Segredo em tarrachas

Autor Mensagem
    RoLP
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: RoLP

Fala galera...

Recentemente fui no Seizi regular uma guitarra que havia comprado e trocar a captação.
    Se tratava de uma PRS SE singlecut e em comparação com todas as epiphones que tive e tenho, ela dá uma surra de longe.
    (Menos as signatures joe perry, slash e zakk).
    Com a troca da captação ela ficou excepcional, exceto pelas tarrachas.

Ela não segurava bem a afinação e a corda G sempre caia um pouco.

Até que resolvi perguntar pro Seizi sobre a troca da tarracha e tudo mais.

E a resposta dele e dica me surpreendeu.
    Ele falou que a tarracha da guitarra era bacana e o erro estava na forma da afinação.

Ele afrouxou cada corda e foi lentamente (bem lentamente mesmo) subindo a afinação até chegar na nota...se ultrapassava a nota voltava a afroxar e subia lentamente novamente.

Sempre soube que o certo era apertar a corda para ela prender...mas fazendo lentamente este processo (Sem afobação), ela segura mto mais.

Hoje em dia só afino desta maneira e nunca mais tive nenhum problema de afinação, nem quando coloco cordas novas e vou ensaiar.

Fica a dica ai pra galera do Seizi, pois o cara manja pra kramba.

Foxbrs
    Veterano
    # nov/10
    · votar

vo tenta fazer aki. Vlw

kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar

interessante, nao sabia... legal, valeu pela informação!

eu sabia que nao pode dar muitas voltas na corda, no maximo uma volta e meia. e que sempre é bom afinar subindo, se passou, volta e sobre de novo. isso ajuda a estabilizar a afinação.

Iommi Young
    Veterano
    # nov/10
    · votar

E outra, eu sempre afino normal todas as cordas, dou ums 4 bends e vibratos em 4 pontos bem distintos do braço, aí afino de novo e refaço todo processo até nao disafinar mais.

Caso passe do ponto nao afrouxe, faça bends até chegar ao ponto.

Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Segredo mesmo é dar um nozinho que aperta quando vc gira a tarracha, isso sim resolve problemas, vou fazer uma video aula de como coloco cordas.

Sempre é bom lubrificar o nut, tem gente que usa grafite, eu não gosto, uso uma seringa com wd ou oleo singer, lubrifica melhor e a corda não fica travando no nut.

O nut mal feito sempre causa desentonação.

ogaitnas
    Veterano
    # nov/10
    · votar

tarrachas com trava, roller nut ou nut de grafite ou com grafite aos montes nele, e só uma 1/2 volta de corda na tarracha para não quebrar a corda... aí não desafina nunca...

buddy guy
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: buddy guy
    · votar

RoLP

Isto tem haver,tanto com o número de voltas que as cordas dão nas tarraxas,quanto a acomodação das voltas das cordas nos postes também.Na medida que as cordas assentarem perfeitamente,a afinação se estabiliza.

Quebrador de Corda Sí
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Cara, eu acostumo afinar até chegar no tom, e pronto... se desafinar eu afino denovo... Abraço

Matheus Bertolino
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Eu sou noob e não tenho essas manha aí não. Fico rodando até achar que ficou bom e já era, xD.

Duvida q eu perguntei num outro topico mas ngm respondeu:
    Guitarra com travas (no nut), dá pra eu tocar de boa sem elas (mudar afinação facilita sem) ou se tem usa senão dá merda?

Quebrador de Corda Sí
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Matheus, cara, dá pra tocar até sem tarracha... eu mesmo uso uns prendedor de roupa esticando a corda mano... pra reforçar eu uso uma liguinha (borrachinha) de dinheiro... pra ser sincero cara... eu toco com linha de pesca 0.15 amarrada na parede de casa e uso o microfone do computador pra amplifica...
    Espero ter ajudado...

Abraço

beu
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Quebrador de Corda Sí
    Cara, eu acostumo afinar até chegar no tom, e pronto... se desafinar eu afino denovo... Abraço

no meio da música? depois daquele solo cheio de bends? a questão aqui é minimizar ao máximo a desafinação.

Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Quebrador de Corda Sí

Você é fodão hein cara!!! Nossa!!! Quando eu crescer quero ser igual a você.

Quebrador de Corda Sí
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Viciado em Guarana
    Estude bastante meu querido!

beu
    Se for no meio da música eu vou alterando o tom... ouvido é a lei!

denier
    Veterano
    # nov/10
    · votar

a Dica é boa !!
    Mais quando li o titulo do topico achei que era algum compartimento secreto onde as portas eram as tarraxas !!

Ou tipo um esquema onde as tarraxas nunca acabariam !
    Ou o plano delas de dominar o mundo sei lá !

Magrinho123
    Veterano
    # nov/10
    · votar

eu sempre fiz este método, mas sempre foi por "instinto", ninguem nunca havia me explicado que era pra fazer assim.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Segredo em tarrachas