Autor |
Mensagem |
Konay Veterano |
# dez/10
Olá pessoal, bom, a um tempo atrás, vivia atras de desenhos de escalas pentatônicas pra eu aprender... nunca consegui achar a não ser em partituras (e não sabia ler) então, agora para ajudar pessoas que querem saber as pentatônicas mais usadas... fiz um desenho pelo Paint das escalas: Maior, Menor e Blues... espero que gostem, e façam bom proveito
http://www.4shared.com/photo/s0jEVzqv/Pentatnicas.html
Ah, se forem divulgar em outro lugar, por favor não tirem os créditos :)
|
Konay Veterano |
# dez/10
· votar
Esqueci de falar, se quiserem mais escalas é só pedir por e-mail... murilo.h.garcia@gmail.com
|
Ivan C. Veterano |
# dez/10
· votar
Valeu cara, me será bem útil!
|
Konay Veterano |
# dez/10
· votar
Não foi nada :D Eu lembro que ficava que nem louco caçando... mas essas ai são apenas as mais usadas, existem mais algumas... se quiser pede pelo e-mail ;D
|
Konay Veterano |
# dez/10
· votar
Up ae :X
|
PAltafim Veterano |
# dez/10 · Editado por: PAltafim
· votar
Konay
Cara, escala pentatônica não tem segredo NENHUM! A penta menor (mais utilizada) é T 3m 4 5 7, e a maior é T 2M 3M 5 6. É só você escolher um tom e montar, ao longo da escala se formarão 5 shapes (desenhos), você pode encontrar desenhos desses shapes em qualquer lugar, qualquer lugar mesmo, não é uma mosca branca.
Obs.: Uma dica para quem ainda não aprendeu essa escala é não apenas decorar o desenho da escala como a função de cada nota. Ex.: onde está a tônica, quais são as notas legais para bend, etc...
Edit: upei um esboço da parte de pentatônica da apostila que eu estou fazendo para começar a dar aulas...AQUI
|
Konay Veterano |
# dez/10
· votar
PAltafim
Esse jeito que você falo eu não consigo entender cara...
T 3m 457 ?
|
PAltafim Veterano |
# dez/10
· votar
Konay
T= tônica 3m= terça menor 4= quarta justa 5= quinta justa 7= sétima menor
É o seguinte, você entende de intervalos? Você escolhe um tom (por ex. o lá menor, igual o que eu postei) vai em lá (T) e vai achando as outras notas da escala (ACDEG), nisso você vai montando a escala pelo braço, aí é só ROCK'N'ROLL!
qualquer coisa grita aí. Abraços!
|
nvm95 Veterano |
# dez/10
· votar
O povo so pensa em tocar e tocar, não é muito raro alguem perguntar o que é T 3m 4... Galera, vamos ler ? vamos parar de usar o google só para roubar trabalhos e apresentar na escola como seu !
|
PAltafim Veterano |
# dez/10
· votar
nvm95
Pois é, estudar teoria é EXTREMAMENTE importante, te ajuda a entender como funciona o sistema musical e como as coisas se encaixam, eu acho isso demais! A partir daí, se usar o conhecimento junto com a criatividade, o resultado é muito som!
Abraços!
|
nvm95 Veterano |
# dez/10
· votar
Cara pra você ter noção eu tenho um amigo que diz que é melhor que eu porque sabe uma porrada de musicas ( D/A/E/G)... Mas enfim, eu tentando ter um dialogo sobre teoria com ele ele me disse que nao sabia nada e o importante era só tocar.Bobo, nunca ira evoluir ele quer toca guitarra, os solos que ele toca sao extremamente ridiculos ( ele usa só 2 dedos) e diz que palheta nao presta... Sim, o Brasil vai longe!
|
PAltafim Veterano |
# dez/10
· votar
nvm95
Exatamente!
|
Joel_ESP Veterano |
# dez/10
· votar
Konay Valeu cara, muito boa a iniciativa :D Obrigado. Abç.
|
Carregando Veterano |
# dez/10
· votar
Konay
parabens ae cara, aposto que isso vai ajudar muita gente que ta começando.
|
Juninho0110 Veterano |
# dez/10
· votar
valeuouw
|
Konay Veterano |
# jan/11
· votar
Essas escalas meu colega me ensinou uma vez e decorei, ai postei aqui.. sério, não peguei de outro lugar e postei aqui.. E bom ver que estão gostando :D
|