Dilema de Esquemas de Captadores na Fender

    Autor Mensagem
    Jandira
    Veterano
    # dez/10


    Olá Pessoal,
    Recentemente comprei uma Fender American Stratocaster Standard, fabricada no ano 2000. Bom, não tenho nada a reclamar da guitarra, ela está em excelentes condições e tudo mais. Só que o vendedor já havia me avisado que iria precisar trocar a Chave Seletora de 5 posições, pois a que estava na Fender não estava funcionando na quinta posição (braço). Quando a Guitarra chegou constatei o problema e decidi ir às compras para acertar o problema. Nesse meio-tempo tive muitas idéias de como modificar a parte elétrica da guitarra, pois já estava acostumado com a minha SX SST 57 que tem de diferencial as ligações Ponte+Braço e Ponte+Meio+Braço além das ligações convencionais. Cheguei num consenso comigo mesmo e vi que as ligações que seriam úteis para mim seriam as mesmas que tenho na SX SST 57 mais a ligação em Série de Ponte+Meio. Pesquisei na internet e encontrei o esquema de Blender que muito me agrada e resolve parte do problema. Mas procurando um pouco mais encontrei também um esquema que faz o que quero e ainda faz muito mais. O cara colocou os seguintes mods:

    - Treble-Bleed Mod;
    - Chave para deixar o Captador do Meio Fora-de-Fase;
    - Controle de Tone TBX;
    - 7 Combinações de Captadores em Paralelo;
    - 3 Combinações de Captadores em Série.

    Além disto, as combinações dessas mods ainda trazem outras possibilidades.

    Gostaria de compartilhar o conhecimento com vocês, tirar umas dúvidas e discutir as soluções do esquema. O site com o esquema que estou falando é esse: http://alexplorer.net/guitar/guitars/black2.html

    Depois que vi esse esquema me empolguei e estou querendo muito fazer todas as mods, mesmo que às vezes não tenham nenhuma utilidade, mas pelo menos vou poder experimentar ao menos uma vez e ver o que realmente me interessa ou não.

    É importante citar que gostei desses esquemas, pois não precisarei fazer furos e nenhum tipo de adaptação no escudo para aplicá-los. Bom já falei demais...

    Algum entendido do assunto acha que esse esquema não é confiável? Ou seja, poderia esse esquema não funcionar?

    Esses Push-Pulls do esquema são Logarítmicos ou Lineares?

    Jandira
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Errrr... Acho que fui desprezado... :P

    Mateus Z.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Amigo, estou querendo fazer um esquema, e o que eu decidi fazer é esse.

    http://www.guitarelectronics.com/product/WDUSSS5L1202

    falta comprar o tbx.

    Esse site tem outros esquemas bem legais, caso você ache outro esquema mais interessante.

    Boa sorte.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Queria aproveitar esse tópico para tirar uma duvida também para não ter que abrir outro!

    Seguinte, tenho comigo uma chave seletora de três posições e queria colocá-la em uma strato que queria que fica se assim:

    1- Ponte
    2- Ponte e Meio
    3- Braço

    Tem como fazer essa ligação?
    Onde encontro um esquema desses?

    Desculpa ai Jandira por aproveitar seu tópico velho!!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ajuda ai galeraa!!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sir.Paulo
    Tem sim.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara

    Me ajuda ai velho a montar esse esquema???

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sir.Paulo

    Tem no site da Seymour duncan...

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=3ws_trans

    É só usar seu esquema favorito, substituindo as ligações na chave, por estas...

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sir.Paulo
    Tenho que fazer o esquema.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara

    Por favor, se puder quebrar essa para mim eu agradeço muito velho!!

    Paul.Gilbert

    Valew velho,mas eu preciso do esquema completo!!!

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Jandira
    uma epoca eu mexia nas guitarras,trocava os pots,tirava os resistores e capacitores ,e colocava outros valores..ate desanimei de fazer isso,hj malemal estudo um pouco todo dia hehe mas vi uma parada massa na net sobre chaver de guitasrra..da uma olhada tem o joe explicando...abraço

    Jandira
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sidguitar1
    Po cara, bacana mesmo, mas eu não vi nada que eu ainda não tinha experimentando que são as 5 posições classicas somadas as posições Ponte+Braço e Ponte+Meio+Braço. Eu tava tentando discutir um pouco mais que isso, mesmo assim agradeço a contribuição!

    Alguem mais poderia tirar minhas dúvidas???

    ogner
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara nao cheguei a nenhuma conclusão, decidi mexer nisso só ano que vem...Mas ai vão alguns sites ( caso vc nao so tenha visto ainda) que achei coisas legais...E em alguns foruns que depoi s eu posto aqui:

    http://www.guitar-mod.com/rg_diag_strat.html

    http://www.guitarnuts.com/wiring/stratlovers.php

    Jandira
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ogner
    Pô mano, valeu a ajuda, o primeiro site eu já conhecia, bem interessante por sinal, esse segundo vou dar uma analisada com calma pra ver se consigo extrair alguma informação que me ajude com isso! Valeu!

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Jandira
    entao so pra esclarecer vou colar aqui a explicaçao dos caras

    todas as posições são ligadas em SÉRIE (em uma strato convencional, as posições 2 e 4 são em paralelo).

    Dessa forma, as resistências dos captadores são somadas.

    Por exemplo, na posição 1 têm-se 14K e na posição 4, 20.5K



    nao me interessei ,mas ta ai uma dica pra quem ta tentando novidades,pode ser uma porcaria,ou derrepente pode ser oq a fabrica promete,sei la,abraço

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sidguitar1

    Nada contra o Joe, o cara é fera, mais acho que ele não soube demonstrar o som dos captadores de fato. Ficou mais concentrado em explicar exercícios e tonalidades.

    Gostaria de ver/ouvir uma resenha mais cuidadosa destes caps.

    Se forem o que eu estou pensando, são apenas caps. de alto ganho ligados em uma chave que oferece resistências diferentes, e é algo barato, que não justifica este preço, e pode ser feito em casa... Queria ver um pessoalmente, e tentar replicar...

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert verdade,aida ta meio misteriosa essa chave com raio,derrepente alguem q comprar ela tira umas fotos e mostra pra gente as ligaçoes,abraço

    Jandira
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sidguitar1
    Paul.Gilbert
    Existe esse esquema dessa chave raio disponível na internet pra gente dar uma olhada?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dilema de Esquemas de Captadores na Fender