Mais uma pérola da tecnologia!

    Autor Mensagem
    AurélioB.
    Veterano
    # out/10


    Dando uma olhadinha nas novidades por ai me deparei com isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155263476-nut-regulavel-em-lato -para-les-paul-_JM

    Eu jamais trocaria uma boa pestana de osso, mas será que além de interessante esse Nut é realmente uma boa pedida?


    *Obs - Já usei a busca e não encontrei nada parecido e claro, não é uma propaganda!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/10
    · votar


    É interessante a idéia. Teoricamente, seria possível ter uma regulagem de altura precisa para cada uma das cordas e variar isso de acordo com o calibre das cordas usadas. Mas... fica a dúvida se os parafusos não irão dar uma "segurada" nas cordas e com isso prejudicar a afinação.

    AurélioB.
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pois é, isso que eu pensei também. Esses parafusos não parecem tão confiáveis, além de que pelo ângulo horizontal que a corda faz logo depois de passa pelo nut em direção as tarrachas, deixam os parafusos levemente virados, o que deve acabar com o espaçamento desejado entre as cordas...
    Bem, me deu vontade de testar só pra ver, mas além de feio não conheço ninguém que se arriscaria com um desses hahaha.
    Abrass!

    ghb
    Veterano
    # out/10
    · votar


    AurélioB.
    A um bom tempo a Warwick faz algo semelhante:
    http://c3.ac-images.myspacecdn.com/images02/62/l_1284540134154aa7a278b 2755002cade.jpg

    Fisherman
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Achei completamente inútil. Altura das cordas em qualquer guitarra é regulada na ponte. Vcs conhecem alguém que já pediu para algum luthier regular a altura pelo nut? Vou colocar esse link no Tópico de perguntas para o Bertola e Seiji para ver o que eles falam à respeito.

    AurélioB.
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ghb
    Bacana cara, mas esse nut da Warwick regula-se todas as cordas ao mesmo tempo, o que eu achei interessante do nut que eu mostrei é que é individual por corda.

    Fisherman
    Isso! Vou dar um pulo no tópico lá, ver o que dizem sobre.

    cristian1990
    Veterano
    # out/10
    · votar


    embacado eh o preço da criança, brincadeira mesmo rsrsr

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fisherman: Vcs conhecem alguém que já pediu para algum luthier regular a altura pelo nut?

    Eu. Se o nut estiver muito alto, instintivamente você apertará mais as cordas nas casas, o que pode ocasionar a desafinação das notas quando tocadas pressionando as cordas. Isso aconteceu com a minha SX SST 57: eu tocava as cordas soltas e elas estavam afinadas certinho, mas quando eu tocava algumas notas nas 3 primeiras casas elas soavam desafinadas por causa do nut muito alto.

    AurélioB.
    Veterano
    # out/10
    · votar


    erico.ascencao
    É, isso é fato.
    Comigo já aconteceu também, é bem chato..
    Mas se é o caso de uma regulagem da cavidade do nut, isso só se faz uma vez, então eu acho que esse nut com regulagem na altura é desnessessário, pois além de caro só se regula uma vez, ai perde o sentido compra-lo, a não ser que o cara toque com slide, ai sim é importante as cordas altas, mas essa regulagem só se faz trocando as cordas e tal.. melhor comprar uma pestana boa de osso ou grafite e ajustar uma única vez.
    Tirando o fato que nut de metal tem o som meio tosco (opinião pessoal), não sei se notaram, todos os parafusos tem a mesma cavidade, para os bordões tudo bem, mas as cordas mais finas ficarão com uma folga o que pode acarretar em um som ruim, talvez até arrebente mais as cordas no nut.

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    AurélioB.

    Realmente interessante. Mas eu não "estragaria" nenhuma guitarra minha pra testar....Prefiro que outrem "estrague" pra eu testar!! hehe

    Prometherion
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fisherman
    Eu também já fiz uma gambiarra pra levantar o locking nut de uma guitarra minha.

    Fisherman
    Veterano
    # out/10
    · votar


    erico.ascencao
    Então, era só levar sua SX SST57 (também tenho uma) ao seu luthier e pedir para ele fazer um novo nut ou regular o original. Continuo achando que regulagem de altura das cordas é feita pela ponte, ou pelo tensor em ocasionais mudanças bruscas de temperatura que possam vir a tensionar o braço. Eu estou precisando trocar o nut de uma Fender minha. Porque? Li em algum lugar, que era bom colocar vaselina sólida nos sulcos. O que aconteceu?. O contato da vaselina com o revestimento da corda G, criou uma substância abrasiva que aumentou a profundidade do sulco. Trastejamento na certa. Deixo aqui essa dica: Não coloquem vaselina sólida nos sulcos. Usem grafite em pó. Se não usarem alavanca, não usem nada. Para terminar, um nut bem feito, de bom material, é quase para a vida toda.
    Abç.

    Marabá
    Veterano
    # out/10
    · votar


    osso forever

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais uma pérola da tecnologia!