leobhbot Veterano |
# set/10
Olá pessoal !
Bem, toco violão/guitarra a mais ou menos 1 ano e meio, não é lá muito tempo comparando com alguns mestres que temos aqui no fórum, mais é tempo suficiente para ter uma boa prática.
A um tempo venho tentando compor, ao todo tenho uns 3 instrumentais que EU GOSTEI mais que saiu no puro random, puro aleatório, pura "cagada" acho que não existe um musico que nunca tenha pegado na sua guitarra e tentado montar uma musica de qualquer modo tocando qualquer acorde pra ver o que sai (as vezes até sai umas coisinhas menos medíocres)
Então, venho correndo atrás neste conceito de teoria musical/harmonia para entender melhor essa arte que é compor, e dai apareceu as milhares de duvidas e confusões na minha cabeça.
Estudei durante um tempo principios da guitarra, assuntos como intervalo, escalas, acordes triades, formação de acordes, harmonização de escala, bla bla e bla bla.
Só que assim, eu realmente não consigo entender, vejam:
1º Escala: Em algum livro que eu não me lembro o nome que eu li, o autor falava que existia três 3 finalidades: Improviso, Composição e algum outro lá, mais eu não consigo entender como uma escala é utilizada para compor, quando um musico vira pra mim e fala "Eu fiz uma musica na escala pentatonica de G" eu penso (COmo acim ? que porra é essa ?) Já estudei milhares de vezes sobre escala, já decorei várias escalas, mais não consigo entender de forma alguma como elas são utilizadas para compor (Cheguei a pensar que compor emcima de uma escala, era pegar as notas dela por ex: Escala dó maior [DÓ RÉ MI FA SOL lA SI DO] e montar os acordes que nem a escala (Acorde de dó, ré, mi etc) inventar uma batida e pronto, fiz uma musica em DÓ)
É isso pessoal, sou leigo nisso ai, mais estou na luta pra tentar aprender, como não achei nenhum material na internet que resolvesse minha duvida de vez e nenhum tópico similar (já fiz a busca) tou aqui buscando para o pessoal que manja =D
Valeu pela ajuda, espero boas explicações pq eu sou meio burrinho de entender as coisas =/
REsumindo: Como usar escala para compor ?
|
Prof_Guita Veterano |
# set/10
· votar
Cara vou tentar resumir, veja bem resumir bem, alguns conceitos 1° vc pode compor um musica tonal, ou seja, escolher um tom e fazer a musica utilizando acordes da tonalidade escolhida, algumas cadencias ( sequencias de acordes) são bem manjadas, com I IV V, II V I etc.A musica pode tambem modular em alguma parte dela ou simplestmente possuir emprestimos modais ( acordes que não estão no campo harmonico escolhido) lembrando que temos o campo harmonico maior, menor harmonico e menor melódico, a musica pode ser atonal tbm, mas vamos deixar essa parte de lado. Se fossemos falar de tetrades ( T 3 5 7 ) no campo harmonico de dó seria C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm5- Para criar solos o modo mais simples é utilizar a escala pentatonica básica de 5 modelos, utilizando o quinto modelo na relativa menor da tonalidade maior, ou seja o sexto grau, no exemplo acima seria o Am, fiz duas video aulas falando disso
www.myspace.com/aulasdeguitarra
Lembrando que existem outros tipos de penta com sonoridades e formas de utilização diferentes, como penta M7, Penta m6, Penta diminuta, além da penta blues, que é a penta tradicional com o acrescimo da blue note. Fora isso vc pode usar os modos gregos ou arpejar os acordes dos modos, de forma simples seria isso, depois disso a explicação ficaria mais complicada. Pelo que vc escreveu, acredito que pegar algumas aulas de guitarra te ajudaria bastante a esclarecer essas duvidas.
Espero ter ajudado um pouco vlw
|