Autor |
Mensagem |
Jandira Veterano |
# dez/10
Olá Pessoal, Recentemente comprei uma Fender American Stratocaster Standard, fabricada no ano 2000. Bom, não tenho nada a reclamar da guitarra, ela está em excelentes condições e tudo mais. Só que o vendedor já havia me avisado que iria precisar trocar a Chave Seletora de 5 posições, pois a que estava na Fender não estava funcionando na quinta posição (braço). Quando a Guitarra chegou constatei o problema e decidi ir às compras para acertar o problema. Nesse meio-tempo tive muitas idéias de como modificar a parte elétrica da guitarra, pois já estava acostumado com a minha SX SST 57 que tem de diferencial as ligações Ponte+Braço e Ponte+Meio+Braço além das ligações convencionais. Cheguei num consenso comigo mesmo e vi que as ligações que seriam úteis para mim seriam as mesmas que tenho na SX SST 57 mais a ligação em Série de Ponte+Meio. Pesquisei na internet e encontrei o esquema de Blender que muito me agrada e resolve parte do problema. Mas procurando um pouco mais encontrei também um esquema que faz o que quero e ainda faz muito mais. O cara colocou os seguintes mods:
- Treble-Bleed Mod; - Chave para deixar o Captador do Meio Fora-de-Fase; - Controle de Tone TBX; - 7 Combinações de Captadores em Paralelo; - 3 Combinações de Captadores em Série.
Além disto, as combinações dessas mods ainda trazem outras possibilidades.
Gostaria de compartilhar o conhecimento com vocês, tirar umas dúvidas e discutir as soluções do esquema. O site com o esquema que estou falando é esse: http://alexplorer.net/guitar/guitars/black2.html
Depois que vi esse esquema me empolguei e estou querendo muito fazer todas as mods, mesmo que às vezes não tenham nenhuma utilidade, mas pelo menos vou poder experimentar ao menos uma vez e ver o que realmente me interessa ou não.
É importante citar que gostei desses esquemas, pois não precisarei fazer furos e nenhum tipo de adaptação no escudo para aplicá-los. Bom já falei demais...
Algum entendido do assunto acha que esse esquema não é confiável? Ou seja, poderia esse esquema não funcionar?
Esses Push-Pulls do esquema são Logarítmicos ou Lineares?
|
Jandira Veterano |
# dez/10
· votar
Errrr... Acho que fui desprezado... :P
|
Mateus Z. Veterano |
# dez/10
· votar
Amigo, estou querendo fazer um esquema, e o que eu decidi fazer é esse.
http://www.guitarelectronics.com/product/WDUSSS5L1202
falta comprar o tbx.
Esse site tem outros esquemas bem legais, caso você ache outro esquema mais interessante.
Boa sorte.
|
Sir.Paulo Veterano |
# dez/10
· votar
Queria aproveitar esse tópico para tirar uma duvida também para não ter que abrir outro!
Seguinte, tenho comigo uma chave seletora de três posições e queria colocá-la em uma strato que queria que fica se assim:
1- Ponte 2- Ponte e Meio 3- Braço
Tem como fazer essa ligação? Onde encontro um esquema desses?
Desculpa ai Jandira por aproveitar seu tópico velho!!!
|
Sir.Paulo Veterano |
# dez/10
· votar
Ajuda ai galeraa!!
|
Rodrigo Torresmo Takahara Veterano |
# dez/10
· votar
Sir.Paulo Tem sim.
|
Sir.Paulo Veterano |
# dez/10
· votar
Rodrigo Torresmo Takahara
Me ajuda ai velho a montar esse esquema???
|
Paul.Gilbert Veterano |
# dez/10
· votar
Sir.Paulo
Tem no site da Seymour duncan...
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=3ws_trans
É só usar seu esquema favorito, substituindo as ligações na chave, por estas...
|
Rodrigo Torresmo Takahara Veterano |
# dez/10
· votar
Sir.Paulo Tenho que fazer o esquema.
|
Sir.Paulo Veterano |
# dez/10
· votar
Rodrigo Torresmo Takahara
Por favor, se puder quebrar essa para mim eu agradeço muito velho!!
Paul.Gilbert
Valew velho,mas eu preciso do esquema completo!!!
|
sidguitar1 Veterano
|
# dez/10
· votar
Jandira uma epoca eu mexia nas guitarras,trocava os pots,tirava os resistores e capacitores ,e colocava outros valores..ate desanimei de fazer isso,hj malemal estudo um pouco todo dia hehe mas vi uma parada massa na net sobre chaver de guitasrra..da uma olhada tem o joe explicando...abraço
|
Jandira Veterano |
# dez/10
· votar
sidguitar1 Po cara, bacana mesmo, mas eu não vi nada que eu ainda não tinha experimentando que são as 5 posições classicas somadas as posições Ponte+Braço e Ponte+Meio+Braço. Eu tava tentando discutir um pouco mais que isso, mesmo assim agradeço a contribuição!
Alguem mais poderia tirar minhas dúvidas???
|
ogner Veterano
|
# dez/10
· votar
Cara nao cheguei a nenhuma conclusão, decidi mexer nisso só ano que vem...Mas ai vão alguns sites ( caso vc nao so tenha visto ainda) que achei coisas legais...E em alguns foruns que depoi s eu posto aqui:
http://www.guitar-mod.com/rg_diag_strat.html
http://www.guitarnuts.com/wiring/stratlovers.php
|
Jandira Veterano |
# dez/10
· votar
ogner Pô mano, valeu a ajuda, o primeiro site eu já conhecia, bem interessante por sinal, esse segundo vou dar uma analisada com calma pra ver se consigo extrair alguma informação que me ajude com isso! Valeu!
|
sidguitar1 Veterano
|
# dez/10 · Editado por: sidguitar1
· votar
Jandira entao so pra esclarecer vou colar aqui a explicaçao dos caras
todas as posições são ligadas em SÉRIE (em uma strato convencional, as posições 2 e 4 são em paralelo). Dessa forma, as resistências dos captadores são somadas. Por exemplo, na posição 1 têm-se 14K e na posição 4, 20.5K
nao me interessei ,mas ta ai uma dica pra quem ta tentando novidades,pode ser uma porcaria,ou derrepente pode ser oq a fabrica promete,sei la,abraço
|
Paul.Gilbert Veterano |
# dez/10
· votar
sidguitar1
Nada contra o Joe, o cara é fera, mais acho que ele não soube demonstrar o som dos captadores de fato. Ficou mais concentrado em explicar exercícios e tonalidades.
Gostaria de ver/ouvir uma resenha mais cuidadosa destes caps.
Se forem o que eu estou pensando, são apenas caps. de alto ganho ligados em uma chave que oferece resistências diferentes, e é algo barato, que não justifica este preço, e pode ser feito em casa... Queria ver um pessoalmente, e tentar replicar...
|
sidguitar1 Veterano
|
# dez/10
· votar
Paul.Gilbert verdade,aida ta meio misteriosa essa chave com raio,derrepente alguem q comprar ela tira umas fotos e mostra pra gente as ligaçoes,abraço
|
Jandira Veterano |
# dez/10
· votar
sidguitar1 Paul.Gilbert Existe esse esquema dessa chave raio disponível na internet pra gente dar uma olhada?
|