Levar guitarra de um clima quente para um clima muito frio.

    Autor Mensagem
    Gauzz
    Veterano
    # jul/12


    Olá Galera.

    Tive a oportunidade de participar de um intercâmbio que me fará ficar 1 ano em Calgary, Canadá, uma região particularmente fria.

    Pretendo levar a minha guitarra, mas, como moro em João Pessoa - PB, fiquei imaginando que problemas teria caso fizesse isso.

    O clima de lá é muito frio mesmo, no inverno a temperatura máxima varia de -20ºC a 5ºC. Isso afetaria algo na minha guitarra?

    Grato.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    A troca de temperatura afeta sim sua guitarra, podendo gerar empenamento. Não sei ao certo qual o nível de avaria que essa troca pode gerar, por isso é melhor consultar um luthier antes da sua viagem!!!

    diegostick
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    -20º?

    Se eu fosse vc, me preocupava mais com você mesmo do que com sua guitarra! HAHAHA

    Brincadeiras a parte (eu levaria a sério), dizem aqui no fórum que a guitarra sofre com a oscilação de temperatura mesmo. Eu recomendo que você pergunte no tópico do Bertola, ele pode responder com mais certeza.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz

    Da Paraíba pro Canadá é uma baita de uma variação...

    Faz como o diegostick falou, dá um alô lá pro Bertola e pergunta o quanto isso pode afetar sua guitarra e se tem como fazer alguma regulagem pra compensar.

    O que não dá é passar esse ano todo sem tocar... hehe

    Cristhyano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Minha guitarra veio de -2 ºC (Caxias do Sul) até minha cidade 20 ºC e uns trastes deram uma zoadinha. Mas uma regulagem resolveu tranquilamente.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Cristhyano

    Minha guitarra veio de -2 ºC (Caxias do Sul) até minha cidade 20 ºC e uns trastes deram uma zoadinha. Mas uma regulagem resolveu tranquilamente.

    A minha também veio meio zuada, a regulagem das cordas, e acho que o braço deu uma leve "encurvada". Vou levar ao luthier assim que puder tbm pra ele arrumar isso.

    gucrispim
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    Deixa a guitarra e compra uma lá. Assim você só vai se preocupar na hora de trazer uma guitarra de -20º para +40º e outra, luthier aqui vai sair mais barato que lá.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    putz cara...primeiramente, aproveite bem essa oportunidade! profissionalmente, isso é a melhor coisa q alguem pode conseguir fazer pra enriquecer o curriculo antes de entrar no mercado de trabalho...
    mas sem querer desanimar...acho q vc nao deveria levar sua guitarra...a menos q vc nao goste dela! essa diferença GROTESCA de temperatura certamente vai afetar as madeiras da sua guita, e entendo q nao haja nada q possa ser feito pra preveni-la do problema...nem um case térmico resolveria! kkkk
    espera o Bertola aparecer pra falar sobre isso...mas ja vai pensando num plano B...o ideal seria vc comprar a guita la e vende-la antes de voltar (trampo hein?)
    dependendo do quanto tempo vc vai ficar, nem vale a pena!

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Compra um Bag térmico não vai ter problemas .

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RuanbestXx
    Com tanta diferença de temperatura, um bag termico não faz diferença. Estamos falando de sair de 30ºC e passar para -20ºC, uma diferença considerável né!?!

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    brunowebguitar
    Mais ai é so bota um cobertor no bag .

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    eu cogitaria mesmo é a possibilidade de comprar uma lá!
    além de ser mais barato, ce ainda compra uma boa e "climatizada".

    pode sim afetar o instrumento, mas depende também da qualidade da madeira usada, principalmente o tempo de secagem que a madeira passou.

    Eu recomendo que você pergunte no tópico do Bertola, ele pode responder com mais certeza.

    Cristhyano
    renatocaster
    mas regulagem é necessária mesmo pra variações de temperatura ao longo do dia e do ano na mesma cidade.

    cantrell
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kra acho q seria + vantagem comprar uma guita nova lá, e trazer pra cá, alem disso acredito q lá seja bem + em conta q aki.

    Fisherman
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kiki
    pode sim afetar o instrumento, mas depende também da qualidade da madeira usada,
    Com uma mudança de 40ºC não há madeira que não sofra mudança. Somente o corpo não é afetado. Aqui no Rio com oscilações de 5ºC para mais ou para menos o braço das minhas guitarras já muda de angulação.
    Gauzz
    Qual é a sua guitarra? Dependendo do preço é melhor comprar uma nova lá no Canadá.

    mperetto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    Casas de países frios tem caleifação. Sua guitarra não vai ficar exposta a -20º

    Night_Rider
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    Cara eu faria o que o cantrell falou compra uma guitarra la a vantagem é muito maior.

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Uma pintura em nitro sofre muito mais que outros tipos, então é umportante você saber ou falar para o pessoal qual a sua guitarra.

    De qualquer forma, afrouxe as cordas , deixe no case e só abra o case depois de um bom tempo climatizado. Isso é importante até quando se vai em estúdios aqui no Brasil e a sala é climatizada. Supõe-se que sua guitarra não vá ser exposta a esses extremos de temperatura, os imóveis são climatizados e nunca se deixa guitarra dentro do carro, nem aí em João Pessoa. Dependendo do do tipo de guitarra precisa tomar bastante cuidado com a umidade também, não se esqueça.

    Cristhyano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Como ta a média do aluguel aí em João Pessoa? Sempre quis morar nessa cidade.

    Yuri Harrison
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara ja foi pra la, comprei uma guita muito boa la. compre uma la (mas compre com um hard bag) comprei uma com bag comum e tive que deixar la por que sem hard nao vai em aviao. se tiver hard voce pode embarcar e trazer de volta..ja junte uma grana para comprar sua guita la., vai ser mais barata e melhor.


    sds

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Fisherman
    pode sim afetar o instrumento, mas depende também da qualidade da madeira usada,
    Com uma mudança de 40ºC não há madeira que não sofra mudança. Somente o corpo não é afetado. Aqui no Rio com oscilações de 5ºC para mais ou para menos o braço das minhas guitarras já muda de angulação.

    com certeza.
    mas tem que tomar cuidado pra nao misturar variação que se resolve com regulagem e torções da madeira mesmo, tipo empenamento.

    1
    tanto a madeira como as outras peças sofrem com a variação de temperatura e umidade, o que faz com que o instrumento fique desregulado. isso pode acontecer literalmente do dia pra noite, se a temperatura for muito diferente.
    e isso se resolve com uma regulagem simples: tensor, ponte, etc.

    2
    variações fortes de temperatura e umidade podem entortar a madeira definitivamente - e isso tem a ver com a qualidade da secagem da madeira.
    a madeira pode empenar, encanoar, torcer, e as vezes ate rachar.
    e isso nem sempre tem conserto.
    é com essas que eu me preocupo. e por elas vale a pena consultar um bom luthier, e talvez cogitar comprar um instrumento lá.

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Provavelmente vai afetar sua guitarra, mas nada que um luthier de lá não possa resolver. Isso se precisar.

    Se fosse toda essa dor de cabeça, todos os países teriam que fabricar suas próprias guitarras. Fala sério.

    De qualquer forma, eu compraria lá também.

    Um aceno de longe!!!

    Fisherman
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kiki
    Concordo.
    Abç.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    kiki

    mas regulagem é necessária mesmo pra variações de temperatura ao longo do dia e do ano na mesma cidade.

    Correto. A variação brusca de temperatura causa uma variação também brusca no instrumento. A guitarra saiu de lá (Caxias do Sul-RS) com a ação das cordas bem baixas, eu vi nas fotos. Quando chegou aqui, para a minha supresa não estava nem um pouco do jeito que saiu de lá.

    Inicialmente, eu pensei que pudesse até ter acontecido isso por conta do transporte, mas ela veio no case. Depois que eu me dei conta que poderia ser em virtude da temperatura.

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    renatocaster
    exato

    meu professor relatou que a guitarra dele desregulou totalmente só de entrar num estudio com ar condicionado forte, o que esfria e seca o ar. 3h de ensaio e estava "intocavel".

    Gauzz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Agradeço muito os comentários de vocês.

    Bom, o clima lá em Calgary varia de -20 a 5 graus celcius no inverno, mas a temperatura média é -9ºC - e isso é o clima externo.

    Minha guitarra é uma Fender Am. Standard.

    Realmente estou cogitando a possibilidade de comprar uma guitarra lá, mas meu medo é acontecer alguma merda quando voltar, hehe.

    Vou procurar me informar por aí.

    Grato!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Deixa a guitarra e compra uma lá. Assim você só vai se preocupar na hora de trazer uma guitarra de -20º para +40º e outra, luthier aqui vai sair mais barato que lá.

    Além do mais, acredito que o preço das guitarras lá seja tã atrativo quanto é nos EUA.

    E pegar uma guitarra TOP por um preço muito menor do que os praticados no Brasil é sonho de 11 em cada 10 guitarristas...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gauzz
    Realmente estou cogitando a possibilidade de comprar uma guitarra lá
    Faça isso...
    Abç

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tava pensando isso hoje... Cara, vim de POA ontem, e essas coisas de mudança de temperatura é uma merda. Fez um calor esses dias aqui... Agora fez um frio louco na serra do RS (Caxias do Sul) e ontem estragou o carro na estrada, de madrugada. Cara, peguei até geada, mas não larguei minha guita (tava com meus pais junto). Será que dá muito problema pra guita subindo e descendo serra direto??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Levar guitarra de um clima quente para um clima muito frio.