Modos Gregos. O que são? Como interpretalos

    Autor Mensagem
    Vantuu
    Veterano
    # dez/10


    Ola sou novo por aqui e estou com um probleminha. Não se se ele ja foi respondida em outro topico, porem os q olhei não ache o a resposta... Chegei até a pesquisar no wikipedia mas eu achei muito vago.

    Bom Basicamente eu quero saber como funciona os modos gregos. Qual a (as) diferença (as) dos modos e como interpretalos.

    O que eu sei de modos gregos é que ele foram criados na grecia antiga para diferenciar as regiões da grecia, se uma pessoa tocasse um musica num modo ela pertencia de tal região...
    Sei também que os modos Gregos ajudam a interpretação e na harmonização da musica (Apesar de não saber como, provavelmente quando eu entender eles saberei isso)

    De Ros
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vantuu

    Eu procurei na busca e encontrei! Tenho certeza que se tu pesquisar um pouquinho, tu também vai conseguir!

    Abraço!!

    FLO7v
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vantuu

    cara..
    nao tem nenhuma diferença..

    os 7 modos, é apenas 1!

    só muda a tônica..
    abçs

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof_Guita
    · votar


    simplificando - os modos vem da escala natural - c d e f g a b

    analisando os intervalos vc vai ter as distancias C pra D 1tom D pra E 1tom E pra F meio tom F pra G 1tom G pra A 1tom A pra B 1 tom B pra C meio tom

    agora imagine que cada nota dessa é um grau e mantenha a regra de distancia

    cada grau desse tem um nome, jonio dorico frigio lidio mixolidio eolio e lócrio esse conjunto de graus são os modos gregos também chamados de modos gregorianos

    pensando verticalmente em cada grau vc tbm tera uma escala ex jonio começando em C - c d e f g a b - analisando os intervalos vc vai ver que gera uma triade maior e a tétrade posui 7°maior.

    Dórico por ex d e f g a b c - analisando a triade vc vai ver que gera uma triade menor pela distancia entre a tonica e a terça e uma tetráde com 7°menor

    Analisando todos os graus vc vai encontrar o campo harmonico.

    Esse é um assunto meio complicado de se entender em fóruns, recomendo que procure um professor que poderá te explicar com mais calma e te dar exemplos.

    Abç

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof_Guita
    · votar


    FLO7v
    MembroVantuu

    cara..
    nao tem nenhuma diferença..

    os 7 modos, é apenas 1!

    só muda a tônica..
    abçs



    Cara não é isso não, procura dar uma estudada melhor antes de postar uma resposta que pode prejudicar os outros.

    Abç

    Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FLO7v

    cara, não é isso não.

    Rednef2
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FLO7v
    Argh, man!! :p

    Vantuu
    Simplificando BASTANTE... se vc já conhece o básico sobre escala maior e menor, então dá pra dizer que vc já conhece um pouquinho sobre modos. Afinal, a escala maior corresponde ao modo jônico e a menor corresponde ao modo eólio. Assim como diz-se que as músicas em tom maior tem uma característica de soarem mais alegres e as de tom menor soarem mais tristes/sombrias, os outros modos também possuem suas próprias características.

    Não é um assunto muito simples e minha recomendação é que vc se preocupe, primeiramente, em dominar o que for relativo à improvisação usandos as escalas maiores e menores antes de mergulhar em modos.

    Material pra ler é o que não vai faltar, mas é preciso ser bastante criterioso com o que vc encontra na net, pq tem muita errada ou simplesmente exposta de maneira "confusa". Por isso, é legal a dica do Prof_Guita sobre procurar um professor e tal.

    jvianna
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu entendo o conceito dos modos gregos e pá .. Mas não consegui por em prática.
    Tenho a seguinte progressão Dm7/ Cmaj7 / Fmaj7 / Bm7b5 / Em7 / Am .
    O tom é C maior, certo? (ou Am)
    Quando eu estiver solando sobre o acorde Dm7(composto pelas notas D, F, A e C), posso usar o modo dórico de Dó (C D Eb F G A Bb) ou o modo dórico de Ré (D E F G A B C)?

    Rednef2
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    jvianna
    Dm7 use o modo dorico de Ré, pq se vc usar o modo dorico de C vai soar meio dissonante.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/112788/

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    jvianna
    Cara vc ainda não conseguiu entender a teoria não.
    Imaginando a progressão que vc deu como exemplo o dó não pode ser dórico já que o dórico é segundo grau, se fosse c dórico a tonalidade seria Bb, sobre o dm7 vc pode usar qualquer um dos 7 shapes dos modos gregos tendo como primeiro grau o C Jonio, pode usar os 5 shapes de penta c/Am, Pode usar Penta m6 sobre o Dm7 , já que está é a penta que caracteriza o modo Dórico, pode usar a triade e a tétrade do acorde etc etc...

    Da uma olhada nesse post que eu fiz explicado alguns assuntos bem interessantes para solos e improvisos

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249290/

    Aproveita e posta um comentario pra dar um up

    Tendo dúvida ainda é só perguntar

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra

    Abs

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    procura direito q ta cheio de topico de modos ja,estuda intervalos tambem q vai ser importante,abraço

    jvianna
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MauricioBahia
    Rednef2
    Obgdo
    já tinha lido aquele tópico mas obgdo msmo assim

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    Prof_Guita
    jvianna
    sobre o dm7 vc pode usar qualquer um dos 7 shapes dos modos gregos tendo como primeiro grau o C Jonio

    Vejam se concordam comigo:
    É claro que é possível fazer isso. Mas, na prática, dá na mesma que dizer: use C maior (ou A menor). Afinal, nesse caso, todos os shapes vão possuir o mesmo conjunto de notas. Ou seja... para que venha à tona a característica sonora de cada modo, é preciso que harmonia esteja de acordo.

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    BlaCk LaBeLVeteranoVejam se concordam comigo:
    É claro que é possível fazer isso. Mas, na prática, dá na mesma que dizer: use C maior (ou A menor). Afinal, nesse caso, todos os shapes vão possuir o mesmo conjunto de notas. Ou seja... para que venha à tona a característica sonora de cada modo, é preciso que harmonia esteja de acordo.


    Exatamente por isso eu disse que sobre o acorde dm7 dórico que foi o que ele perguntou, pra soar dórico a escala em questão seria penta m6 que possui a 6 que é o intervalo caracteristico do grau, obviamente se ele quiser tocar caracteristicamente qualquer um dos modos a harmonia deve ser construida pra isso, mas pela pergunta dele a questão é outra, pelo que me pareceu ele ainda não consegue tocar tonalmente, modalmente ou com sonoridades expecificas ainda é um passo meio distante.

    Anderson Eslie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Carai, o tempo passa e o pessoal ainda não consegue entender modos litúrgicos. :S

    jvianna
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Obrigado a todos!

    Prof_Guita
    só nao entendi a parte de usar a penta m6. Voce diz pra usar a penta de C com sexta menor sobre o Dm7? Mas o modo dórico nao tem a sexta maior ?

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof_Guita
    · votar


    A penta em questão é a penta menor com 6, a sexta é o intervalo caracteristico do dórico, neste caso a penta teria que ser Dm6, isso se vc quiser caracterizar o modo, uma penta de Dm tbm pode ser usada. mas isso tudo na teoria teria que analisar a harmonia pra ver as possibilidades. se vc quiser gravar uma base e postar aqui eu gravo um improviso em cima usando essas idéias .abç

    Frankie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Assista:

    Guitarra Rock - Kiko Loureiro
    -
    Você vai ter uma boa noção de modos gregos e como aplicá-los.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Modos Gregos. O que são? Como interpretalos