RG350 desafinando. Cordas, ponte ou molas. Qual é o problema?

    Autor Mensagem
    Milli
    Veterano
    # nov/10


    Boa tarde, tenho uma Ibanez RG350Ex faz 4 anos, no entanto ultimamente noto que quando aperto as cordas um pouco mais forte ela desafina, como se fosse um vibrato continuo. Tenho outras guitarras com ponte fixa e isso não ocorre. Ela está regulada para cordas 0.09, já regulei de novo e acontece a mesma coisa...
    A ponte está muito desgastada e devo trocá-la, devo aumentar o calibre das cordas ou são as molas?

    Obrigada.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Milli

    Vc tem que trocar as molas e lubrificar os pivôs com óleo de máquina.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Milli
    devo aumentar o calibre das cordas ou são as molas?
    Deve fazer as duas coisas... Ou melhor... levar para seu luthier fazer...
    Abç

    Vinícius Iron
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Milli

    Isso pode ser uma desrulagem natural. Se tu nunca leva para revisões, com o tempo o braço da guitarra começa a trabalhar (devido a mudanças de temperatura, principalmente)e, então, a ponte não segura mais nenhuma afinação.

    O negócio é levar direto para o Luthier.

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Milli
    molas e (ou) pivôs gastos, leve num luthier mas antes já compra as molas da gotoh para substituição

    GuiVai
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Milli Tenho o mesmo problemacom minha Rg 350 e estou na mesma situação que vc, alguem tem dicas para ter uma ponte mais estável, sem ter que trocá-la por outra?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    GuiVai

    Molas Gotoh PSP novas diminuem tua dor-de-cabeça, outra possibilidade é o Nut e Pivôs gastos, como já disseram.

    Porém vc não precisa mudar a espessura de cordas. Se vc gosta de Cordas 0.09, não precisa usar outra espessura.

    Lubrificar as peças e deixar as cordas acostumarem, por um dia antes de travar é fundamental. Porém os pequenos macetes da regulagem estão realmente nas mãos dos Luthiers, e recomendo que faça uma periódica.

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O negócio é levar direto para o Luthier.

    Depende do Luthier. Essa ponte é Floyd Rose flutuante, ponte móvel sem micro-afinação ou ponte fixa?

    Caso seja Floyd, pode ir trocando por uma Gotoh.

    Sobre levar no Luthier, foi a partir daí que tive que botar uma gotoh na minha. Tinha levado lá só para soldar um fio, mas o idiota, para poder cobrar, fez um monte de coisas na guitarra, incluindo limar no esmirilho elétrico, os encaixes da alavanca, o que fez ela esquentar e a desregulou tornando-a imprestável. O prejuízo foi de 500 reais, já que tive que pôr uma Gotoh.

    É só uma opinião.

    Abçs e boa sorte

    ALEKSEJ ALEKSANDRO NOBRE MARQUES
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Milli

    Amigo eu tenho uma RG 350 DX WH e uma RG 320 FM, ambas de 2003/2004, ou seja, das primeiras ainda. As pontes que vem nessas guitarras são horríveis. Quando não desafinam não tem a ação desejada de uma floyd rose. Digo isso porque tenho uma Charvel/Jackson Japan 1994 com uma floyd rose Takeushi, não desafina ou desafina muito pouco, as molas ainda são as originais. Ou você troca a ponte por uma melhor, ou troca a guitarra. Eu troquei a ponte da minha Ibanez RG 350 DX por outra ponte da Ibanez menos ruim, uma Lo Pro TRS. O problema é que tive de mandar para um luthier instalar, porque tem outro problema, as pontes que vem nessas Ibanez, são menores que as que estão no mercado ou utilizadas em outras guitarras. Cada dia eu me convenço mais que as guitarras mais sérias hoje com floyd rose e num preço mais ou menos justo, são as Shecter e as LTD, porém, as tops da marca.

    Dibilo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    GuiVai
    Cara tenho uma Rg350DXZ que vem com as novas pontes,e são muito boas,não desafinam nem a pau,e quando falo que não desafina é por que não desafina mesmo,faço muita coisa louca com a floyd,levando a guitarra com ela,estilo stieve vai,e não desafina,mais ja peguei uma rg350 com as pontes antigas e realmente são horriveis,ai eu recomendaria so trocar de ponte mesmo.
    Flw,fica com Deus!

    GuiVai
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Quanto será que ta custando uma Gotoh que é compatível com a minha Rg 350DX? alguem tem idéia de preço?

    Gareth
    Veterano
    # out/11
    · votar


    GuiVai
    Que eu saiba, junto com instalação dá uns 600 mango...

    To pensando em por na minha RG 370DX mas a grana ta trash...

    GuiVai
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gareth caralho tudo isso? kkk

    Gareth
    Veterano
    # out/11
    · votar


    GuiVai
    Sim...
    +- R$500,00 ponte + R$100,00 Instalação, tbm acho caro mas fazer o q ;/

    Dei uma olhada na ponte da minha, vi que na parte de tras, onde se regula se as molas vão segurar mais ou soltar mais, os bordões (que estavam desafinando) estava numa posição diferente, só tirando a tampa que pude ver que estava um pouco mais pra frente. Verei hoje a noite como vai ficar, mas o que eu achei impressionante foi que testei alavancada apenas no E, desci a alavanca até o corpo da guita e voltei, e o E continuou afinado, confesso que to ansioso.

    Abraços!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Veja o nut. Nut é sempre o causador de desafinações. Tire os bloco que travam e veja se os dois parafusos que travam ele no braço estão bem firmes e apertado.

    caiodorn
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bem, eu já tive uma RG350DX que foi minha "main guitar" por alguns anos.

    Originalmente ela vinha com uma ponte Lo TRS ii, que é um lixo. As atuais vem com uma Edge iii, que não vou comentar por nunca ter usado, mas já aviso para não confundir com Edge, Edge Pro ou Lo Pro Edge - essas 3 últimas são OUTROS QUINHENTOS, tu não vai achar em Ibanez Korea ou Indonesia e até mesmo em vários modelos japoneses.

    Substituí a Lo TRS ii por uma Gotoh e a guita mudou da água pro vinho. Nada pode ser mais irritante do que uma ponte que desafina o tempo inteiro. Vale o investimento, a RG350 que eu tinha era melhor do que uma RG560 (japonesa e com ponte Edge) que tive. Pode ser pessoal, enfim... hehe. É um investimento que vale a pena, mas leva pra um cara sério, o que é complicado de encontrar... eu sou um que só me fodi com luthiers.

    Complicado...

    caiodorn
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ah propósito, as Gotoh não servem na RG350, a ponte necessariamente deverá ser adaptada, mais um motivo pra achar alguém confiável para fazer o serviço.

    Dependendo de onde tu mora é melhor comprar uma guita melhor mesmo... hehe cuidado pra não deixar ngm assassinar tua guita.

    Bereta
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tenho uma Ibanez RG320, ano 2006, ponte edge III, com cordas 0.009 e a ponte dela tá excelente. Resultado de regulagem, ajuste de molas e lubrificação dos pivos.

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a RG350 desafinando. Cordas, ponte ou molas. Qual é o problema?