Limpeza ferragem preta

    Autor Mensagem
    Stevie
    Veterano
    # nov/10


    Galera.. encontrei um tutorial muito bom na net de limpeza e regulagem de guitarra.. fiz na minha guita ficou excelente..oitavas perfeitas ... tensor perfeito.. trastes perfeitos... nivelamento da floyd perfeita ... limpeza da escala e do corpo perfeito tb... soh que no tutorial da limpeza da ferragem era para dourada e tb servia para cromada ... minha ferragem eh preta nao sei qual produto passar nela para tirar um pouco de ferrugem ....

    Stevie
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Aguem conhece algum produto?

    ZoSo of Zeppelin
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vooc poderia colocar o link do tutorial?
    Gostaria de ver.
    Desde já obrigado

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tira ela da guitarra, desmonta, limpe com WD e uma escova de dentes.
    Dps tire o exesso com um pano, remonte, e seje feliz.

    Stevie
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara

    Brother.. WD-40 não é para lubrificação e prevenção anti-oxidação não? ele tira ferrugem de ferragem preta?

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    passa wd com uma escova de dente.

    Stevie
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Galera segue ae o link que eu falei .. excelente :


    http://morphzguitars.com/Guias/Entradas/2009/9/20_Limpando_sua_Guitarr a_-_Parte_1.html

    Stevie
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Stevie
    · votar


    Dicas...

    Ferragens da guitarra - WD-40
    Trastes - Bombril
    Madeira da escala escura - Alcool isopropilico
    Corpo da guitarra - Cera de carro

    Com isso a limpeza fica do kralho..haha..

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie
    Madeira da escala escura - Alcool

    Alcool Isopropilico! Num me vai usar alcool de cozinha na madeira da guita! Abs!

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Iversonfr

    HAHAHAH... ehh.. vou editar lah.. se nao vai ter doido usando..hahaah
    nao tem coisa melhor para tirar aquela gordura sinistra que gruda na escala...

    salton
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ...e se não tem bombril em casa, dá pra usar aquela esponja Scotchbrite®? eu já usei essa pra tirar um pouco o verniz do braço (de uma guitarra :D)...

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    salton

    Brother ... nao entendi direito sua frase ..hahaah.. acho que ficou fora de sentido ou eu estou meio dormindo ainda..ahahah..

    Mas eh o seguinte.. antes de utilizar o bombril nos trastes o certo é proteger a escala... eu faço isso com uma fita crepe e um estilete... tem que ter muito cuidado para o estilete nao arranhar os trastes e nao arranhar a guitarra... depois passo bombril em todos os trastes ... eles ficam novos..

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    Stevie

    Álcool na escala não é legal cara, ele resseca. O ideal é um componente oleoso, como óleo de peroba ou de limão. O alcool também pode tirar um pouco da tinta natural da escala, e recomendo fortemente que só o use para limpeza de componenetes eletrônicos do circuito.

    Se você pegar um óleo lubrificante, tipo lubegin ou WD, você pode passá-lo nas peças pretas com auxílio de um mini retífica ou uma escova.

    Se a ferrugem estiver profunda, o jeito é retificar ou aplicar um abrasivo antiferrugem e depois retocar a pintura...

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert

    Oleo de peroba e pior que alcool ... a madeira chupa o oleo depois fica anos repelindo aos poucos... a escala resseca no momento que passa mas depois vc vai vendo como ela vai reconstituindo a cor natural...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie

    Conforme estudei com meu professor de lutheria, e li nos livros do edimar luighi e de um ótimo luthier gringo, chamado Rick medletton...

    Abrasivos na escala, só em último caso. Meu professor numa escala extremamente emporcalhada e deteriorada, utilizou fluído combustível de esqueiro, que apesar de muito abrasivo, é 100% volátil.

    O próprio Edmar, utiliza e recomenda fortemente oleosos na hidratação... Inclusive no livro dele que aprendi a fazer óleo de limão, e nessa página que você postou, o indivíduo hidrata a escala com óleo de limão também.

    Sinto dizer que não tem essa, todos os grandes luthiers usam oleosos... Se a escala estiver muito emporcalhado, aí pensa-se em usar um abrasivo antes, mas quanto mais volátil, melhor.

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert

    Ok, fico muito grato com suas informações e com seus conhecimentos, foram de grande importância para o acréscimo de informações para o pessoal do fórum...

    Agora vem o meu lado, a uns 8 anos atrás passei em uma escala de um violão o óleo de peroba, ate hoje noto que a escala libera um pouco de gordura... não faço muito uso desse violão... com a minha guitarra passei alcool daquele 99% ... como o suor da minha mão é muito intenso e acredito que tenho muito acido urico acumula exageradamente gordura na minha escala... cordas então 2 dias estão pretas....ahahha... para e remoção dessa gordura não conheço nada melhor que esse alcool 999999% nao eh o 100% n... vejo que depois que passo a escala fica ate brilhando...

    O óleo de limão eu nunca usei e não sei fazer... se vc quiser acrescentar para o pessoal como que faz seria muito bom...

    Abraços...

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie
    A 5 anos utilizo oleo de peroba e nunca vi gordura nenhuma, e acho que ninguém que usa também.

    Acho que o problema não é o óleo...

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Jg Destroyer

    Mas sua escala é escura , clara, tem verniz?

    se tiver verniz já são outros quinhentos.. ahahah

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie

    Opa, direto do Edimar, receita de óleo de limão:

    Misture em quantidades iguais, Álcool isopropílico e Óleo de cozinha(O Álcool aqui, só tem o papel de abrir os poros, e homogenizar a mistura), depois adicione o suco de meio limão(sem açucar) e pronto. guarde em um frasco lacrado...

    Mas particularmente, prefiro óleo mineral ou de peroba.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie
    Claro que escura né... Onde já se viu passar óleo em escala clara?

    eheuhe

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Jg Destroyer

    AHEUHUAHE... ja ouvi de tudo no forum..hahaha...
    Mas sua escala ela eh madeira natural ou tem algum tipo de verniz ou proteção polimento ...etc... ?

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie
    Natural, a das duas giutarras e a do violão. Costumar passar o óleo de 6 em 6 meses.

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Jg Destroyer

    Hum... interessante...
    Mas vc conseguia remover aquela gordura nojenta das escalas com facilidade ?

    O Paul Gilbert podia passar a receita do oleo de limão..hahah..

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie
    Cara, eu limpo, passo o óleo, deixo 20 minutos, e passo um pano.

    Se a gordura que você tá falando é aquela sujeira que vem depois, é normal em qualquer guitarra (com ou sem óleo) e depende do quanto você sua. Aqui aparece pouco, mas é só passar scotch bridge que sai fácil.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stevie

    Já passei! Olha meu post anterior...

    Stevie
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert

    opa... nao tinha visto..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpeza ferragem preta