Autor |
Mensagem |
Rednef2 Veterano |
# nov/10
Troquei hoje todas as cordas da minha guitarra, primeiro tirei todas as cordas e coloquei as novas, mas depois vi que alguns dizem que isso é errado e outros dizem que nao. Mas qual é realmente o certo??? trocar uma por uma?? e pq tem que ser assim?
|
Daniel Orp. Veterano |
# nov/10
· votar
Porque se você tirar todas de uma vez, o braço pode 'entortar', pois está sem a pressão das cordas. não sou muito entendido do assunto, então vamos esperar alguém mais experiente lhe dizer...
|
kevinluis Veterano |
# nov/10
· votar
depende tua guitarra tem floyd?
|
kiki Moderador |
# nov/10
· votar
Daniel Orp. pois está sem a pressão das cordas. o certo é tensão =p
Rednef2 não vai estragar de uma hora pra outra, mas é recomendavel. troca uma corda, afina ela, e troca a proxima.
|
Math-Ador Veterano |
# nov/10
· votar
Daniel Orp. está correto
|
leticia123 Veterano |
# nov/10
· votar
tremulo ou floyd? Abs
|
Rednef2 Veterano |
# nov/10
· votar
Vlw galera a ponte é tremulo
|
horwatich Veterano |
# nov/10
· votar
Se a ponte é tremolo o probçema é menor, só não faça novamente, se fosse floyd o título do tópico seria outro...
|
Daniel Orp. Veterano |
# nov/10
· votar
kiki exatamente =p
|
victorhs Veterano |
# nov/10
· votar
Cada um fala uma coisa, não da pra saber o que é verdade e o que é "eu ouvi o Zézinho falar"...
Ja vi post do moderador Penta_Blues falando que o braço de guitarra não é tão sensivel assim, e mesmo com floyd é dificil empenar.
Até mesmo num outro post o GuitarHome disse que desmontou a guitarra dele pra enviar pra um lugar e sem mexer no tensor mesmo depois de 4 ou 5 dias (não lembro bem) o braço estava normal sem nenhum sinal de empenamento.
Eu sinceramente não acho que guitarras sejam tão frageis assim. Ainda mais num tempo tão curto que é o de trocar cordas.
Mas eu não vejo necessidade de tirar todas as cordas de uma vez tambem. Por praticidade eu tiro de 2 em 2 pra ficar mais espaço e mais facil de enrolar a corda. Faço assim a 2 anos na minha guitarra e nada aconteceu. (mas a minha ponte é fixa, não é floyd)
Se voce perguntar no topico do Bertola seria a melhor coisa pra saber a verdade de alguem que realmente entende do assunto.
|
Rodrigo Torresmo Takahara Veterano |
# nov/10
· votar
Só empena se o braço for feito de rolha.
|
Rednef2 Veterano |
# nov/10
· votar
Pow galera valeu mesmo, fiquei mais tranquilo agora.
Rodrigo Torresmo Takahara kkkkkkkkkkkkkkkkk
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
pow quase todos os braços de guitarra empenam com o tempo..
quando vc for trocar as cordas, desafina todas....deixa frouxas
depois vc tira, uma por uma....dps coloca uma por uma
dps vc aperta todas....eu faço assim a 10 anos e nunca tive problemas
|
Rodrigo Torresmo Takahara Veterano |
# nov/10
· votar
Todos braços realmente empenados que já vi, garanto que nenhum foi por trocar as cordas pelo mesmo calibre.
Maioria empena por causa de variação de temperatura, expostos direto ao sol ou esquecidos dentro do carro em dias quente.
|
Eddie Van Hallen Veterano |
# nov/10
· votar
geralmente quando eu levo a minha guita no luthier ele tira todas as cordas, limpa os trastes e a escala e depois coloca as cordas novas acho dificil ela empenar so porque fico um tempinho sem corda
|
Ivan_Guitar Veterano |
# nov/10
· votar
será que empena se eu botar cordas .009-.046 por enquanto eu uso cordas .009-.042
o bertola falou que não tem problema, pois a minha ponte é trêmula se fosse floyd eu não poderia fazer...
mas mesmo assim eu eu tô na dúvida...
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
Ivan_Guitar
cara, toda guitarra empena com o tempo, independente das cordas......por isso que quando vc compra o instrumento, vem com aquela chave L de metal.....pra desempenar
abs!
|
Ivan_Guitar Veterano |
# nov/10
· votar
Pé de chinelo
isso e já sabia cara :-/
Qual o diametro da chave L que vc usa no tensor?
5mm, ou 6mm?
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
Ivan_Guitar
pow cara ai eu não vou saber te responder, se tiver na dúvida leva seu instrumento numa loja de música que os caras descobrem
abs
|
Ivan_Guitar Veterano |
# nov/10
· votar
nada não
eu descubro
é pq eu tenho várias chaves L de diversos diametros em casa é só testar a que entrar deu XD
eu tô no trabalho agora X(
|
Math-Ador Veterano |
# nov/10
· votar
Vlw pessoal..então tipo..se eu tiver uma strato aqui com 0.10 chegar boladão com o alicate e cordas as bichinahs tah tudo de boa? nossa...vai contra tudo de preservação que eu ja aprendi de guitarras
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
Math-Ador
chegar boladão com o alicate e cordas as bichinhas
que que tu quis dizer cara? cortar as cordas com alicate?
|
Math-Ador Veterano |
# nov/10
· votar
Pé de chinelo Isso..na hora de trocar...ja vi MUITOS videos do youtube com gente fazendo isso...n acho normal...
|
victorhs Veterano |
# nov/10 · Editado por: victorhs
· votar
Math-Ador
Mas ninguem mencionou usar alicates no topico.
|
Kold Veterano |
# nov/10
· votar
cara, toda guitarra empena com o tempo, independente das cordas......por isso que quando vc compra o instrumento, vem com aquela chave L de metal.....pra desempenar
abs!
heauheuaheuaheu Eu não sabia pq aquilo veio,eu coloquei no encaixe da alavanca kkk,e joguei aquela coisa fora
|
Ivan_Guitar Veterano |
# nov/10
· votar
Kold
Cara, Vc é MALUCO!!!
abs
|
Spect Veterano |
# nov/10
· votar
Eu tiro todas de uma vez para limpar a escala e os trastes. A minha usa ponte tune-o-matic, então não dá nenhum problema com relação à regulagem ou afinação.
O maior período de tempo que já deixei a guitarra sem nenhuma corda foi por umas 4h, quando coloquei as cordas novamente tava normal, sem nenhum sinal de estar empenado. Como disseram, guitarra não é tão frágil. É só ter bom senso e procurar entender como que o seu instrumento funciona.
|