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Vantuu Veterano |
# dez/10
Ola sou novo por aqui e estou com um probleminha. Não se se ele ja foi respondida em outro topico, porem os q olhei não ache o a resposta... Chegei até a pesquisar no wikipedia mas eu achei muito vago.
Bom Basicamente eu quero saber como funciona os modos gregos. Qual a (as) diferença (as) dos modos e como interpretalos.
O que eu sei de modos gregos é que ele foram criados na grecia antiga para diferenciar as regiões da grecia, se uma pessoa tocasse um musica num modo ela pertencia de tal região... Sei também que os modos Gregos ajudam a interpretação e na harmonização da musica (Apesar de não saber como, provavelmente quando eu entender eles saberei isso)
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De Ros Veterano
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# dez/10
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Vantuu
Eu procurei na busca e encontrei! Tenho certeza que se tu pesquisar um pouquinho, tu também vai conseguir!
Abraço!!
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FLO7v Veterano |
# dez/10
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Vantuu
cara.. nao tem nenhuma diferença..
os 7 modos, é apenas 1!
só muda a tônica.. abçs
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Prof_Guita Veterano |
# dez/10 · Editado por: Prof_Guita
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simplificando - os modos vem da escala natural - c d e f g a b
analisando os intervalos vc vai ter as distancias C pra D 1tom D pra E 1tom E pra F meio tom F pra G 1tom G pra A 1tom A pra B 1 tom B pra C meio tom
agora imagine que cada nota dessa é um grau e mantenha a regra de distancia
cada grau desse tem um nome, jonio dorico frigio lidio mixolidio eolio e lócrio esse conjunto de graus são os modos gregos também chamados de modos gregorianos
pensando verticalmente em cada grau vc tbm tera uma escala ex jonio começando em C - c d e f g a b - analisando os intervalos vc vai ver que gera uma triade maior e a tétrade posui 7°maior.
Dórico por ex d e f g a b c - analisando a triade vc vai ver que gera uma triade menor pela distancia entre a tonica e a terça e uma tetráde com 7°menor
Analisando todos os graus vc vai encontrar o campo harmonico.
Esse é um assunto meio complicado de se entender em fóruns, recomendo que procure um professor que poderá te explicar com mais calma e te dar exemplos.
Abç
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Prof_Guita Veterano |
# dez/10 · Editado por: Prof_Guita
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FLO7v MembroVantuu
cara.. nao tem nenhuma diferença..
os 7 modos, é apenas 1!
só muda a tônica.. abçs
Cara não é isso não, procura dar uma estudada melhor antes de postar uma resposta que pode prejudicar os outros.
Abç
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Carregando Veterano |
# dez/10
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FLO7v
cara, não é isso não.
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Rednef2 Veterano |
# dez/10
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http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/10
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FLO7v Argh, man!! :p
Vantuu Simplificando BASTANTE... se vc já conhece o básico sobre escala maior e menor, então dá pra dizer que vc já conhece um pouquinho sobre modos. Afinal, a escala maior corresponde ao modo jônico e a menor corresponde ao modo eólio. Assim como diz-se que as músicas em tom maior tem uma característica de soarem mais alegres e as de tom menor soarem mais tristes/sombrias, os outros modos também possuem suas próprias características.
Não é um assunto muito simples e minha recomendação é que vc se preocupe, primeiramente, em dominar o que for relativo à improvisação usandos as escalas maiores e menores antes de mergulhar em modos.
Material pra ler é o que não vai faltar, mas é preciso ser bastante criterioso com o que vc encontra na net, pq tem muita errada ou simplesmente exposta de maneira "confusa". Por isso, é legal a dica do Prof_Guita sobre procurar um professor e tal.
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jvianna Veterano |
# dez/10
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Eu entendo o conceito dos modos gregos e pá .. Mas não consegui por em prática. Tenho a seguinte progressão Dm7/ Cmaj7 / Fmaj7 / Bm7b5 / Em7 / Am . O tom é C maior, certo? (ou Am) Quando eu estiver solando sobre o acorde Dm7(composto pelas notas D, F, A e C), posso usar o modo dórico de Dó (C D Eb F G A Bb) ou o modo dórico de Ré (D E F G A B C)?
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Rednef2 Veterano |
# dez/10
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jvianna Dm7 use o modo dorico de Ré, pq se vc usar o modo dorico de C vai soar meio dissonante.
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MauricioBahia Moderador |
# dez/10
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http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/112788/
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Prof_Guita Veterano |
# dez/10
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jvianna Cara vc ainda não conseguiu entender a teoria não. Imaginando a progressão que vc deu como exemplo o dó não pode ser dórico já que o dórico é segundo grau, se fosse c dórico a tonalidade seria Bb, sobre o dm7 vc pode usar qualquer um dos 7 shapes dos modos gregos tendo como primeiro grau o C Jonio, pode usar os 5 shapes de penta c/Am, Pode usar Penta m6 sobre o Dm7 , já que está é a penta que caracteriza o modo Dórico, pode usar a triade e a tétrade do acorde etc etc...
Da uma olhada nesse post que eu fiz explicado alguns assuntos bem interessantes para solos e improvisos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249290/
Aproveita e posta um comentario pra dar um up
Tendo dúvida ainda é só perguntar
Abraço
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MauricioBahia Moderador |
# dez/10
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Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra
Abs
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sidguitar1 Veterano
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# dez/10
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procura direito q ta cheio de topico de modos ja,estuda intervalos tambem q vai ser importante,abraço
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jvianna Veterano |
# dez/10
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MauricioBahia Rednef2 Obgdo já tinha lido aquele tópico mas obgdo msmo assim
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/10 · Editado por: BlaCk LaBeL
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Prof_Guita jvianna sobre o dm7 vc pode usar qualquer um dos 7 shapes dos modos gregos tendo como primeiro grau o C Jonio
Vejam se concordam comigo: É claro que é possível fazer isso. Mas, na prática, dá na mesma que dizer: use C maior (ou A menor). Afinal, nesse caso, todos os shapes vão possuir o mesmo conjunto de notas. Ou seja... para que venha à tona a característica sonora de cada modo, é preciso que harmonia esteja de acordo.
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Prof_Guita Veterano |
# dez/10
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BlaCk LaBeLVeteranoVejam se concordam comigo: É claro que é possível fazer isso. Mas, na prática, dá na mesma que dizer: use C maior (ou A menor). Afinal, nesse caso, todos os shapes vão possuir o mesmo conjunto de notas. Ou seja... para que venha à tona a característica sonora de cada modo, é preciso que harmonia esteja de acordo.
Exatamente por isso eu disse que sobre o acorde dm7 dórico que foi o que ele perguntou, pra soar dórico a escala em questão seria penta m6 que possui a 6 que é o intervalo caracteristico do grau, obviamente se ele quiser tocar caracteristicamente qualquer um dos modos a harmonia deve ser construida pra isso, mas pela pergunta dele a questão é outra, pelo que me pareceu ele ainda não consegue tocar tonalmente, modalmente ou com sonoridades expecificas ainda é um passo meio distante.
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Anderson Eslie Veterano |
# dez/10
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Carai, o tempo passa e o pessoal ainda não consegue entender modos litúrgicos. :S
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jvianna Veterano |
# dez/10
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Obrigado a todos!
Prof_Guita só nao entendi a parte de usar a penta m6. Voce diz pra usar a penta de C com sexta menor sobre o Dm7? Mas o modo dórico nao tem a sexta maior ?
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Prof_Guita Veterano |
# dez/10 · Editado por: Prof_Guita
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A penta em questão é a penta menor com 6, a sexta é o intervalo caracteristico do dórico, neste caso a penta teria que ser Dm6, isso se vc quiser caracterizar o modo, uma penta de Dm tbm pode ser usada. mas isso tudo na teoria teria que analisar a harmonia pra ver as possibilidades. se vc quiser gravar uma base e postar aqui eu gravo um improviso em cima usando essas idéias .abç
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Frankie Veterano |
# dez/10
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Assista:
Guitarra Rock - Kiko Loureiro - Você vai ter uma boa noção de modos gregos e como aplicá-los.
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