Não levar num luthier

Autor Mensagem
Havok
Veterano
# set/10 · Editado por: Havok


se eu nao levar a guitarra no luthier assim que compra-la,quais as consequencias?

auzenph
Veterano
# set/10
· votar


Provavelmente vc irá tocar numa guitarra toda desregulada, com a ação das cordas desagradavelmente alta, com cordas velhas e oitavas bizarramente desafinadas.

Havok
Veterano
# set/10
· votar


num ja vem regulada da loja n?

MMJr
Veterano
# set/10
· votar


num ja vem regulada da loja n?


Nem sempre...
Ou melhor, quase nunca...

Valeu...

Stevenzin
Veterano
# set/10
· votar


Olha, quando eu comprei uma Washburn, ela veio com um papel falando que estava regulada com corda 0.10 pelo luthier da Washburn.
O pior é que ESTAVA regulada...
Mas eu duvido que eu comprei outra e venha regulada...
Leva no luthier que é melhor e mais seguro

cristian1990
Veterano
# set/10
· votar


da pra tocar normal com a guitarra desregulada sei bem disso rsrsrsrsr, mas o ideal é leva num luthier ..

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Havok

Eu, quando era mais novo, achava que luthier era besteira. Depois de um tempo percebi que eu tava fazendo besteira! hehe

Bom, além da sua guitarra ficar muito mais confortável, com afinação correta e fácil de tocar, levando num luthier logo após a compra, ele poderá detectar possíveis problemas e, com isso, até pode facilitar uma troca ou devolução do produto, pq vc terá um parecer de um profissional.

Tem muita coisa na busca sobre isso.

Abs

Arimoxinga
Veterano
# set/10
· votar


luthier= extorção


Nunca levei a minha em um, para fazer coisas que eu mesmo posso fazer só levo se for algo que realmente necessite de ferramentas especiais para o conserto!

regular tensor para troca de cordas (já fiz)
regular oitavas (já fiz)
regular ação (já fiz)
regular tremolo (já fiz)
consertar tarraxa partida em dois (já fiz e funfa muito bem)
retirar o braço e colocar (pura curiosidade já fiz)

Só precisa vc ler pesquisar ler mais, e fazer com cautela!



Peace!!!

maspn
Veterano
# set/10
· votar


penso assim, quem nao leva tem mais que se ferrar mesmo, mao de vaca esse povo que nao leva, uma regulagem sai na média dos 40 ~ 50 reais.

Havok
Veterano
# set/10
· votar


mas no corpo da guitarra acontece alguma mudança se eu n levar?


Arimoxinga
me passa ai uns materiais

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


0.9 pra 0.10 precisa mexer no tensor?

Konk
Veterano
# set/10
· votar


Havok
No corpo não acontece nada... Já no braço a história é diferente... Se você for fazer a regulagem toma muito cuidado na hora de regular o tensor.

victorhab
Sim!

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Konk: Sim!

Acho que não precisa hein...

Abs

Konk
Veterano
# set/10 · Editado por: Konk
· votar


MauricioBahia
Depende da guitarra também né velho... A minha precisou.

Edit: Esse é o meu problema, eu sempre dou uma resposta e nunca explico. Hahaha.

Sir.Paulo
Veterano
# set/10
· votar



0.9 pra 0.10 precisa mexer no tensor?



Em minha opinião precisa e muito,principalmente em modelos Stratos!!

daniel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


0.9 pra 0.10 precisa mexer no tensor?

Depende da guitarra as minhas nunca precisaram, e depois de um tempo levei no luthier e os braços estavam ok, foi só regular a oitava mesmo (levei para dar uma geral na eletríca e ele ver oq precisa mais fazer)

Les Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Depois de quase 1 ano de uso que levei a minha no luthier, mas por causa de um problema na solda da parte elétrica, a minha veio reguladinha da fabrica em questão de oitavas e tensor.

Del-Rei
Veterano
# set/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Sir.Paulo
Konk
MauricioBahia
0.9 pra 0.10 precisa mexer no tensor?

Não sei se varia de guitarra pra guitarra, mas minha Epipoca LP não precisou. E as cordas nem estavam altas.


Havok
Por desencargo de consciência, leve pra uma avaliada geral.

Confesso que nunca levei de início nenhuma das minhas, mas eu dava uma boa testada e avaliada antes de sair das lojas com elas.

Meu violão tive que pedir pra trocar por 3 vezes até ficar satisfeito. O vendedor fica meio raivosinho de ter que ir ao estoque toda hora buscar instrumento. Azar o dele.
Depois só dei uma reguladinha na altura da ponte (rastilho), em casa mesmo, lixando.

Mas vale o velho ditado: Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Arimoxinga
Veterano
# set/10
· votar


Havok



materiais didáticos vc fala? se for procura no google que tem muita coisa!!

Peace!!!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


Havok
me passa ai uns materiais

Como o colega Arimoxinga disse: Google!

E tem muita coisa boa no youtube também, mas a maioria em inglês.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


Arimoxinga

luthier= extorção

Velho, muito legal que tu sabe fazer alguns ajustes, eu também sei fazer.

Mas declarar que "luthier= extorção " é uma coisa muito questionável, tu não acha?

É mais ou menos a mesma coisa que um curandeiro, que conheçe a ação de alguns chás e algumas ervas (que eu sei que funcionam muito bem) declarar que "médico é tudo enganador".

Lembre-se que a maioria das pessoas que estão lendo esses posts tem 13/14 anos e alguns dão credibilidade as coisas que são escritas aqui...

Para a galera mais nova:

Luthier é um profissional que, a principio, entende muito bem todos os detalhes de uma guitarra, e vai saber te recomendar, provavelmente melhor do que o teu professor, qual guitarra comprar.

Inclusive, se ele for realmente bom, ele vai te falar tudo o que vai fazer na tua guitarra, e as vezes é muito pouco, e vi casos de um guri levar a guitarra no luthier e ele dar uma olhada e pedir : O que tu quer que eu faça?

-Faz tudo o que precisa!

-Então pode levar embora, a guitarra ta bem regulada, não precisa fazer nada.

Enfim, imagina que os carros não viessem bem regulados de fábrica. Não seria normal, ao comprar um carro, leva-lo a um mecânico? Ou melhor ainda, levar um mecânico para ajudar a escolher o carro?

Acho que deu para pegar a ideia...

Arimoxinga
Veterano
# set/10
· votar


De Ros


tô ligado cara depois que eu li vi que não era aquela palavra que eu queria falar mas decidi não editar sabia que alguém iria questionar bom tento me explicar!

Luthier é a pessoa capacitada para mexer no instrumento e tal certo mais os preços são absurdos tipo tem cara que cobra 30$ a 40$ mangos só para trocar as cordas e folgar ou apertar o tensor SINISTRO!!!! era isso ai lógico se a pessoa não se sente segura o suficiente para mexer o melhor é levar para um luthier ou quando a coisa é critica mesmo hehe

vlw ai De Ros e peço desculpa aos luthiers [u]honestos[/u]


Peace!!!

kiki
Moderador
# set/10 · Editado por: kiki
· votar


aproveitando a deixa da polemica:

eu acho que todo guitarrista que se preze deveria aprender a fazer uma regulagem básica. mas é minha opinião, de quem gosta de fuçar.

nem todo mundo tem essa vontade, tem gente que só quer tocar. assim sendo, pague pra alguem fazer a manutenção.

mas pra quem é bem iniciante mesmo, as vezes nao compensa pagar uma regulagem... o moleque rala pra juntar 500 paus sofridos, pra comprar uma guitarra razoavel, e ainda tem que desembolsar mais 100 pratas pra um serviço que ele nem sabe pra que?
eu acho que nesses casos vale a pena NAO regular. toca um tempo como ela veio. uns meses, ate aprender a fazer bem os acordes, 1234, essas coisas. enquanto isso, tenta tocar guitarras de outras pessoas, sente e a diferença. depois manda regular, e ai ve a diferença.

eu lembro bem quando me ensinaram como regula as oitavas, eu regulei a ponte do meu baixo (precision, ponte igual de tele). deu uma PUTA diferença, a corda mais baixa, ficou macio pra caramba. isso depois de um ano que eu tinha ele. fiquei mór feliz.
=p

Havok
Veterano
# set/10 · Editado por: Havok
· votar


eu acho que nesses casos vale a pena NAO regular. toca um tempo como ela veio

tipo se eu n levar vai acontecer algo de prejudicial?

makumbator
Moderador
# set/10
· votar


Arimoxinga
absurdos tipo tem cara que cobra 30$ a 40$ mangos só para trocar as cordas e folgar ou apertar o tensor SINISTRO!!!!

Mas pagar para trocar corda também é demais né? Guitarra não é piano que precisa de um profissional para afinar, ajustar a mecânica e fazer trocas de cordas.


É obrigação do músico aprender a trocar encordoamento, regular oitava e ação, e fazer a limpeza do instrumento.

Para mim luthier é para construir instrumento, e fazer consertos, manutenção e adaptações que demandem mais conhecimento, experiência e maquinário.

Havok
Veterano
# set/10
· votar


mas assim ainda estou em duvida quero muita essa ibanez rg370dx mas tem essa ponte e ta me deixando em duvida se levar ou n,por isso perguntei do luthier pq toda vez que eu for trocar de cordas vou ter q pagar ai assim quebra

Havok
Veterano
# set/10
· votar


quero saber das pontes edgeiii qual a conclusao de vcs?

kiki
Moderador
# set/10
· votar


Havok
tipo se eu n levar vai acontecer algo de prejudicial?

se voce nao levar ela num luthier, e nao trocar a corda por uma mais pesada (em geral as guitarras vem com 0.009) nao vai acontecer nada com sua guitarra. ela nao vai explodir.

ela só vai ficar desregulada, um pouco mais desconfortavel pra tocar. mas um iniciante nem sabe diferenciar.

Havok
Veterano
# set/10
· votar


blz obrigado por esclarecer

makumbator
Moderador
# set/10
· votar


Havok
or isso perguntei do luthier pq toda vez que eu for trocar de cordas vou ter q pagar ai assim quebra


Não! Vc tem que aprender a trocar as cordas cara! Não existe isso de levar ao luthier em cada troca de corda!

Vc pode levar ao luthier após a compra para fazer a regulagem inicial. Depois vc procura informação na internet(em texto e vídeo) sobre a troca de cordas, regulagem de oitava e ação. Vc pode aproveitar a ida ao luthier e perguntar a ele a melhor maneira de fazer isso.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Não levar num luthier