Making Of das JAMs - Como é o de vocês?

    Autor Mensagem
    tomcykman
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: tomcykman


    E ai Pessoal!

    Estava pensando em criar esse tópico pra ajudar tanto as pessoas que nunca participaram de uma "Jam" do FCC tanto pra todas as pessoas que participam.

    O objetivo do tópico é compartilhar o processo de como você grava o seu solo para as jams. O meu processo é o seguinte:

    1) Eu baixo a BT (backing track), abro o REAPER, coloco a BT lá, crio outra faixa com Amplitube com o meu preset e coloco um loop na BT inteira pra ficar tocando.

    2) Enquanto a BT toca, eu vou tirando a harmônia e tento tirar ela inteira.

    3) Ao saber a harmônia, por consequência, eu sei que escalas eu posso usar e começo a simplesmente improvisar sem pensar muito em cima da BT.

    4) Começo a repetir algumas ideias que ficaram boas durante a improvisação e assim vou montando a melodia e o solo em sí.

    5) Primeiro tento gravar o solo todo em um só take (em uma só tentativa), mas muitas vezes não dá certo e eu vou gravando algumas frases de cada vez, e assim ta feito!

    6) Tem vezes que demora 20 minutos, mas tem vezes que demora 2 horas ou mais.. tudo depende da jam.

    E vocês, como é o "Making Of" dos seus solos nas jams?

    Abraço.

    SmugShooter
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: SmugShooter
    · votar


    1) Eu baixo a BT, abro o REAPER, coloco um loop na BT inteira pra ficar tocando.

    2) Tento, tento, tento e acabo abandonando.

    uahuahua

    qew
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Making Of das JAMs - Como é o de vocês?

    não tem, gravo td de primeiro take.

    Kirk Hetfield
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Making Of das JAMs - Como é o de vocês?

    eu tento tocar igual a bt, mas nas casa agudas

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    eu quase sempre tiro a Harmonia para saber o que fazer no demais igual a todos,

    Peace!!

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ainda num participei de nenhuma... To cum medo e falta de habilidade. Quem sabe daqui um tempo...

    Floydniaco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bom


    Eu boto a bt pra rolar ... escuto ela uma vez sem tocar ... na segunda eu já saiu solando ... e costumo gravar no primeiro take ...a não ser que eu esteja meio travado , ou não satisfeito com o que saiu de começo ... ai vo solando , solando , solando rsrs até conseguir ...

    Na maioria das vezes eu nem sei em que tom que ta ... eu vo no ouvido , instinto ...

    May BA
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: May BA
    · votar


    Ouço, tiro a base às vezes e outras apenas acho o tom, jogo no loop do guitar rig e fico improvisando ou ouvindo em "silêncio" para ter idéias e depois vou colando tudo que gostei em um solo só!
    Procuro gravar tudo de um take por isso gravo várias vezes até ficar bom! Quando o solo que eu criei tem coisas que não sou acostumado a tocar a execução fica mais ou menos mas tento fazer o máximo pra gravar tudo naquelas uma ou duas horinhas em que eu sento pra me dedicar a jam

    Strato_Master
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ahuahuahuah to meio dasanimado ultimamente... faz tempo que não participo de nenhuma...

    mas geralmente eu escuto a bt;
    vou "tirando" a harmonia até achar uma escala legal...(entenda a penta da relativa menor do tom);
    fico "brincando" para ver se saem algumas melodias legais;
    tento encaixar as frases;
    tento encaixar aluma coisa legal a "mais"
    toco varias vezes repetidamente e depois gravo.;

    FAP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Muito interessante esse seu tópico.
    Meu processo é bem parecido com o seu:

    1) Ouço a BT (ainda no 4shared) pra ver se é boa. Caso seja, baixo na hora;

    2) Através do Reaper, abro a BT e uma faixa com algum preset meu do Guitar Rig;

    3) Deixo a BT tocando em loop. Enquanto isso, deixo a guitarra de lado e fico cantarolando uns solinhos pra ver se surge alguma ideia legal;

    4) Agora com a guitarra em mãos, toco as ideias que imaginei e adiciono alguns improvisos;

    5) Depois de ter formado a ideia, inicio a gravação. Tento tocar tudo em um take só mas, como sou muito perfeccionista, acabo fazendo algumas costuras pra deixar todas as partes conforme imaginei;

    6) Pra deixar a experiência mais legal, tento aplicar algumas técnicas de produção/mixagem, como dobradinhas, efeitos, etc.

    7) Salvo o solo em MP3 e escuto algumas vezes pra ver se está tudo OK com a equalização, procuro defeitos na execução, etc. Caso tenha algo errado, repito algumas tarefas.

    Pepe Le P
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Pepe Le P
    · votar


    Idéia interessante esse tópico!

    Não tem uma regra fixa mas usualmente eis o que faço:

    1) Escuto a bt, se curtir (e achar que vou ter tempo pra gravar naquela semana) baixo.

    2) Espeto a guita no ampi e penduro meu "super microfone de pc" de uma maneira que fique direcionado para um dos lados do cone do falante. Se tenho tempo tento dar uma timbrada, senão vai configuração meio padrão mesmo. Sempre gravo qualquer coisa com a bt pra ver se o volume ta legal.

    3) abro a bt em loop. Dou uma escutada pra imaginar alguma melodia. A partir daí (dependendo da bt e da minha disponibilidade de tempo) procedo de uma das seguintes maneiras:

    4.1) acho a tonalidade "na raça", geralmente usando pentas menores (geralmente minha primeira opção em bts de rock/blues), escalas maior/menor (pra outros tipo de sons).

    4.2) Escuto a bt e tento tirar a harmonia (mesmo que não com exatidão). Geralmente procuro a tônica dos acordes, depois tento identificar a terça (pra ver se é maior ou menor) e as vezes meto uma quinta em cima. Quando tenho mais tempo (o que é raro), tiro acorde por acorde mesmo, com as dissonâncias tal (mesmo que com alguns erros).

    5) Definidas as armas fico solando em cima da bt, tentando tirar frases da minha mente ou simplesmente viajando nas escalas até achar frases bacanas (presto atenção no acorde que ta rolando também). Quando crio uma frase meio cabulosa pro meu nível técnico fico uns minutinhos treinando ela pra execução sair aceitável

    6) Após ter juntado idéias bacanas aperto o rec do REAPER e tento conectar tudo (com alguns improvisos no meio). Nunca faço remendos, se eu achar que ficou ruim (sou meio exigente comigo mesmo), apago e gravo denovo, algumas vezes mantendo idéias que surgiram no improviso e algumas vezes variando.

    7) Após gravados alguns takes, escuto e anliso as tomadas pra ver a que ficou mais legal (menos erros de execução, improvisos mais bacanas, etc.) e mando!

    Claro que quando tenho pouco tempo pra gravar vários destes passos acabam bastante sacrificados, mas participo igual até para receber sugestões e críticas sobre meu improviso, afinal de contas numa situação de improviso ao vivo não terei tempo de ficar "aparando as arestas do solo".

    OBS: Sim eu tenho a péssima mania de não ser muito sintético!

    Casper
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    1) Transformo a BT em arquivo .WAV (se necessário)
    e importo para o BOSS BR-600.

    2) Gravo umas três ou mais variações e escolho a
    menos pior.

    3) Exporto para o PC e transformo em MP3
    com Audacity.

    erick_guitar
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: erick_guitar
    · votar


    1 - Eu antes de baixar escuto algumas vezes a bt para ver se é boa e se vou conseguir participar! ehauheuaea

    2 - Caso eu goste e baixo a BT!

    3 - Solto ela dentro do guitar rig 4 e não mecho em volume algum da BT

    4 - Arrumo meus equipamentos

    5 - Ligo a guitarra escolho o patch (que na maioria das vezes é quase sempre o mesmo) e começo a improvisar, quando eu vejo que um take ficou legal eu mando!

    Abraços

    dibass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    1 - Baixo a BT
    2 - Escuto pra tirar a harmonia
    3 - Graavo de qqr jeito mesmo
    4 - Me chigo de incompetende
    5 - Exclamo "ah, vai assim mesmo"
    6 - Envio por email
    7 - FIM

    Bomber Man
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    1- baixo a bt

    2- escuto ela algumas vezes

    3- se surgir alguma ideia eu vo seguindo ela, não tenho conhecimento na parte de teoria então não sei qual escala vai ser boa, simplesmente imagino como queria que soasse o solo e começo a bolar algo,

    4- gravo inúmeras vezes os improvisos como não anoto nada nunca lembro de tudo, isso é bom pq sempre tem algo novo no mesmo improviso, quando me sinto satisfeito gravo pela ultima vez e pronto.

    5- assisto tudo que foi gravado, se tiver algo que eu considere aceitavel eu mando pra Jam ou youtube ou oq for.

    6- na próxima jam repito tudo descrito a cima ahahahahahhaa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Making Of das JAMs - Como é o de vocês?