Montando uma Strat HSS : Mogno ou Alder?

    Autor Mensagem
    Luc Armstrong
    Veterano
    # set/10


    aee galera!!!
    entao, to montando uma strato HSS (ssl-1,ssl-1 e pearly gates na ponte) e estou na duvida de qual madeira escolher para o corpo.
    estou entre o mogno e alder e gostaria de saber se caso escolhendo o mogno, eu iria ainda obter os classicos timbres de strat na posiçao braçoxmeio mas contar com o punch do humbucker estilo lp na ponte...
    ela iria ficar mais pesada q o alder?
    enfim, preciso da guitarra o mais versatil possivel ja q tenho tocado muito ao lado de artistas voltados para o mpb mas nao nego as jams rocknroll de final de semana.
    desde ja obrigado!

    Figueira
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não sei muito disso...
    Mas mogno é mais denso que alder, então fica mais pesada.
    Você podia dar uma pesquisada ai.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Luc Armstrong

    Cara, não entendo muito de madeiras, mas mogno não me parece ideal para Strats... Talvez seja legal postar no tópico fixo de luthieria do Bertola/Seiji ou pesquisar!

    Abs

    Cassiano123
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Opa amigo, eu iria de alder viu, como o amigo disse mogno não é legal para strato, se fosse uma less paul ai a conversa mudaria bem, tenho uma guitarra em alder e confesso que não estou nem um pouco arrependido. espero ter ajudado falou.

    Joel_ESP
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara com o mogno vc teria um som bem mais encorpado que o alder, eu particularmente gosto mais de alder por ter um timbre mais velado e mais agudo, mas isso é só minha opinião.
    Agora vc tem que saber se o alder ou o mogno que vc escolher é de qualidade, se vc gostar mais do timbre do mogno e quiser uma guitarra mais leve tem tbm o cedro que é mais barato e tem praticamente o mesmo timbre e é mais leve.
    Só como exemplo dá uma olhada no som da shelter sst57 que é de alder, aew tem as gibson que são de mogno, mas obviamente o mogno das gibson provavelmente não se compara com esse mogno que vc vai pegar.
    dá uma olhada nas guitarras que eu te disse.

    Stevenzin
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Vai de Cedro ou Alder, Mogno pra Strato nem rola...

    Magrinho123
    Veterano
    # set/10
    · votar


    não gosto de strato em mogno, ja testei algumas...
    vá de cedro ou alder, quando vc diz "montando" quer dizer que VC esta montando ou eh luthier q tá fazendo por vc? pq tambem depende muito DA PEÇA da madeira em sí, não só o tipo... mas o cedro com certeza é mais barato. com o mogno vc não teria esse "quak-quak" de strato tão acentuado... não que ele não existiria, mas não seria acentuado, principalmente pq vc ja ta com um humbucker... EU iria de alder ou cedro, escolheria a peça da madeira pessoalmente pra não ter erro, e a escolha da peça tambem influenciaria no tipo de madeira.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/10
    · votar


    Luc Armstrong
    Alder é uma madeira que acaba saindo caro por aqui (BR) por ser importada, apesar que o Mogno sai caro por ser raro (mas o Alder é mais caro).
    Experimente Freijó ou Cedro Rosa, que são madeiras nacionais e fáceis de encontrar.

    MMJr
    Veterano
    # set/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Vai de Cedro ou Alder, Mogno pra Strato nem rola...


    Nao rola nao....

    http://www.guitarcenter.com/Fender-American-Select-Stratocaster-HSS-El ectric-Guitar-102807864-i1168160.gc













    Stevenzin

    O que nao rola e nao saber tocar.....

    Valeu...

    Luc Armstrong
    Veterano
    # set/10
    · votar


    entao, um luthier aqui da minha cidade que iria montar mesmo...
    o corpo de alder seria retirado a partir de uma squier ediçao aniversario e segundo ele a madeira eh muuuito boa, ja o mogno eu iria encomendar com ele mesmo...
    questao de versatilidade...acaba sendo o alder mesmo?
    gostei muito do timbre dessa guita q o cara posto ai (strat mogno) mas preciso realmente de uma guita para tudo...
    amo les paul mas ja tive uma epi custom e strat mexicana e sinceramente fazia falta na fender aquele punch distorcido mas o som limpo era maravilhoso.

    MMI
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Luc Armstrong

    Depende do que você quer. Gostaria de saber dos que estão falando que não rola strato de mogno, quantos já tocaram em uma. Se até a Fender faz uma, como o MMJr disse...
    De qualquer forma, uma das stratos de luthier que mais me impressionaram foi exatamente uma inteira em mogno e escala em jacarandá, braço colado. É certo que fugia bastante do típico som de strato, mas como eu não sou strateiro, achei muito bom. Já o alder vai mais para o tradicional, mas como disse o mestre Fábio Seiji, vai de madeiras nacionais...

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/10
    · votar


    MMI
    MMJr

    Pai e filho???
    Brincadeiras a parte, vocês têm toda a razão, o timbre da madeira do corpo é questão de gosto.
    Eu, pessoalmente, adoro o timbre do Mogno mas está ficando complicado de encontrar.
    O Cedro Rosa e o Freijó são madeiras já consagradas na construção de corpo de guitarras e são madeiras que soam muito bem também.

    Luc Armstrong
    Só uma dica, não associe o mogno à Les Paul ou o Alder à Strato pois o timbre da guitarra vai muito além da espécie de madeira utilizada.

    MMI
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Fábio Seiji

    Nem filho tenho! kkkkk (que eu saiba!)
    Mas nada como suas sábias palavras, eu também adoro guitarras de mogno (mas conheço bem menos que você)

    Luc Armstrong
    Veterano
    # set/10
    · votar


    entao galera, acabei de ver aqui com o luthier e caso fosse usado o alder, ele seria o de uma squier ediçao aniversario...
    pode soar besta mas, seria um corpo de qualidade?
    ou melhor ir no mogno mesmo?
    gostei muito do timbre das duas madeiras mas tenho o receio de o corpo de alder nao ser tao legal (preconceito com squier hehe) ou entao o mogno soar muito escuro e sem vida...

    MMJr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Luc Armstrong

    Essa e uma duvida/problema quando se encomenda uma guitara feita por Luthier....Voce so vai ficar sabendo do resultado final depois que a guitarra estiver pronta....Por mais que voce escolha o conjunto de madeiras a serem usadas...A resposta final voce so vai ter depois a guitarra ficar pronta....

    Uma guitarra feita com madeiras retiradas da mesma arvore podem e vao apresentar caracteristicas diferentes...Grandes ou pequenas...mas sempre tem uma diferenca....

    Duvida cruel..eu sei....

    Boa sorte na sua escolha....

    No meu ver...Se voce usar o corpo da Squier voce vai estar montando uma Squier.....E se voce usar outras madeiras para fabricar o corpo - ate mesmo alder - Ai sim...Voce vai estar montando "a sua" guitarra...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando uma Strat HSS : Mogno ou Alder?