Autor |
Mensagem |
Luc Armstrong Veterano |
# set/10
aee galera!!! entao, to montando uma strato HSS (ssl-1,ssl-1 e pearly gates na ponte) e estou na duvida de qual madeira escolher para o corpo. estou entre o mogno e alder e gostaria de saber se caso escolhendo o mogno, eu iria ainda obter os classicos timbres de strat na posiçao braçoxmeio mas contar com o punch do humbucker estilo lp na ponte... ela iria ficar mais pesada q o alder? enfim, preciso da guitarra o mais versatil possivel ja q tenho tocado muito ao lado de artistas voltados para o mpb mas nao nego as jams rocknroll de final de semana. desde ja obrigado!
|
Figueira Veterano |
# set/10
· votar
Não sei muito disso... Mas mogno é mais denso que alder, então fica mais pesada. Você podia dar uma pesquisada ai.
|
MauricioBahia Moderador |
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Luc Armstrong
Cara, não entendo muito de madeiras, mas mogno não me parece ideal para Strats... Talvez seja legal postar no tópico fixo de luthieria do Bertola/Seiji ou pesquisar!
Abs
|
Cassiano123 Veterano |
# set/10
· votar
Opa amigo, eu iria de alder viu, como o amigo disse mogno não é legal para strato, se fosse uma less paul ai a conversa mudaria bem, tenho uma guitarra em alder e confesso que não estou nem um pouco arrependido. espero ter ajudado falou.
|
Joel_ESP Veterano |
# set/10
· votar
Cara com o mogno vc teria um som bem mais encorpado que o alder, eu particularmente gosto mais de alder por ter um timbre mais velado e mais agudo, mas isso é só minha opinião. Agora vc tem que saber se o alder ou o mogno que vc escolher é de qualidade, se vc gostar mais do timbre do mogno e quiser uma guitarra mais leve tem tbm o cedro que é mais barato e tem praticamente o mesmo timbre e é mais leve. Só como exemplo dá uma olhada no som da shelter sst57 que é de alder, aew tem as gibson que são de mogno, mas obviamente o mogno das gibson provavelmente não se compara com esse mogno que vc vai pegar. dá uma olhada nas guitarras que eu te disse.
|
Stevenzin Veterano |
# set/10
· votar
Vai de Cedro ou Alder, Mogno pra Strato nem rola...
|
Magrinho123 Veterano |
# set/10
· votar
não gosto de strato em mogno, ja testei algumas... vá de cedro ou alder, quando vc diz "montando" quer dizer que VC esta montando ou eh luthier q tá fazendo por vc? pq tambem depende muito DA PEÇA da madeira em sí, não só o tipo... mas o cedro com certeza é mais barato. com o mogno vc não teria esse "quak-quak" de strato tão acentuado... não que ele não existiria, mas não seria acentuado, principalmente pq vc ja ta com um humbucker... EU iria de alder ou cedro, escolheria a peça da madeira pessoalmente pra não ter erro, e a escolha da peça tambem influenciaria no tipo de madeira.
|
Fábio Seiji Luthier |
# set/10
· votar
Luc Armstrong Alder é uma madeira que acaba saindo caro por aqui (BR) por ser importada, apesar que o Mogno sai caro por ser raro (mas o Alder é mais caro). Experimente Freijó ou Cedro Rosa, que são madeiras nacionais e fáceis de encontrar.
|
MMJr Veterano |
# set/10 · Editado por: MMJr
· votar
Vai de Cedro ou Alder, Mogno pra Strato nem rola...
Nao rola nao....
http://www.guitarcenter.com/Fender-American-Select-Stratocaster-HSS-El ectric-Guitar-102807864-i1168160.gc
Stevenzin
O que nao rola e nao saber tocar.....
Valeu...
|
Luc Armstrong Veterano |
# set/10
· votar
entao, um luthier aqui da minha cidade que iria montar mesmo... o corpo de alder seria retirado a partir de uma squier ediçao aniversario e segundo ele a madeira eh muuuito boa, ja o mogno eu iria encomendar com ele mesmo... questao de versatilidade...acaba sendo o alder mesmo? gostei muito do timbre dessa guita q o cara posto ai (strat mogno) mas preciso realmente de uma guita para tudo... amo les paul mas ja tive uma epi custom e strat mexicana e sinceramente fazia falta na fender aquele punch distorcido mas o som limpo era maravilhoso.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Luc Armstrong
Depende do que você quer. Gostaria de saber dos que estão falando que não rola strato de mogno, quantos já tocaram em uma. Se até a Fender faz uma, como o MMJr disse... De qualquer forma, uma das stratos de luthier que mais me impressionaram foi exatamente uma inteira em mogno e escala em jacarandá, braço colado. É certo que fugia bastante do típico som de strato, mas como eu não sou strateiro, achei muito bom. Já o alder vai mais para o tradicional, mas como disse o mestre Fábio Seiji, vai de madeiras nacionais...
|
Fábio Seiji Luthier |
# set/10
· votar
MMI MMJr
Pai e filho??? Brincadeiras a parte, vocês têm toda a razão, o timbre da madeira do corpo é questão de gosto. Eu, pessoalmente, adoro o timbre do Mogno mas está ficando complicado de encontrar. O Cedro Rosa e o Freijó são madeiras já consagradas na construção de corpo de guitarras e são madeiras que soam muito bem também.
Luc Armstrong Só uma dica, não associe o mogno à Les Paul ou o Alder à Strato pois o timbre da guitarra vai muito além da espécie de madeira utilizada.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Fábio Seiji
Nem filho tenho! kkkkk (que eu saiba!) Mas nada como suas sábias palavras, eu também adoro guitarras de mogno (mas conheço bem menos que você)
|
Luc Armstrong Veterano |
# set/10
· votar
entao galera, acabei de ver aqui com o luthier e caso fosse usado o alder, ele seria o de uma squier ediçao aniversario... pode soar besta mas, seria um corpo de qualidade? ou melhor ir no mogno mesmo? gostei muito do timbre das duas madeiras mas tenho o receio de o corpo de alder nao ser tao legal (preconceito com squier hehe) ou entao o mogno soar muito escuro e sem vida...
|
MMJr Veterano |
# set/10
· votar
Luc Armstrong
Essa e uma duvida/problema quando se encomenda uma guitara feita por Luthier....Voce so vai ficar sabendo do resultado final depois que a guitarra estiver pronta....Por mais que voce escolha o conjunto de madeiras a serem usadas...A resposta final voce so vai ter depois a guitarra ficar pronta....
Uma guitarra feita com madeiras retiradas da mesma arvore podem e vao apresentar caracteristicas diferentes...Grandes ou pequenas...mas sempre tem uma diferenca....
Duvida cruel..eu sei....
Boa sorte na sua escolha....
No meu ver...Se voce usar o corpo da Squier voce vai estar montando uma Squier.....E se voce usar outras madeiras para fabricar o corpo - ate mesmo alder - Ai sim...Voce vai estar montando "a sua" guitarra...
|