose quando instalada numa guitarra, ela perde peso de som vindo da madeira, lembrando que ela é um "rombo" bem maior
    -Lembre-se tudo é permitido, você pode modificar como quiser, claro com um bom luthier, repetindo o que eu disse antes, o que eu postei é um parametro para se ter uma noção
    -E infelizmente, algumas marcas possuem qualidade maior, por exemplo, uma fender americana, apesar de ser single com certeza vai ter um som, e um timbre melhor do que uma les paul da Shelter
    -E LEMBREM-SE PRINCIPALMENTE DISTO: O AMPLIFICADOR,PEDAIS, PEDALEIRAS quando regulados em distorções MUITO pesadas aos ouvidos de iniciantes fazem que todas guitarras pareçam "legais", então teste-as no som limpo, e distorções leves para ver se ela tem o timbre que realmente te agrada.
    -E nada adianta ter uma guitarra sem um aplificador a altura, se gastar muito na guitarra, tera que comprar o ampli a altura
    -E voltando, teste os tipos de captadores, humbuckers, singles, ativos, passivos, afinal cada cap tem seu som.

    Espero ter ajudado, e não ter sido presunçoso ja que este é meu primeiro post.
    Estou aberto a sugestões, criticas, comentarios. (peço educadamente que sejam construtivos e respeitosos)

    Marcelo Bico
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Legal.
    Fala aí sobre Jaguar, Nighthawk e Firebird !!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    RodrigoSegato
    Cara, sinceramente, meu parabéns pela iniciativa, parabéns pela paciência e gostaria mesmo que vc continuasse contribuindo com este assunto, mas infelizmente em outro local, pois já existe um tópico falando sobre isso:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/190943/
    Por gentileza, copie e cole seus post no tópico acima, pois o deixará mais completo com esta sua valiosa contribuição.

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

    Gilbertinho
    Veterano
    # out/12
    · votar


    sei q é de 2010 mas curti o topico era isso msm q eu tava procurando!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modelos de Guitarras e suas utilidades.