Autor |
Mensagem |
AurélioB. Veterano |
# out/10
Dando uma olhadinha nas novidades por ai me deparei com isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155263476-nut-regulavel-em-lato -para-les-paul-_JM
Eu jamais trocaria uma boa pestana de osso, mas será que além de interessante esse Nut é realmente uma boa pedida?
*Obs - Já usei a busca e não encontrei nada parecido e claro, não é uma propaganda!
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# out/10
· votar
É interessante a idéia. Teoricamente, seria possível ter uma regulagem de altura precisa para cada uma das cordas e variar isso de acordo com o calibre das cordas usadas. Mas... fica a dúvida se os parafusos não irão dar uma "segurada" nas cordas e com isso prejudicar a afinação.
|
AurélioB. Veterano |
# out/10
· votar
Pois é, isso que eu pensei também. Esses parafusos não parecem tão confiáveis, além de que pelo ângulo horizontal que a corda faz logo depois de passa pelo nut em direção as tarrachas, deixam os parafusos levemente virados, o que deve acabar com o espaçamento desejado entre as cordas... Bem, me deu vontade de testar só pra ver, mas além de feio não conheço ninguém que se arriscaria com um desses hahaha. Abrass!
|
ghb Veterano |
# out/10
· votar
AurélioB. A um bom tempo a Warwick faz algo semelhante: http://c3.ac-images.myspacecdn.com/images02/62/l_1284540134154aa7a278b 2755002cade.jpg
|
Fisherman Veterano |
# out/10
· votar
Achei completamente inútil. Altura das cordas em qualquer guitarra é regulada na ponte. Vcs conhecem alguém que já pediu para algum luthier regular a altura pelo nut? Vou colocar esse link no Tópico de perguntas para o Bertola e Seiji para ver o que eles falam à respeito.
|
AurélioB. Veterano |
# out/10
· votar
ghb Bacana cara, mas esse nut da Warwick regula-se todas as cordas ao mesmo tempo, o que eu achei interessante do nut que eu mostrei é que é individual por corda.
Fisherman Isso! Vou dar um pulo no tópico lá, ver o que dizem sobre.
|
cristian1990 Veterano |
# out/10
· votar
embacado eh o preço da criança, brincadeira mesmo rsrsr
|
erico.ascencao Veterano |
# out/10
· votar
Fisherman: Vcs conhecem alguém que já pediu para algum luthier regular a altura pelo nut?
Eu. Se o nut estiver muito alto, instintivamente você apertará mais as cordas nas casas, o que pode ocasionar a desafinação das notas quando tocadas pressionando as cordas. Isso aconteceu com a minha SX SST 57: eu tocava as cordas soltas e elas estavam afinadas certinho, mas quando eu tocava algumas notas nas 3 primeiras casas elas soavam desafinadas por causa do nut muito alto.
|
AurélioB. Veterano |
# out/10
· votar
erico.ascencao É, isso é fato. Comigo já aconteceu também, é bem chato.. Mas se é o caso de uma regulagem da cavidade do nut, isso só se faz uma vez, então eu acho que esse nut com regulagem na altura é desnessessário, pois além de caro só se regula uma vez, ai perde o sentido compra-lo, a não ser que o cara toque com slide, ai sim é importante as cordas altas, mas essa regulagem só se faz trocando as cordas e tal.. melhor comprar uma pestana boa de osso ou grafite e ajustar uma única vez. Tirando o fato que nut de metal tem o som meio tosco (opinião pessoal), não sei se notaram, todos os parafusos tem a mesma cavidade, para os bordões tudo bem, mas as cordas mais finas ficarão com uma folga o que pode acarretar em um som ruim, talvez até arrebente mais as cordas no nut.
|
ogner Veterano
|
# out/10
· votar
AurélioB.
Realmente interessante. Mas eu não "estragaria" nenhuma guitarra minha pra testar....Prefiro que outrem "estrague" pra eu testar!! hehe
|
Prometherion Veterano |
# out/10
· votar
Fisherman Eu também já fiz uma gambiarra pra levantar o locking nut de uma guitarra minha.
|
Fisherman Veterano |
# out/10
· votar
erico.ascencao Então, era só levar sua SX SST57 (também tenho uma) ao seu luthier e pedir para ele fazer um novo nut ou regular o original. Continuo achando que regulagem de altura das cordas é feita pela ponte, ou pelo tensor em ocasionais mudanças bruscas de temperatura que possam vir a tensionar o braço. Eu estou precisando trocar o nut de uma Fender minha. Porque? Li em algum lugar, que era bom colocar vaselina sólida nos sulcos. O que aconteceu?. O contato da vaselina com o revestimento da corda G, criou uma substância abrasiva que aumentou a profundidade do sulco. Trastejamento na certa. Deixo aqui essa dica: Não coloquem vaselina sólida nos sulcos. Usem grafite em pó. Se não usarem alavanca, não usem nada. Para terminar, um nut bem feito, de bom material, é quase para a vida toda. Abç.
|
Marabá Veterano |
# out/10
· votar
osso forever
|