O Segredo da " Floyd Rose System "

Autor Mensagem
Raphael F.S.
Veterano
# out/10 · Editado por: Raphael F.S.


Boa tarde galera do FCC!
Primeiramente quero lembrar que meu tópico vai se basear apenas em testes pessoais que fiz com minhas guitarras, ou seja, estou levando em consideração os resultados dos meus testes.
Sempre me perguntei porque Floyd Roses de guitarras baratas desafinavam com alavancadas e as de guitarras caras não!
Pois bem, sentei com uma Groovin' GJA200 , uma Ibanez RG750, e uma ESP com Gotoh.
Vamos aos resultados?

Primeiro teste que fiz foi com alavancadas para 'cair' o tom.
Todas as pontes com 2 molas, e Nut travado no ponto máximo. Cordas NIG.
Resultado: A Licensed da Groovin' desafinou absurdamente.
A Lo Pro Edge da Ibanez Não desafinou.
A Gotoh não desafinou.

Segundo Teste : Alavancadas para ' subir' o tom.
Pontes com duas molas, nut travado no ponto máximo.
Groovin: Desafinou EXTREMAMENTE
Ibanez: Desafinou algo em torno de meio tom
Gotoh: Desafinou algo em torno de meio tom.

Aumentei a quantidade de molas de ambas para 3, o resultado foi:
Nem a Gotoh Nem a Lo Pro Edge desafinaram mais a partir dali.
A groovin teve pequenas quedas de afinação, algo em torno de meio tom pra alavancadas 'caindo' o tom e desafinadas intrigantes 'subindo' o tom.

Percebi que realmente a mais fraquinha era a Licensed da Groovin', como ultimo teste, coloquei o Nut da ESP na Groovin', e coloquei mais uma mola.
Total de 4 molas na groovin' e nut de ESP. Não desafinou.

Cheguei a conclusão de que no MEU CASO, a troca do NUT e aumento das molas resolveram. Acredito que basicamente, quem coordena a afinação das Floyd Rose sejam as molas e o NUT, e vale lembrar que as cordas tem muita importância nisso. Nao testei com outras marcas, mas creio que quanto melhor as cordas melhor o desempenho.

Espero que gostem do tópico, peço desculpas se falei algo errado, mas como disse no começo, é um tópico criado a partir de testes pessoais.

Até a próxima pessoal!

gege_correa
Veterano
# out/10
· votar


Boa iniciativa, parabéns! Qual o calibre das cordas utilizadas?

Rafael A.
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.

Muito interessante, xará! Também acredito que travando bem, e com molas que não entrem em fadiga, mesmo pontes mais baratas deveriam segurar a afinação...

Dei um "grau" na minha jackson coreana com floyd licensed, e troquei as molas da alavanca, porém coloquei 5 molas. Será muito?!

Outra, um conhecido entendido no assunto falou pra eu colocar molas da gotoh, que me parece ser de niquel... não achei pra vender, e acabei colocando molas genéricas. As que vc colocou são de alguma marca específica?

Abs

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


gege_correa
Utilizei cordas 0.10 meu amigo!

Rafael A.
Cara, não sei como é o funcionamento da sua guitarra, mas com 5 molas provavelmente deve ter ficado muito pesada para alavancadas pra cair o tom! até porque, para aguentar a tensão de 5 molas você teria de usar cordas com um calibre maior! ( minha opinião ).

Compre molas boas, firmes, realmente as molas da Gotoh são ótimas! Porém, molas são molas, o que pode variar é o tempo de vida.. talvez algumas marcas percam o poder de voltar pra tensão original com mais facilidade e em menos tempo!
As molas que usei nos testes são todas genéricas amigo!
Grande abraço!

daniel_guitar
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
talvez algumas marcas percam o poder de voltar pra tensão original com mais facilidade e em menos tempo!

não sei se to falando besteira mas pelo oq vi, não e só o tempo, molas generícas dependendo da mola e bem mole, tem uma condor dourada que é mostra ser mais firme, molas muito moles, qualquer detalhe inclusive clima vai fazer com o que ele se contraia e tem uma resistência (tempo) menor de duração

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


daniel_guitar
Você está certo Daniel! mas certos detalhes começam a aparecer com o tempo e quantidade de uso!
(PIADA ON) todas as molas na primeira semana são iguais! ahuaa ( PIADA OFF )

daniel_guitar
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
eu to usando essa condor mesmo, barata e tal, mas minha ponte já é velha acho o kit da gotoh meio salgado por agora (molas e lock nut) vou ter que ver isso daqui a um tempo se continuar com ela

Deiab
Veterano
# out/10 · Editado por: Deiab
· votar


Pra mim foi o contrário. Quando terminei minha Frankenstrat, estava com três molas(pesada demais pro meu gosto) e desafinando muito, tive que regular tudo de novo e deixei com duas, resolveu o problema. Mas levei um baile pra regular, pois fazia muito tempo que não regulava uma floyd.
E o que o Raphael falou é real mesmo, as molas tem um papel importante nas floyds, porque o problema da minha estava na diferença de tensão entre elas em relação as cordas.
P.S.: É uma gotoh, não sei dizer de outras marcas.

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


Deiab
Pois é cara, tocou em um ponto importantíssimo, nada vale 4 molas se não forem exatamente iguais! diferença de tensão entre as molas também atrapalham muito a afinação!

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


daniel_guitar
Dependendo da guitarra compensa investir meu velho! Que guitarra você usa?

daniel_guitar
Veterano
# out/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Raphael F.S.
então eu to vendo se fico com ela ainda, ou se vou dá ela como entrada para uma washburn mg 120 americana, uso uma washburn n2

teuabreu
Veterano
# out/10
· votar


É verdade, é uma questão de lógica mesmo, afinal a grande diferença de uma Gotoh é a construçao e a material prima, que influencia na durabilidade principalmente, afinal todas são de algum metal, não entorta-empena facilmente, ha apenas o desgaste maior ou menor, mas para resolver problemas de afinação o segredo, concordo inteiramente com vc, é realmente o nut e as molas.

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


daniel_guitar
Cara.. Washburns são ótimas guitarras, axo que compensaria sim investir no Kit Gotoh! Sinceramente, curto muito os braços das Washburn! P.Q.P de braço confortável!
Dá um Up nela com o kit da Gotoh, e se axar necessários tem uns captadores EMGs Passivos, o par de humbuckers sai por menos de 300 reais e são captadores monstros! Dê uma olhada!
http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_96400_1526_Kit-de-Capt adores-EMG-HZ-OC1--SRO-series--Passivos--Humbucker-

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
A ANOS que venho falando isso aqui... Seu teste prático provou o que eu digo.
Parabéns pela iniciativa.
Abç

RennanRdC
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
Poxa legal, você recomendaria algum nut pra comprar?

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito Obrigado!!
Fiz o tópico porque percebi muita gente perguntando qual é a melhor ponte, e etc..
E a melhor ponte na minha opinião em questão de funcionalidade é aquela ponte que é bem regulada e usada até o seu limite! Não queira que uma Licensed dure o tempo que uma Gotoh vai durar fazendo o mesmo uso das duas! é Maluquice!

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


RennanRdC
Cara, um bom nut é aquele que é feito de material mais resistente, que não deixa a corda " serrar " o local em que ela fica, e daí um tempo, correr por entre esse caminho!
Usei por muito tempo o nut da Condor, e agora estou usando um Nut da Gotoh, porém em uma outra guitarra, um amigo fez pra mim uma lâmina bem fina em aço fundido e soldamos junto ao nut, ele é bem áspero, a corda não consegue nem serrar e nem correr por ele! É uma gambiarra bem interessante! srsr

Mas faça como disse, vá de Nut da Condor ou Gotoh, caso contrário vai se ver trocando o Nut á cada 6 meses..srsrsr

Deiab
Veterano
# out/10
· votar


[b]Mauricio Luiz Bertola[/b]
Pior que é verdade mesmo, faz uma data que você explica isso pra galera. Mas não se preocupe, amanhã já te perguntam novamente. ehehehehe.
Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Deiab
Raphael F.S.
Pois é caras. Neguinho acha que comprando uma ponte vagabunda e uma guitarra de baixo custo vai ter o som do Steve Vai!!!
Eu sempre falo aqui que o dispositivo de ponte "flutuante" com trava NÃO é coisa para principiante, nem é para ser usado como esses músicos consagrados usam, pois eles, além de ricos e não pagarem por instrumentos e terem luthiers e roadies à disposição, usam equipos de alta qualidade, que a maior parte das pessoas aqui nunca vai chegar nem perto...
É isso o que dá se concentrar no que é secundário e não no essencial: A música....
Abçs

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, ouvi dizer que as pontes do Vai são trocadas periódicamente, tal como as do Alexi Laiho e compahia limitada!
Acredito que se cada um se concentrasse no equipo que tem, e tentasse tirar o melhor som dele, não existiria coisas do tipo: Qual guitarra comprar no lugar de tal guitarra, qual ponte trocar pela minha tal ponte.. eu mesmo já fiz isso, já tive vontade trocar minha Ibanez por uma ESP, mas hoje ( não muito tempo depois ) percebi que o que manda é o dispositivo que aciona a guitarra, O guitarrista!

daniel_guitar
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
na verdade ela já tem um paf pro e evo da dimarzio, mas to querendo essa mg por questão de praticidade (ponte wilkison e tarrachas com trava da gotoh) top de linha mesmo essa mg 120

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
Pois é, ouvi dizer que as pontes do Vai são trocadas periódicamente
Não apenas isso: As pontes dele são "Floyd-Rose" original, que pesam meio-quilo! Usinadas em aço!
Abç

DINO EK
Veterano
# out/10
· votar



A ANOS que venho falando isso aqui... Seu teste prático provou o que eu digo.
Parabéns pela iniciativa.
Abç


Como disse o Bertola, eu concordo plenamente com vcs, pois eu tbm tinha uma licensed, coloquei um nut condor e molas gotoh, e nada de desafinar!

jigo__
Veterano
# out/10
· votar


Ola amigo, eu coloquei uma gotoh na minha ibanez S-470 (pretendo fazer o review em breve) e precisou saber de vcs q ja usam floyd a mais tempo se tem alguma limitação em bend's usando duas cordas...

serei mais expecifico:

sabe aqueles bend's q vc da na corda G e depois usa a corda B na casa da frente???

então, qdo dou esses bend's a corda G minha da uma desafinada no bend (ela não fica desafinada, ela só desafina p/ o bend), pelo q me parece isso acontece pois a ponte da uma leve levantada...

tem aqueles bend's de duas cordas, por exemplo qdo nós usamos a corda E e a corda B tres casas pra frente, pois bem esses bend's tb desafinam...

as cordas são novas deram uma laceada, mas com a micro eu vou arrumando elas, queria saber se a floyd acaba limitando os bend's de vcs???

abçs

Raphael F.S.
Veterano
# out/10
· votar


jigo__
Então meu velho! Limitação no bend não seria o termo correto, porém, é comum a floyd rose dar uma leve levantada ao fazer um bend, no caso, o bend que deveria alcançar um tom por exemplo, pode alcançar pouco menos que isso! o correto então seria aprimorar a técnica e fazer um bend um pouco mais alto do que de costume, assim você alcançaria a nota desejada!
Eu particularmente, não consigo mais viver sem floyd, me acostumei muito!

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Deiab
Raphael F.S.
Pois é caras. Neguinho acha que comprando uma ponte vagabunda e uma guitarra de baixo custo vai ter o som do Steve Vai!!!
Eu sempre falo aqui que o dispositivo de ponte "flutuante" com trava NÃO é coisa para principiante, nem é para ser usado como esses músicos consagrados usam, pois eles, além de ricos e não pagarem por instrumentos e terem luthiers e roadies à disposição, usam equipos de alta qualidade, que a maior parte das pessoas aqui nunca vai chegar nem perto...
É isso o que dá se concentrar no que é secundário e não no essencial: A música....
Abçs




Uma pena que nem todos irão ver este post e se guiarão por ele.Grande abraço,+ 1 por minha conta !!!!!

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


Raphael F.S.
Primeiramente, parabéns pelo teste, principalmente pelo caráter "científico" da coisa. Realmente eu concordo com o lance das molas e do nut, mas tabém acho que os pivôs da ponte têm um papel fundamental. Tanto que são eles os responsáveis por segurar a afinação em alavancadas no sentido de diminuir tons, ao contrário do que ocorre nas alavancadas no sentido de aumentar tons. E é por isso que "Gotoh é Gotoh" e custa o que custa... uma mola, por mais bem fabricada que seja, é uma mola.

Spect
Veterano
# out/10
· votar


shdgg

Antes que você comece a postar mais, só uma dica baseada na minha opinião: para de tentar imitar o Urubu Rei.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


só é guitarra se tem Floyd rose.

Troll detected...

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


shdgg: haha o urubu é meu mestre e me ensinou tudo que eu sei hoje.

Troll detected... (2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Segredo da " Floyd Rose System "