Dúvida em Video Aula

    Autor Mensagem
    faelson15
    Veterano
    # out/10


    Fala galera, beleza?

    Essa é a primeira vez que estou postando aqui no fórum e queria saber se alguém podia me ajudar com algumas dúvidas que eu tive enquanto assistia a video aula Guitarra Rock do Kiko Loureiro. As dúvidas são as seguintes:

    * Ele tocou um blues em MI MAIOR e deu algumas soluções de escalas para improviso, a primeira delas foi sugerir pensar o MI MAIOR como sendo Mixolídio (V° grau). É aí que surge minha dúvida, pois se o modo é Mixolídio, que parte do V° grau, então teríamos que partir de Si e não de Lá, que é como ele faz na video aula (fala para utilizar a penta m7 partindo do II°, III°, VI° graus, que ele mesmo diz e toca, respectivamente, em Si menor, Dó# menor e Fá# menor)... Como é que é??? Fui eu que entendi errado isso aí?? Por favor, me ajudem!!

    * E a segunda dúvida é a seguinte: tanto pensando o Mi como Mixolídio ou como Dórico, ele dá as sugestões de utilizar três pentatônicas. Utilizar a penta m7 partindo do II°, III° e do VI° graus; a penta m6 saindo do II° grau e a penta M7 saindo do V° grau. Até aí tudo bem, o que eu não entendi é se é para utilizar as três escalas ao mesmo tempo ou se eu devo utilizar uma de cada vez...

    É isso galera, não sei se as dúvidas são muito bobas, mas se vocês puderem me ajudar, ficarei muito grato!!

    =D

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/10
    · votar


    faelson15
    Olha só... se vc partir do quinto grau da escala de E (Mi maior), vc terá B Mixolídio (Si Mixolídio), que possui as mesmas notas da escala de E. O que ele fez foi usar E Mixolídio, que é encontrado partindo do quinto grau da escala de A (Lá maior), o que faz com que tenha as mesmas notas da escala de A.

    Quanto à segunda dúvida, não terá problemas em usar todas ao mesmo tempo. Só é preciso cuidar com as notas de repouso e os licks "específicos" de cada penta.

    []´s

    De Ros
    Veterano
    # out/10
    · votar


    faelson15

    sugerir pensar o MI MAIOR como sendo Mixolídio (V° grau). É aí que surge minha dúvida, pois se o modo é Mixolídio, que parte do V° grau, então teríamos que partir de Si e não de Lá,

    Mi Mixolido. Mi o é quinto de grau de A. Sacou?

    Até aí tudo bem, o que eu não entendi é se é para utilizar as três escalas ao mesmo tempo ou se eu devo utilizar uma de cada vez...

    Se tu juntar todas essas escalas, provavelmente tu vai acabar por remontar uma escala maior (ou o modo que você está).

    Portanto, ele sugere utilizar uma escala por vez, podendo, se o teu ouvido permitir, sair de uma entrar em outra no mesmo improviso, ou mesmo ficar pulando entre essas cinco escalas, de acordo com a harmonia que estiver rolando e o teu ouvido.

    Abraço!

    faelson15
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Em primeiro lugar, muito obrigado pela ajuda, foi de grande valia. Em segundo lugar, me desculpem a demora em responder, mas é que só agora entrei de férias... =)

    Então, entendi o que vocês disseram, só que me surgiu outra dúvida (nem sei se isso é uma dúvida). É o seguinte: estava esquematizando as escalas numa folha pra simplificar o estudo e vi que vai dar na mesma se eu usar o modo mixolídio ou o dórico. Se eu usar a penta m7 no "Mi Mixolídio", eu vou ter que usar as escalas de Bm, C#m e F#m (respectivamente II°, III° e VI° graus), que vai ser a mesma coisa de usar a penta m7 no "Si Dórico" (as mesmas escalas de Bm, C#m e F#m). Então, eu estou pensando certo? Se sim, tem algum motivo específico para ele ter citado os dois modos na video aula já que eles vão dar na mesmo??

    Desculpem minha ignorância, mas é que esses modos sempre dão um nó na minha cabeça e agora resolvi estudá-los na marra.

    Valeu, fiquem com Deus!

    Abs!

    faelson15
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Putz, quando olhei pra olha com os esquemas eu entendi a parada...

    Dêem só uma opinião pra ver se eu entendi certo: quando eu usar as pentas m7 em Bm, C#m e F#m no "Mi Mixolídio" eu estarei em cima de um blues em Mi Maior. E quando eu usar as pentas em Bm, C#m e F#m no "Si Dórico", eu estarei improvisando em um blues em Si maior. É isso ou eu entedi errado??

    =)

    Foi mal pelo incômodo meu povo...

    Abs!

    faelson15
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Galera, estava assistindo outra Video Aula aqui sobre Modos Gregos (pra ser mais específico: Eduardo Ardanuy - Improvisação Sobre Modos) e vi duas coisas que eu não entendi: perfil melódico e perfil harmônico. O que seriam essas duas coisas??

    Procurerei pela net e não achei, se alguém puder me ajudar...

    Valeu...

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em Video Aula