Irei viajar para o nordeste e quero levar minha Les Paul, isso pode danificá-la?

    Autor Mensagem
    alanredone
    Veterano
    # dez/10


    Irei viajar para o nordeste e quero levar minha Les Paul, gostaria que alguém me falasse se isso pode prejudicar demais a guitarra ou se é recomendado nem levá-la?

    Vou viajar sexta e só volto em Janeiro ou seja uns 25 dias de calor intenso, pode danificar algo?

    Obrigado.
    Fico no aguardo.

    JowR
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alanredone
    ...25 dias de calor intenso, pode danificar algo?


    Se fosse por isso não existiriam guitarristas no NE. ;/

    Nerferus
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cara moro no nordeste e acho que nao
    a nao ser que vc vá pro litoral nordestino onde a salinidade é maior
    ai sim se você vacilar vai voltar com ferrugens

    Zandor
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vai pra que parte do nordeste?

    Carlos-Ot
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vai pra que parte do nordeste? [2]

    Cara moro no nordeste, mais precisamente em porto de galinhas, região litorânea, não tenho problema algum com minha guitarra, a única coisa que vc tem que fazer é ter mais cuidado, limpar ela depois de usar pra tirar o sal que vem com a maresia, no mais as cordas podem oxidar mais rápido...

    PS: Claro se você vier pra zona de praia.

    aleguedes
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: aleguedes
    · votar


    Olha meu violão empenou quando me mudei de brasilia para o rio devido a diferença na humidade, só q minha guitarra não sofreu nada.

    Depende da qualidade da madeira do instrumento e sempre é bom tomar precalções.

    Agora se a humidade relativa entre as duas cidades é parecida não vejo nada a temer.

    Math-Ador
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Que isso...ferrugem só se ele ficar tocando guitarra durante uma semana na beira da praia com os pés na agua...
    fora isso não se preocupe com nada...sua guitarra só pode ser danificada se vocÊ jogar ela na parede...

    JowR
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alanredone
    aleguedes


    Achei que estava doido. ;/

    Jo-Jo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Se for de aviao, e bom arrangar um case se vc nao tem, pois os funcionarios de aeroportos costumam nao ser muito cuidadosos. Em abril fui pra orlando, florida, e levei meu violao, na bag mesmo, e ele voltou, acredite com uma pequena rachadura no braco, que nao o comprometeu mais fiquei muito bravo, e tive uma discussao desagradavel com a atendente da compania aerea!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alanredone
    Calor intenso?
    Moro no nordeste e a temperatura média da minha cidade é 23-25º.

    Acho incrível essa generalização nordestina que nego tem.

    john_joao
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alanredone

    que viadagem!
    Leva essa porra e pronto!

    informal
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Irei viajar para o nordeste e quero levar minha Les Paul, gostaria que alguém me falasse se isso pode prejudicar demais a guitarra ou se é recomendado nem levá-la?
    Se for inventar de tocar axé, sim.

    A.Duarte
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    dias de calor intenso
    Pelo menos agente n fica dbaixo de agua nem tem chuva tdo dia o dia todo, hehe ;D

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    alanredone: 25 dias de calor intenso, pode danificar algo?

    Bastam 25 minutos, no Sol! Vc não vai levar pra praia né?

    ;-)

    Sgt. Eddie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Hahahahahahhahahahahhahahahaha

    Então nem vem, porque com essa mentalidade, você vai achar que o pessoal aqui vai roubar tua guitarra pra poder comprar agua

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alanredone
    Com violões eu sei que existem esses problemas! Com a diferença de temperatura e humidade a tensão nas cordas muda (noto isso pela afinação do meu violão, em dias muito quentes e secos a afinação dele desce, em dias frios e úmidos a afinação dele sobe, mas isso quando a mudança de clima é brusca).

    Agora com guitarra, se a madeira for boa, não precisa se preocupar, porém é sempre bom levar uma chavinha pra regular o tensor, caso necessário (melhor prevenir do que remediar), e se for levar pra praia, não esqueça de limpar bem toda a sua guitarra ou então as ferragens e encordoamentos vão enferrujar.

    E instrumento dentro dum case, não coloque em bags ou então você poderá ter "surpresas" com rachados, arranhões, batidas ou até braços quebrados devido ao transporte e "cuidado" que alguns funcionários tem com a bagagem dos outros!

    August Zakk
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Da nada,só limpe bastante ela,para nao enferrujar as ferragens com a maresia,sepá vou levar minha Gibson sg de SC pra brasilia,o meu maior medo é de ela quebrar hahaha

    Spartan
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    depende, tu vai de jegue?

    Caike_bend
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sou de Fortaleza, já toquei na beira da praia em festas e nunca tive problemas .-.

    Rafael A.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma vez ouvi de um violinista que ele sentia diferença no instrumento dele, só pq o clima ficou chuvoso e portanto, aumentou a umidade relativa do ar. Isso sem mudar de cidade...

    Não sou grande conhecedor de instrumentos, mas como um colega relatou, acho que o problema maior pode se dar com violões. O meu di giorgio, por exemplo, não tem tensor. Se as condições de temperatura e umidade da cidade que vc vai forem muito diferentes das que tem na sua cidade, haverá uma variação brusca, já que no mesmo dia (provavelmente) vc já estará em outra cidade.

    Por outro lado, acredito que a guitarra sofra menos, por ter o tensor em relação a alguns violões. E se vc tiver um case e se ele ficar acondicionado em um comodo da casa que não haja umidade ou calor em excesso, manda bala!

    Ou na duvida, pergunta lá no tópico de luthieria do Bertola e do Seiji.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Aff... leva de uma vez! É óbvio que não vai acontecer nada! :p

    Essas lendas que o pessoal cria... lembro de um tópico bem antigas que neguinho falava que qdo o cara fosse trocar de corda, tinha que tirar e repor uma por vez, pq se a guita ficasse ficasse sem cordas o braço ia empenar. É cada uma que inventam! rs

    alanredone
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Todo mundo que respondeu

    Valew galera, então pra onde vou não tem praia, mas é perto de fortaleza.

    A temperatura lá onde vou ficar acho que é de uns 40 graus de meio dia até umas 3 da tarde, mas lógico que não vou ficar no sol tocando =P

    Valewzão pra todos que responderam, foi um belo incentivo pra levar a guitarra mesmo e fazer um som por láa \o/

    Não sei se pode fazer Merch aqui .. mas segue o MySpace da minha banda (www.myspace.com/mybigredrocketoficial).

    Valewwwww, até ano que vem .. 2011 é noex!

    Fui.

    Bonnerfl
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cara vc so tem q tomar cuidado com o transporte dela, nada mais

    Carlos-Ot
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Caraca véi, tu vai pro agreste é... acho que nem lá dá essa temperatura monstro que tu tá falando, relaxe aew e cuida da menina no transporte como o camarada disse.

    Charge
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara, eu acho que deve implicar na guitarra, sim! Clima sempre modifica a reação da madeira. Talvez tenha alguma fase de adaptação. Não sou bom pra falar sobre isso, mas acredito que deva acontecer algo, por conta de efeitos climáticos.

    aces high
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    desafina mais facil no calor e com umidade maior enferruja as corda mais rapido, mas só é tomar os devidos cuidados q fica de boa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Irei viajar para o nordeste e quero levar minha Les Paul, isso pode danificá-la?