Transforme a sua primeira guitarra numa guitarra profissional

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/10


Guitars. We've all had to start learning on something, and chances are good that our first axes might not be enough to keep us going, as much as we might love them. It's not uncommon to start on a particular guitar then switch to a much more expensive model a year or two down the track. If you're a sentimentalist, you might hang on to that first guitar, pick it up from time to time, give it a nostalgic strum then pop it back into the closet. That's cool; there's a certain satisfaction in keeping your old axe as it was when you first sweated over nailing that tricky F chord or your first pentatonic box shape. But what if your first cheapie didn't have to become a personal museum piece dedicated to your formative years? What if it was to become a fully functioning pro player that would stay with you throughout your musical education and evolution?

There are quite a few neat little tricks you can perform to enable your guitar to survive and thrive despite your desire for new, tricked-out gear. Let's look at a few ways of turning your dear old starter axe into a pro player you'd be happy to take with you on any stage or recording session.

Pickups
The very first and most ideal place to start is the pickups. Starter guitars typically come with perfectly functional pickups that get the job done, but may not have a lot of character or dimensionality. Spend a few bucks on some higher-spec pickups, though, and you'll instantly unleash the hidden potential of your guitar's innate sound. The first thing to think about is, what kind of tone do you want? Fat? Harsh? Warm? Bright? Clean? Jangly? Distorted? How distorted? How are you generating your distortion? Pedals? Digital modeling? A tube amp? All these things can have a huge impact on what kind of pickup you choose, but most pickup manufacturers have very well laid-out spec sheets which can tell you at a glance what a given pickup will sound like. Getting your gain from a tube amp? Try medium to high output pickups, which will push the amp to greater levels of distortion. Using an overdrive or boost pedal to do that already? Try lower-output pickups and you may be pleasantly surprised by the clear, smooth tone.

It's also important to set your pickups to their ideal height. Don't immediately jack them up close to the strings, as the magnets inside the pickups may interfere with the natural vibration of the string itself, causing it to sound out of tune and to lose sustain.

Electronics
A guitar's electronics don't start and end with the pickups. You can instantly boost the reliability of your guitar by replacing the pots and switches with premium quality parts. This is where it gets really fun, because if you're a bit of a tinkerer you can start toying around with custom wiring options while you're at it. A personal favorite of mine is the treble bleed mod, a simple capacitor installation, which will retain the high end when you turn down the guitar's volume control, rather than muffle out slightly like it usually would. Simply solder a .001uF capacitor between lugs 3 and 2 of the volume pot and there you have it! Once you have this mod installed, you'll find yourself using your volume control as a makeshift gain control, because if you're already playing with a distorted sound, your guitar's output volume won't actually change too much when you use its volume control but the level of distortion will reduce. Some players prefer to use the volume pot as the equivalent of channel switching: need more distortion for a solo? Crank it all the way up! Playing a rhythm part that needs less grit and more clarity? Roll it back to about 7. Need a sparkly clean tone? Bring it down to about 3 and have at it.

While you're installing new pots and switches, you can also consider adding a coil split switch — either a dedicated switch or a push-pull switch built into a volume pot. Use this with pickups that have four-conductor wiring and you can turn off one of the coils of your humbucker, turning it into a single coil and immediately increasing your guitar's musical flexibility.

Tuners, Nut and Bridge Saddles
A lot of beginner guitars tend to be a little lacking in the tuning department. Ones' first inclination is to replace the tuners — I did this myself on my first electric after about a year. But as I found, that doesn't always solve the problem. In fact, many cheaper tuners can take a pretty good beating and still hold their tuning. Most tuning problems tend to originate at the nut. If the nut is loose, is not cut properly or has developed a crack or burr, it can wreak havoc with your tuning. You need the nut slot to be perfectly fitted to the string gauge you're using, so it's well worth having a professional tech replace your stock nut with one designed or filed specifically for your preferred string gauge. This is especially true for those of us who spent their formative years experimenting with various string gauges and tunings. That sort of thing can wreak havoc on a nut, and your tuning stability will definitely suffer. You can also increase the tuning stability of your guitar by using a graphite lubricant in the nut slots and any part the string makes contact with (as well as the tremolo pivots if you're using a guitar with a whammy bar).

Neck
Often beginner guitars need a re-fret or a fret dress after a few years, especially if you put as many hours into them as your teacher recommended! This is another of those things that will instantly breathe new life into your guitar, making it play smoother and more in tune. Frets can go bad so gradually that you might not even notice that it's a problem, but once you get them re-crowned or replaced you'll wish you did it sooner. Also make sure you check your guitar's neck, and adjust the truss rod accordingly if needed.

I put my money where my mouth is recently by performing a huge overhaul to my first electric, an inexpensive, not-quite-accurate copy guitar that came in a starter pack. I replaced the pickups and electronics, the bridge saddles, the whammy bar, most of the actual wires themselves, and when I realized the neck had become too unplayable I bought a replacement with immaculate fretwork. It's now ready to become a front-line stage guitar, and although all the original parts are carefully packed away for the day when nostalgia takes over and I decide to take it back to original spec, for now it feels quite special knowing that the guitar I received for Christmas in — gulp! — 1990 is now a fully-capable pro-level axe that I can take on stage with me 20 years later.


Fonte: site da Gibson

Jhoi
Veterano
# nov/10
· votar


essas dicas são realmente muito legais pra quem ta pensando em abandonar a guitarra velha e comprar uma nova.

Só é uma pena estar apenas em inglês, acho que muita gente poderia tirar mais proveito disso se estivesse em português.

Assim dizia o velho ditado:
"Nos Estados Unidos, até pobre fala inglês"

kiki
Moderador
# nov/10
· votar


Jhoi
pois é... alguma alma caridosa podia traduzir...

=p

slow17
Veterano
# nov/10
· votar


Legal essa materia! tem umas dicas boas!

tradutores de internet! hehe

joabfarias
Veterano
# nov/10 · Editado por: joabfarias
· votar


Enquanto a tal "alma caridosa" não aparece, usem o Google Translator.
A tradução fica tosca, mas já é alguma coisa.

slow17
Veterano
# nov/10
· votar


joabfarias
fica horrivel!

po mais o pessoal aqui é bm preguiçoso né!

po o cara já deu o queijo... agora eles querem a faca e garfo come com a mão pô

E mesmo tosca da pra entender! haha

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


Jhoi
kiki
Eu até estava traduzindo, mas não deu tempo e eu tive que sair. No fim de semana eu vejo se faço uma traduçãozinha.

horwatich
Veterano
# nov/10
· votar


Eu gostaria de ouvir a opinião do Bertola sobre isso. Eu até gosto de mexer nas minhas guitarras, mas não sei se o custo benefício vale a pena. A não ser que a guitarra tenha um valor sentimental muito grande....

Sushi
Veterano
# nov/10
· votar


Ae rapaziada, traduzi pra ajudar o pessoal aí. Abraços!


Guitarras.Nós tivemos que começar a aprender em alguma, e as chances de que nossos primeiros instrumentos podem não ser o bastante para nos fazer continuar são grandes, mesmo que nós as amamos. Não é incomum começar em uma determinada guitarra e depois trocá-la por uma mais cara e mais nova. Se você for sentimentalista, pode ser que você se apegue na sua primeira guitarra, pegue-a de vez em quando, dê uma nostalgica palhetada nas cordas, e a guarde novamente no armário. Não tem nenhum problema nisso! Há uma certa satisfação em manter sua velha guitarra do jeito que ela era quando você conseguiu fazer aquele acorde complicado de Fá ou seu primeiro shape de pentatônica. Mas e se sua primeira guitarra "baratinha" não se tornasse uma peça do seu museu dedicado aos seu primeiros anos de aprendizado? E se ela se tornasse uma guitarra profissional em pleno funcionamento? Ela permaneceria com você durante seu aprendizado e evolução musical?

Existem alguns truques que você pode realizar para sua guitarra sobreviver e lhe despertar o interesse em novos equipamentos modificados. Vamos ver algumas maneiras de tranformar seu querido velho instrumento em algo que você gostaria de levar com você em qualquer palco ou gravação.

Captadores
O primeiro lugar para começar são os captadores. Guitarras iniciantes tipicamente vêm com captadores que funcionam perfeitamente e fazem seu trabalho, mas podem não possuir muita indentidade ou dimensionalidade. Gaste alguns 'reais' em uns captadores de alta qualidade que, então, você despertará o potencial escondido da sua guitarra. A primeira coisa a se pensar sobre isso é, que tipo de timbre que você procura?Gordo?Ardido?Aveludado?Brilhante?Limpo?Sujo?Distorcido?Quão distorcido?Como você vai gerar essa distorção?Pedais?Processadores digitais?Amplificador valvulado? Todas essas coisas podem causar um grande impacto no tipo de captador a escolher, mas a maioria dos fabricantes têm descrições muito bem feitas que podem lhe dizer, apenas em uma olhada, como cada captador irá soar. A distorção vem de um amplificador valvulado? Tente captadores com saída média para alta, que irão empurrar o amplificador para obter maiores níveis de distorção. Já usa um overdrive ou pedal de boost para fazer isso? Tente captadores de saída baixa e você poderá se surpreender com o som limpo, e suave.

Também é importante ajustar seus captadores na altura certa. Não coloque-os logo de cara muito perto das cordas, porque os imãs podem interfirir na vibração natural da corda, podendo resultar no som fora da afinação e sem sustain.

Parte elétrica
A parte elétrica de uma guitarra não começa e acaba com os captadores. Você pode instantâneamente incrementar a qualidade da sua guitarra trocando os potenciômetros e chaves com partes de qualidade superior. É aqui que começa a diversão, porque se você é uma pessoa que adora fazer gambiarras, você pode brincar com vários tipos de ligações modificadas. O meu favorito é o 'treble bleed mod', um simples capacitor instalado, que vai reter os agudos ao abaixar o volume da guitarra, melhor do que um som abafado, como soaria normalmente. Simplismente solde um capacitor de .001uF entre as pernas 2 e 3 do potenciômetro de volume, e aí está! Uma vez com esse mod instalado na sua guitarra, você sempre usará o controle de volume como se fosse um controle de ganho, pois você já vai estar tocando em um som distorcido, o volume da sua guitarra não mudará muito, mas a distorção diminuirá. Alguns guitarristas preferem usar o potenciômetro da guitarra como se fosse uma troca de canais: Precisa de mais distorção? Aumente o volume todo! Tocando a base que precida de menos agressividade e mais clareza? Desça-o para 7. Precisa de um som limpo brilhante? Passe para 3 e ele estará la.

Enquanto você instala novos potenciômetro e chaves, você pode também considerar adicionar uma chave de coil-split - seja, uma chave dedicada para isso ou um potenciômetro push-pull. Use os captadores com 4 fios condutores para você poder desligar uma das bobinas do seu humbucker, transformando-o em um single coil na hora, e aumentando sua gama de timbres.

Taraxas, Pestana, e Carrinhos de ponte
Muitas guitarras iniciantes tendem a ser um pouco carentes na questão da afinação. Uma primeira opção é trocar as tarraxas - Eu mesmo fiz isso na minha primeira guitarra há mais ou menos um ano. Mas então, eu descobri que não é sempre que fazer isso resolve o problema. De fato, muitas tarraxas baratas podem apanhar e continuar segurando a afinação. A maioria dos problemas de afinação acontecem na pestana. Se ela está frouxa, não foi cortada corretamente ou desenvolveu um trastejamento, pode causar degradação da sua afinação. Você precisa ter o espaço da pestana perfeitamente preenchido para o calibre da corda que você está usando, então é bom ter um profissional para trocar sua pestana original por uma que servirá perfeitamente para as cordas que você usar. Isso serve, especialmente, para aqueles que passaram seus primeiros anos na guitarra experimentando vários calibres de corda e afinações diferentes. Esse tipo de coisa pode causar desgaste da pestana, e sua capacidade de segurar a afinação definitivamente não será a mesma. Você também pode aumentar a estabilidade da afinação aplicando lubrificante de grafite nos espaços da pestana e em qualquer parte em que as cordas fazem contato(e também os pivôs do trêmolo, se estiver usando uma ponte do tipo Floyd Rose).

Braço
Frequentemente, guitarras iniciantes precisar de um retrastejamento ou uma restauração de trastes após alguns anos, especialmente se você usa ela durante muitas horas, como seu professor lhe recomendou! Essa é outra daquelas coisas que, instantâneamente, darão uma vida nova à guitarra, fazendo-a ficar com a tocabilidade mais suave, e melhor afinada. Trastes vão piorando tão gradualmente que você pode nem perceber que é um problema, mas assim que você restaurá-las ou trocá-las, vai querer ter feito isso antes. Faça questão, também, de checar o braço da guitarra, e ajustar o tensor se necessário.

Eu coloquei meu dinheiro recentemente em um projeto como este, realizando uma grande reforma na minha primeira guitarra, barata, cópia-não-exata, que veio em um kit de iniciantes. Eu refiz a parte elétrica, troquei os captadores, os carrinhos da ponte, a alavanca, maioria dos fios, e eu percebi que o braço havia se tornado muito difícil de tocar, então eu comprei um braço de reposição com um perfeito trabalho de trasteamento. Ela, agora se tornou uma guitarra de palco, entretando, todas as partes originais foram guardadas para se um dia bater a nostalgia e eu decidir transformá-la em original novamente, é especial a sensação de saber que a guitarra que eu ganhei de natal em 1990 agora é um instrumento totalmente profissional, que eu posso levar para o palco comigo 20 anos depois.

Blackus
Veterano
# nov/10
· votar


vou virar proficional, 10 pau fora apostilas.

leticia123
Veterano
# nov/10 · Editado por: leticia123
· votar


Muito legal
hehe
quem sabe daqui a alguns anos? xD

Blackus
????

slow17
Veterano
# nov/10
· votar


Blackus

legal.
não entendo =O!

Chad Stroke
Veterano
# nov/10
· votar


Legal, vo ver o que eu consigo aqui com a minha hehe

Rafa-Ban
Veterano
# nov/10
· votar


se pa sai mais barato que uma guitarra cara....eu tenho 3 pra mexer ehehehe

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


Rafa-Ban: se pa sai mais barato que uma guitarra cara

Com certeza. Veja só um orçamento que eu fiz de uma SX SST 62 com upgrades do guitarfetish:

- SX SST 62: R$500 (considerei a compra aqui no Brasil mesmo)

- Captadores GFS Texas Alnico: US$47,95
- Ponte Wilkinson Vintage Tremolo (dourada): US$43,95
- Tarraxas Wilkinson Vintage Fender-style (dourada): US$28,95
- Abaixa cordas tipo roller (dourados): US$6,45
- Parafusos dourados: US$7,95
- Neck plate dourado: US$9,95
- Jack plate dourado: US$6,95
- Escudo preto SSS: US$11,95
- Frete: US$39,99
TOTAL NO GFS: US$204,09

Como em compras pela internet o imposto é cobrado sobre o que excede os US$50 não tributáveis, o imposto de importação (que é de 60%) fica:

(US$204,09 - US$50) * 0,6 = US$92,45

No fim das contas, com o dólar a R$1,90 todo este projeto fica por:

R$500 + (US$204,09 + US$92,45) * 1,9 = R$1063,45

Se você for considerar trocar potenciômetros, capacitor, fios do circuito elétrico e afins, não passará dos R$1200.

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao

R$500 + (US$204,09 + US$92,45) * 1,9 = R$1063,45


apesar da configuração dos upgrades não estar exagerada, não vai ficar barato. o problema é que mesmo assim, restará um problema final para se chegar a uma guitarra de 1a linha: o braço. apesar do braço da sx ser razoável, existe uma diferença significativa quando se compara com uma fender. se é pra gastar mais de mil, eu preferiria trocar logo o braço por um mightymite ($90)

Bigtransa
Veterano
# nov/10
· votar


Curly
nesse valor da pra dispensar a sx e usar como ponto de partida do projeto um corpo e um braço mighty mite....

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


Bigtransa

com certeza, principalmente se comprar captadores usados no eBay/ML. com essa grana daria também para pegar uma squier standard, que dispensa upgrades.

Chad Stroke
Veterano
# nov/10
· votar


R$1063,45

Sei la, acho que no meu caso juntaria mais um pouco e compraria uma ESP, porque tenho uma Phoenix e acho que mesmo restaurando com essa quantidade de grana nunca chegaria nos pés de uma ESP.

nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


Nesse preço eu faria uma guitarra no luthier. De preferencia uma tele com corpo em ash, braço em maple, caps cabrera, ferragens wilkinson.

Rafa-Ban
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao
eu ainda acho que compensa,mas isso vai depender muito de qto a pessoa quer e/ou pode gastar,eu por exemplo,tenho uma condor clp2-s,uma tagima 735 antiga...são guitarras que eu considero muito boas pelo que paguei e dignas de upgrades, tlavez não de uma vez,mas eu toparia gastar 1k pra melhorar elas conforme tivesse condições e fosse sentindo a necessidade

Aliás,sábado vou testar uma tagima vulcan,se tiver uma boa surpresa,essa será minha terçeira(mas dificilmente a última) guitarra

The Floyd Rose Lord
Veterano
# nov/10
· votar


Para, deve dá um puta trabalho e uma puta grana!!

Sushi
Veterano
# nov/10 · Editado por: Sushi
· votar


Sushi

Valew pela tradução brother, Abração!

rsrs...

Monsfogueri
Veterano
# nov/10
· votar


Sushi

AUIEUAIEHIAEUHAEH

cara, eu tava lendo a original, mas to com mó sono e nem tava entendendo direito, vc salvou..




E eu tenho vontade de modificar minha strato, eu odeio a chave no lugar q é (ond é normalmente em stratos), queria por do lado de cima, e colocar somente dois humbuckers, e dois tones e dois volumes nela, pra cada cap, ou seja, basicamente transformar ela numa lp... ia facilitar demaaais a minha vida, só com esses mods..

Guitar_RdS
Veterano
# nov/10
· votar


Sushi
Pô cara, tu merece mtos mtos positivos. Mas como eu só posso dar uma vez (ui!) só me resta agradecer novamente.

Abção

Sushi
Veterano
# nov/10
· votar


Guitar_RdS

Pô, brigadão!


Eu tenho uma tagima aqui daquelas T735 special encostada, mas eu reluto muito em reformar ela, talvez até valha a pena, não sei. O tópico do Bigtransa me encorajou a comprar um braço pra ela e dar uma sapecada legal nela, mas ainda não sei...

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


Curly: com essa grana daria também para pegar uma squier standard, que dispensa upgrades.

Ou as Classic Vibe. Uma Classic Vibe com upgrades de tarraxas e ponte não passa dos R$3000, mas aí já encosta numa Fender MIM.

Chad Stroke: Sei la, acho que no meu caso juntaria mais um pouco e compraria uma ESP, porque tenho uma Phoenix e acho que mesmo restaurando com essa quantidade de grana nunca chegaria nos pés de uma ESP.

Mas aí também você está querendo pegar uma banana e tranformar numa maçã!

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Up.

Mais pessoas devem ler este tópico. Poderia até se tornar Stick.

Abs

cimerio
Veterano
# nov/10
· votar


Se você for considerar trocar potenciômetros, capacitor, fios do circuito elétrico e afins, não passará dos R$1200.

isso, e mais a mão de obra, e tempo despendido.

resumindo: não compensa

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao

Vou fazer isso com a minha memphis que tá largada aqui... Primeira guitarra a gente nunca esquece... E a guitarrinha até tem um pouco de potencial pra tunar. Não vai ficar uma maravilha mas guitarra ruim a gente faz experiências com menos medo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transforme a sua primeira guitarra numa guitarra profissional